Detectives da Ironia

Desenvolvida por: Claudi… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Análise linguística/semiótica, Frase, oração e período

A atividade 'Detectives da Ironia' pretende introduzir os alunos ao conceito de humor e ironia em textos multissemióticos. Através de uma abordagem prática e interativa, os alunos se tornarão 'detetives', encarregados de dissecar e discutir tirinhas e charges, identificando os elementos de humor e ironia nelas presentes. Além disso, a atividade inclui uma saída de campo para análise de grafites e cartazes na escola e culmina com uma sala de aula invertida, onde os alunos apresentarão suas análises. Por fim, um jogo de cartas estimulará a criatividade, desafiando os alunos a criarem suas próprias charges e memes. Esta atividade não só promove a análise crítica e o desenvolvimento do pensamento argumentativo nos alunos, como também reforça suas habilidades de comunicação e liderança em contexto colaborativo.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem deste plano de aula visam desenvolver a capacidade dos alunos de analisar criticamente textos multissemióticos, identificando o uso do humor e da ironia. A atividade se alinha com as diretrizes da BNCC, estimulando competências fundamentais como a produção de textos dissertativos-argumentativos e a resolução de problemas interdisciplinares. Ao promover o protagonismo dos alunos nas discussões e no processo de criação de memes e charges, o plano ainda busca fortalecer habilidades de comunicação, reflexão crítica e aplicação prática do conhecimento escolar em contextos contemporâneos.

  • Desenvolver a capacidade de análise crítica de textos multissemióticos.
  • Promover a compreensão dos conceitos de humor e ironia em diferentes contextos textuais.
  • Estimular a produção criativa de textos e imagens que incorporem elementos de ironia.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP05: Inferir e justificar, em textos multissemióticos – tirinhas, charges, memes, gifs etc. –, o efeito de humor, ironia e/ou crítica pelo uso ambíguo de palavras, expressões ou imagens ambíguas, de clichês, de recursos iconográficos, de pontuação etc.
  • EF09LP04: Escrever textos corretamente, de acordo com a norma-padrão, com estruturas sintáticas complexas no nível da oração e do período.
  • EF09LP05: Identificar, em textos lidos e em produções próprias, orações com a estrutura sujeito-verbo de ligação-predicativo.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático é desenhado para integrar análises multissemióticas, com foco em tirinhas, charges, memes e outros meios visuais que utilizam linguagem figurada. A proposta de ensino valoriza a compreensão e expressão do humor e da ironia como ferramentas de construção social e discurso crítico. Além disso, o estudo das estruturas sintáticas complexas ampliará o repertório linguístico dos alunos, fornecendo-lhes recursos para uma produção textual mais robusta e eficaz. A abordagem interdisciplinar permite que os alunos relacionem essas práticas discursivas com desafios contemporâneos, como ética e cidadania.

  • Conceitos de humor e ironia em textos multissemióticos.
  • Estruturas sintáticas complexas: período e oração.
  • Análise de linguagem figurada e recursos de comunicação visual.

Metodologia

O plano de aula incorpora metodologias ativas e participativas, garantindo engajamento e significado no processo de aprendizagem dos alunos. As aulas são cuidadosamente projetadas para incluir atividades mão-na-massa, saídas de campo, sala de aula invertida e aprendizagem baseada em jogos, permitindo que os alunos explorem e apliquem seus conhecimentos em situações práticas e reais. Ao proporcionar aos alunos um papel central e ativo, estas metodologias incentivam o desenvolvimento de pensamento crítico, criatividade e habilidades de resolução de problemas, ao mesmo tempo que promovem a colaboração e a liderança entre pares.

  • Aula expositiva para introduzir conceitos teóricos.
  • Atividade prática com análise de tirinhas e charges.
  • Saída de campo para observar e debater grafites e cartazes.
  • Sala de aula invertida para apresentações e debates.
  • Aprendizagem baseada em jogos para criação de conteúdos próprios.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma de aulas é estruturado para oferecer uma progressão lógica e eficaz no desenvolvimento dos conteúdos e habilidades almejadas. Durante as cinco aulas de 50 minutos, os alunos terão oportunidades de explorar diferentes meios de aprender e aplicar o conhecimento. Inicialmente, com uma aula expositiva, serão apresentados aos conceitos essenciais; em seguida, participarão de atividades prática e interativa na sala de aula e no ambiente escolar, finalizando com uma aula de sala invertida para consolidar suas aprendizagens. Esta sequência favorece o aprendizado contínuo e a inclusão de todos os alunos em atividades diversificadas e significativas.

  • Aula 1: Introdução ao humor e ironia em textos multissemióticos.
  • Momento 1: Introdução e Contextualização (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula com uma breve introdução sobre o que são os textos multissemióticos. Explique que esses textos combinam diferentes formas de comunicação, como imagens, palavras e símbolos. Destaque a importância do humor e da ironia como elementos expressivos desses textos. Utilize exemplos simples e familiares para os alunos, como imagens de memes que não exijam dispositivos digitais.

    Momento 2: Discussão Coletiva Sobre Humor e Ironia (Estimativa: 15 minutos)
    Promova uma discussão coletiva, perguntando se os alunos já encontraram humor e ironia em tirinhas ou outras formas de comunicação visual. Incentive-os a compartilharem exemplos e experiências pessoais. É importante que os alunos participem ativamente, proporcionando diferentes perspectivas sobre como humor e ironia podem aparecer em contextos variados. Observe se a participação é equilibrada e incentive aqueles que ainda não contribuíram para que o façam.

    Momento 3: Apresentação de Exemplos Reais (Estimativa: 15 minutos)
    Distribua tirinhas e charges impressas e peça aos alunos que, em duplas, analisem os elementos de humor e ironia presentes. Oriente-os a prestar atenção nas expressões dos personagens, uso de linguagem figurada e situações inusitadas. Circule pela sala oferecendo suporte às duplas e caso necessário, traga à tona perguntas que ajudem os alunos a perceberem aspectos que inicialmente podem passar despercebidos.

    Momento 4: Reflexão e Síntese (Estimativa: 10 minutos)
    Convide os alunos para compartilharem suas impressões sobre as tirinhas e charges analisadas. Pergunte o que tornou o material analisado humorístico ou irônico. Registre as ideias principais no quadro, para que os alunos possam fazer anotações. Este momento é crucial para consolidar os conceitos abordados na aula. Avalie a compreensão por meio das contribuições dos alunos na discussão, e incentive novamente a participação daqueles que não falaram na atividade anterior.

  • Aula 2: Análise prática de tirinhas e charges.
  • Momento 1: Introdução às Tirinhas e Charges (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula relembrando os conceitos básicos de humor e ironia discutidos na aula anterior. Explique aos alunos que eles irão aplicar essas ideias na análise prática de tirinhas e charges. Distribua o material impresso para os alunos e oriente-os sobre como a atividade será conduzida. É importante que os alunos tenham clareza sobre o objetivo de identificar os elementos de humor e ironia.

    Momento 2: Análise em Duplas (Estimativa: 15 minutos)
    Peça aos alunos que se organizem em duplas para a análise das tirinhas e charges. Oriente-os a prestar atenção aos detalhes visuais, ao texto e à relação entre eles para interpretar os elementos de humor e ironia. Encoraje-os a discutirem suas observações entre si, promovendo o debate e o diálogo. Circulando entre as duplas, faça perguntas que estimulem a reflexão crítica e ofereça ajuda sempre que necessário. Certifique-se de que todos os alunos estão envolvidos e participando ativamente.

    Momento 3: Discussão Coletiva (Estimativa: 15 minutos)
    Reúna a turma para uma discussão coletiva sobre as análises realizadas. Permita que cada dupla compartilhe suas descobertas e peça para exemplificarem os elementos de humor e ironia que identificaram. Incentive o envolvimento e a troca de ideias entre os alunos, ampliando a percepção dos diferentes estilos de humor e ironia. Registre no quadro as principais observações feitas durante a discussão coletiva.

    Momento 4: Reflexão e Registro (Estimativa: 10 minutos)
    Para concluir, peça aos alunos que reflitam individualmente sobre o que aprenderam e registrem em seus cadernos as ideias principais destacadas durante a aula. Permita um espaço para que dúvidas sejam esclarecidas e faça um fechamento reiterando a importância da análise crítica quando se lida com humor e ironia em textos multissemióticos. Avalie a compreensão geral pela qualidade das observações individuais e participação nas discussões.

  • Aula 3: Observação e registro de grafites e cartazes na escola.
  • Momento 1: Preparação para a Atividade (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula explicando aos alunos que a atividade de hoje envolve uma saída de campo para observar grafites e cartazes nos arredores da escola. Distribua folhas de registro para que anotem suas observações e orientações sobre o que procurar: elementos de humor, ironia, cores, frases impactantes, e a integração entre texto e imagem. É importante que todos entendam que deverão registrar suas impressões para posteriormente compartilhar com a turma. Certifique-se de que todos os alunos compreenderam o objetivo da saída e estimule perguntas para esclarecimentos.

    Momento 2: Observação no Campo (Estimativa: 25 minutos)
    Leve os alunos até os locais selecionados para a observação dos grafites e cartazes. Oriente-os a caminhar em pequenos grupos respeitando as regras de conduta escolar e segurança. Peça aos alunos que dediquem 15 minutos para a observação atenta e anotação dos elementos que chamarem a atenção, como desconstrução de clichês, crítica social ou mensagens subentendidas. Circule entre os grupos para oferecer suporte e estimular provocações reflexivas. É importante que os alunos sintam-se à vontade para explorar as diferentes interpretações subjetivas.

    Momento 3: Discussão e Registro de Observações (Estimativa: 15 minutos)
    De volta à sala de aula, reúna os alunos para compartilhar em grupo suas observações sobre os grafites e cartazes. Permita que cada grupo apresente um arrolamento de suas impressões e anote no quadro os pontos mais relevantes discutidos. Incentive que comparem suas percepções, discutindo as diferenças nas interpretações de humor e ironia identificadas. Após a discussão, peça que façam um registro final das conclusões em seus cadernos, enfatizando a importância de elementos visuais e textuais para a comunicação de mensagens complexas.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Embora não haja alunos com deficiências ou necessidades específicas indicadas, é sempre importante considerar estratégias inclusivas. Incentive o uso da comunicação clara e respeitosa entre os alunos, garantindo que todos se sintam confortáveis para participar e compartilhar suas opiniões. Proporcione pausas curtas durante a caminhada para que todos possam acompanhar confortavelmente o ritmo da atividade. Motive a colaboração entre os alunos mais proativos e aqueles mais reservados, estimulando diálogos inclusivos e respeitadores das diferentes formas de expressão. Seja compreensivo com as dificuldades que possam surgir e ofereça apoio constante durante todos os momentos da atividade.

  • Aula 4: Apresentação e discussão de análises realizadas pelos alunos.
  • Momento 1: Introdução e Preparação das Apresentações (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula lembrando aos alunos da importância das análises que realizaram sobre humor e ironia nos textos multissemióticos. Explique brevemente a dinâmica da sala de aula invertida, onde eles serão os protagonistas das apresentações. Oriente-os a formar grupos conforme as análises realizadas nas aulas anteriores. Verifique se todos os alunos estão em grupos e prontos para iniciar suas apresentações. Prepare o ambiente físico, assegurando que cadeiras e mesas estejam dispostas de forma a facilitar a visibilidade e participação de todos. Estimule perguntas para eventuais dúvidas sobre o processo das apresentações.

    Momento 2: Apresentações pelos Grupos (Estimativa: 25 minutos)
    Permita que cada grupo apresente suas análises de tirinhas, charges, grafites e cartazes, ressaltando os elementos de humor e ironia. Oriente que cada grupo tenha de 3 a 4 minutos para a sua apresentação, e que todos os membros participem. Durante as apresentações, faça anotações para uso na discussão posterior. Incentive o uso de uma comunicação clara e objetiva, garantindo que todos os participantes sejam ouvidos. Ao terminar cada apresentação, agradeça e elogie o esforço dos alunos.

    Momento 3: Discussão Coletiva e Feedback (Estimativa: 10 minutos)
    Após as apresentações dos grupos, abra para uma discussão coletiva sobre os pontos destacados nas análises como elementos de humor e ironia. Incentive a turma a fazer perguntas ou comentários adicionando suas próprias experiências e interpretações. Oriente discussões respeitosas e construtivas, destacando diferentes perspectivas apresentadas. Ofereça feedback construtivo aos alunos sobre suas análises e apresentações, fomentando a troca de ideias entre os grupos.

    Momento 4: Síntese e Reflexão Final (Estimativa: 5 minutos)
    Conclua a aula fazendo uma síntese das ideias e conceitos-chave abordados durante as apresentações e discussão. Peça aos alunos que reflitam sobre os aprendizados adquiridos e que registrem em seus cadernos as principais observações discutidas no dia. Reforce a importância do pensamento crítico e da análise de múltiplas semioses nas comunicações visuais. Agradeça a participação de todos e aponte a próxima etapa do plano de aulas.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Embora não haja alunos com deficiências ou necessidades específicas indicadas, continue praticando a inclusão. Assegure-se de que todos os alunos tenham oportunidade de se expressar durante as apresentações e discussão. Encoraje a colaboração mútua, onde alunos mais confiantes possam apoiar os mais tímidos na fala. Facilite a disposição do ambiente de modo que todos sejam visíveis e audíveis, adaptando a posição dos agrupamentos conforme necessário. Lembre-se de manter uma comunicação clara e aberta, acolhendo todas as formas de contribuição durante a aula. Sempre esteja disponível para auxiliar com empatia qualquer aluno que demonstre necessidade de apoio adicional durante as atividades.

  • Aula 5: Criação de charges e memes em um jogo de cartas.
  • Momento 1: Introdução ao Jogo de Criação (Estimativa: 10 minutos)
    Apresente o jogo de cartas aos alunos, explicando que o objetivo é criar charges e memes usando os elementos disponíveis nas cartas. Distribua as cartas de maneira que cada grupo tenha acesso a figuras, frases e expressões relacionadas ao humor e ironia. Enfatize que a atividade é colaborativa e a criatividade será essencial. Observe se todos compreenderam as regras e permita que façam perguntas antes de iniciar.

    Momento 2: Formação dos Grupos e Distribuição das Cartas (Estimativa: 5 minutos)
    Organize os alunos em grupos de 4 a 5 integrantes. Distribua um conjunto de cartas para cada grupo, certificando-se de que todos estejam com material suficiente para a atividade. Oriente que escolham um líder temporário no grupo para manter a organização e o controle do tempo. É importante que o professor incentive a participação de todos os alunos na escolha das cartas e no debate criativo.

    Momento 3: Criação das Charges e Memes (Estimativa: 20 minutos)
    Inicie a atividade prática, onde os grupos deverão usar as cartas para desenvolver suas charges e memes. Circule pela sala para oferecer suporte, estimular a criatividade e assegurar que o foco na ironia e humor seja mantido. Algumas perguntas instigantes podem ser feitas para provocar reflexões: Como podemos adicionar uma reviravolta irônica nesta ideia?\

Avaliação

A avaliação da atividade 'Detectives da Ironia' será composta por múltiplos métodos para garantir um entendimento abrangente das habilidades desenvolvidas. A avaliação formativa ocorrerá ao longo das aulas, onde o professor poderá observar e orientar os alunos durante as discussões e atividades práticas. Critérios específicos, como utilização adequada de linguagens figuradas e coerência nas análises, serão considerados na produção final dos alunos. Já na parte somativa, os estudantes irão criar uma charge ou meme, sendo avaliados pela aplicação dos conceitos de humor e ironia e pela criatividade. Exemplos práticos incluem o uso de feedback construtivo nas apresentações em sala invertida, incentivando o protagonismo estudantil e o desenvolvimento de competências de comunicação. Essas opções oferecem flexibilidade e adaptabilidade, promovendo uma reflexão crítica e um aprendizado aprofundado.

  • Avaliação formativa durante atividades práticas e discussões.
  • Avaliação da produção final de charges ou memes.
  • Feedback construtivo nas apresentações da sala de aula invertida.

Materiais e ferramentas:

Os recursos e materiais utilizados na atividade 'Detectives da Ironia' são projetados para fomentar um ambiente rico em oportunidades de aprendizado sem a dependência de tecnologia digital. Isso inclui materiais impressos, como tirinhas e charges, além de materiais criativos, como cartões e papéis para a atividade de criação de memes. A infraestrutura escolar, como o espaço para saída de campo e local para apresentação de trabalhos, também faz parte do conjunto de recursos. A abordagem educacional visa promover uma experiência de aprendizagem interativa, que encoraja a participação ativa, sem necessidade de interesses financeiros ou logísticos consideráveis.

  • Tirinhas e charges impressas para análise.
  • Cartões e papéis para criação de memes.
  • Espaço escolar adequado para saídas de campo e apresentações.

Inclusão e acessibilidade

Entendemos a sobrecarga enfrentada por muitos professores, e mesmo sem alunos com condições específicas nesta turma, é essencial planejar atividades inclusivas para garantir a participação equitativa de todos. As atividades propostas são projetadas para serem acessíveis e adaptáveis, assegurando que todos os alunos tenham igual oportunidade de engajamento e aprendizagem. Adaptar o ritmo e a abordagem de ensino e tornar as instruções claras e visuais são passos simples que podem beneficiar todos. Também é possível realizar ajustes no ambiente, como rearranjo de grupos ou organização do espaço de aula, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo, acolhedor e diversificado.

  • Estratégias de ensino adaptáveis e inclusivas.
  • Utilização de instruções claras e visuais aos alunos.
  • Organização do ambiente de aprendizado para colaboração efetiva.

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