Detetives da Língua: desvendando estruturas em artigos de opinião

Desenvolvida por: Franço… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Análise de artigos de opinião

Nesta atividade prática, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental se transformarão em detetives da língua, empreendendo uma investigação criteriosa sobre diferentes artigos de opinião. Divididos em grupos, receberão a missão de explorar e dissecar a estrutura dos textos sob uma lente analítica, focando na identificação clara da tese, argumentos, contra-argumentos e conclusão presentes em cada artigo. Para tal, o uso de marcadores textuais será fundamental, servindo como ferramentas para evidenciar cada parte do texto analisado. Após a análise inicial, um intercâmbio de artigos entre os grupos será promovido, culminando em uma revisão cruzada que enriquecerá a discussão e o aprofundamento sobre a diversidade argumentativa e estrutural identificada. Este trabalho colaborativo não só promove o desenvolvimento das habilidades analíticas dos alunos, mas também aprimora sua capacidade de compreensão e crítica dos textos argumentativos, essenciais para sua formação crítica e cidadã.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é engajar os alunos na análise crítica de textos argumentativos, especificamente artigos de opinião, aprimorando suas habilidades de compreensão leitora, análise e argumentação. Através da metodologia ativa, pretende-se promover a autonomia dos estudantes em identificar a estrutura dos textos argumentativos, discernindo claramente entre teses, argumentos e contra-argumentos, além de compreender a importância da conclusão. Este processo não só enriquece o pensamento crítico dos alunos, como também os capacita no uso eficaz da língua como ferramenta de argumentação e expressão de opiniões fundamentadas.

  • Identificar a estrutura de artigos de opinião
  • Diferenciar teses, argumentos, contra-argumentos e conclusões
  • Utilizar marcadores textuais na análise de textos
  • Desenvolver habilidades de compreensão e análise crítica
  • Promover a troca de conhecimentos e a discussão produtiva entre grupos

Conteúdo Programático

A atividade se insere no contexto da aprendizagem de Língua Portuguesa, focando na compreensão e estruturação de textos argumentativos, com especial atenção aos artigos de opinião. Através da identificação de teses, argumentos, contra-argumentos e a análise de como estes se entrelaçam na construção de um texto coeso e coerente, os alunos desenvolverão competências linguísticas, analíticas e críticas. A abordagem da atividade também inclui o estudo e aplicação de marcadores textuais, essenciais para a navegação e compreensão efetiva dos textos.

  • Estrutura de textos argumentativos
  • Características de artigos de opinião
  • Análise crítica de argumentos
  • Uso de marcadores textuais
  • Comunicação e expressão de ideias

Metodologia

A metodologia adotada para esta atividade incentiva a aprendizagem ativa e colaborativa. Inicialmente, uma breve explanação sobre a estrutura e características dos artigos de opinião será oferecida, preparando o terreno para a investigação. Em seguida, os alunos, organizados em grupos, agirão como detetives analisando artigos de opinião. A análise crítica, apoiada pelo uso de marcadores textuais, facilitará a identificação das partes fundamentais dos textos. A troca de artigos entre os grupos para revisão cruzada promove a interação e o aprofundamento na compreensão das diferentes estratégias argumentativas.

  • Explanação inicial sobre artigos de opinião
  • Trabalho em grupo para análise dos textos
  • Uso de marcadores textuais para identificação das estruturas dos textos
  • Revisão cruzada entre os grupos
  • Discussão em grupo sobre as análises realizadas

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 50 minutos cada, totalizando 2 horas de duração. Na primeira aula, ocorrerá a apresentação dos conceitos e distribuição dos artigos. Na segunda aula, os grupos farão a troca e revisão dos artigos analisados, seguida de uma discussão coletiva.

  • Aula 1: Apresentação dos conceitos e distribuição dos artigos.
  • Aula 2: Troca e revisão cruzada dos artigos, seguida de discussão.

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na participação ativa dos alunos, na profundidade da análise realizada e na qualidade da apresentação dos resultados. Espera-se que cada grupo demonstre clareza na identificação das estruturas textuais e habilidade na utilização de marcadores textuais. A revisão cruzada e a discussão em grupo complementarão a avaliação, considerando a capacidade de interação, crítica e argumentação frente aos textos analisados. Exemplos de coesão e coerência na apresentação das conclusões serão especialmente valorizados.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, serão necessários artigos de opinião selecionados previamente pelo professor, marcadores coloridos para destacar as partes do texto durante a análise, quadro branco ou flip chart para as apresentações grupais e um ambiente propício para o trabalho em grupo e discussão.

  • Artigos de opinião pré-selecionados
  • Marcadores coloridos
  • Quadro branco ou flip chart
  • Ambiente adequado para trabalho em grupo

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo