Nesta atividade prática, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental se transformarão em detetives da língua, empreendendo uma investigação criteriosa sobre diferentes artigos de opinião. Divididos em grupos, receberão a missão de explorar e dissecar a estrutura dos textos sob uma lente analítica, focando na identificação clara da tese, argumentos, contra-argumentos e conclusão presentes em cada artigo. Para tal, o uso de marcadores textuais será fundamental, servindo como ferramentas para evidenciar cada parte do texto analisado. Após a análise inicial, um intercâmbio de artigos entre os grupos será promovido, culminando em uma revisão cruzada que enriquecerá a discussão e o aprofundamento sobre a diversidade argumentativa e estrutural identificada. Este trabalho colaborativo não só promove o desenvolvimento das habilidades analíticas dos alunos, mas também aprimora sua capacidade de compreensão e crítica dos textos argumentativos, essenciais para sua formação crítica e cidadã.
O objetivo desta atividade é engajar os alunos na análise crítica de textos argumentativos, especificamente artigos de opinião, aprimorando suas habilidades de compreensão leitora, análise e argumentação. Através da metodologia ativa, pretende-se promover a autonomia dos estudantes em identificar a estrutura dos textos argumentativos, discernindo claramente entre teses, argumentos e contra-argumentos, além de compreender a importância da conclusão. Este processo não só enriquece o pensamento crítico dos alunos, como também os capacita no uso eficaz da língua como ferramenta de argumentação e expressão de opiniões fundamentadas.
A atividade se insere no contexto da aprendizagem de Língua Portuguesa, focando na compreensão e estruturação de textos argumentativos, com especial atenção aos artigos de opinião. Através da identificação de teses, argumentos, contra-argumentos e a análise de como estes se entrelaçam na construção de um texto coeso e coerente, os alunos desenvolverão competências linguísticas, analíticas e críticas. A abordagem da atividade também inclui o estudo e aplicação de marcadores textuais, essenciais para a navegação e compreensão efetiva dos textos.
A metodologia adotada para esta atividade incentiva a aprendizagem ativa e colaborativa. Inicialmente, uma breve explanação sobre a estrutura e características dos artigos de opinião será oferecida, preparando o terreno para a investigação. Em seguida, os alunos, organizados em grupos, agirão como detetives analisando artigos de opinião. A análise crítica, apoiada pelo uso de marcadores textuais, facilitará a identificação das partes fundamentais dos textos. A troca de artigos entre os grupos para revisão cruzada promove a interação e o aprofundamento na compreensão das diferentes estratégias argumentativas.
A atividade será realizada em duas aulas de 50 minutos cada, totalizando 2 horas de duração. Na primeira aula, ocorrerá a apresentação dos conceitos e distribuição dos artigos. Na segunda aula, os grupos farão a troca e revisão dos artigos analisados, seguida de uma discussão coletiva.
A avaliação desta atividade será baseada na participação ativa dos alunos, na profundidade da análise realizada e na qualidade da apresentação dos resultados. Espera-se que cada grupo demonstre clareza na identificação das estruturas textuais e habilidade na utilização de marcadores textuais. A revisão cruzada e a discussão em grupo complementarão a avaliação, considerando a capacidade de interação, crítica e argumentação frente aos textos analisados. Exemplos de coesão e coerência na apresentação das conclusões serão especialmente valorizados.
Para a execução desta atividade, serão necessários artigos de opinião selecionados previamente pelo professor, marcadores coloridos para destacar as partes do texto durante a análise, quadro branco ou flip chart para as apresentações grupais e um ambiente propício para o trabalho em grupo e discussão.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula