Detetives da Revisão

Desenvolvida por: Maraí … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Revisão textual

Nessa atividade, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental serão estimulados a desenvolver suas habilidades de escrita, leitura crítica e revisão textual por meio de uma atividade prática e colaborativa. Divididos em pequenos grupos, atuarão como 'detetives da revisão', assumindo a responsabilidade de revisar  o artigo de opinião produzido por seus colegas. A atividade envolverá a identificação e correção de erros gramaticais, melhorias na coesão e coerência dos textos, além de verificar a adequação ao gênero e contexto propostos. Os estudantes terão a oportunidade de discutir e argumentar sobre as escolhas linguísticas, promovendo um ambiente de aprendizado ativo. Ao final, cada grupo apresentará ao restante da classe as modificações realizadas, explicando as razões por trás de cada alteração e demonstrando como essas melhorias contribuem para a eficácia textual. Esta prática fomenta o desenvolvimento crítico, a habilidade de revisão e a produção textual efetiva, habilidades essenciais para a formação de leitores e escritores proficientes.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é promover o desenvolvimento das competências leitora e escritora dos alunos, por meio da revisão colaborativa de textos. Os estudantes trabalharão habilidades essenciais como a identificação e correção de erros gramaticais, o aprimoramento da coesão e coerência textual, e a adequação de textos a diferentes gêneros e contextos. Além disso, a atividade visa estimular o pensamento crítico, a capacidade de argumentação e o trabalho em equipe, à medida que os alunos discutem e decidem coletivamente sobre as melhores formas de aprimorar os textos revisados.

  • Desenvolver habilidades de leitura crÍ­tica em diferentes gêneros textuais.
  • Praticar a revisão textual com foco na gramática, coesão e coerência.
  • Estimular o raciocínio crítico e a capacidade de argumentação.
  • Fomentar o trabalho colaborativo e a troca de feedback construtivo entre pares.
  • Aplicar conceitos de adequação textual ao gênero e contexto.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP07: Produzir textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto produção e circulação – os enunciadores envolvidos, os objetivos, o gênero, o suporte, a circulação -, ao modo (escrito ou oral; imagem estática ou em movimento etc.), à variedade linguística e/ou semiótica apropriada a esse contexto, à construção da textualidade relacionada às propriedades textuais e do gênero), utilizando estratégias de planejamento, elaboração, revisão, edição, reescrita/redesign e avaliação de textos, para, com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, corrigir e aprimorar as produções realizadas, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de concordância, ortografia, pontuação em textos e editando imagens, arquivos sonoros, fazendo cortes, acréscimos, ajustes, acrescentando/ alterando efeitos, ordenamentos etc.
  • EF69LP08: Revisar/editar o texto produzido – notícia, reportagem, resenha, artigo de opinião, dentre outros –, tendo em vista sua adequação ao contexto de produção, a mídia em questão, características do gênero, aspectos relativos à textualidade, a relação entre as diferentes semioses, a formatação e uso adequado das ferramentas de edição (de texto, foto, áudio e vídeo, dependendo do caso) e adequação à norma culta.

Conteúdo Programático

A atividade explorará a edição e revisão de textos, enfatizando aspectos como gramática, coesão, coerência e adequação ao gênero e contexto. Os alunos aplicarão técnicas de revisão textual, discutirão as propriedades dos gêneros textuais e a importância da adequação do conteúdo ao contexto de produção. Esta abordagem pedagógica visa habilitar os estudantes a aprimorar suas competências de escrita e revisão, essenciais para sua formação acadêmica e profissional.

  • Revisão gramatical e ortográfica.
  • Técnicas de coesão e coerência textual.
  • Discussão sobre os gêneros textuais e sua adequação ao contexto.
  • Prática de revisão e edição colaborativa de textos.

Metodologia

Esta atividade utiliza metodologias ativas, promovendo a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem. Por meio da revisão colaborativa, os estudantes serão encorajados a interagir, debater e tomar decisões em grupo, aplicando seus conhecimentos de forma prática. A utilização de textos produzidos pelos próprios alunos aumenta o engajamento e proporciona uma aprendizagem significativa, ao colocá-los na posição de autores e revisores de seus textos.

  • Divisão dos alunos em grupos pequenos para trabalho colaborativo.
  • Atribuição de textos para revisão a cada grupo.
  • Discussão em grupo para identificação e correção de erros.
  • Apresentação das revisões para a classe, com justificativas para as alterações feitas.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, os grupos realizarão a revisão dos textos atribuídos. Na segunda aula, os grupos apresentarão as alterações realizadas, discutindo com a classe as decisões tomadas e o impacto das correções na qualidade dos textos.

  • Aula 1: Revisão dos textos em grupos.
  • Aula 2: Apresentação e discussão das revisões.

Avaliação

A avaliação será baseada tanto no processo de revisão quanto na apresentação das alterações feitas pelos grupos. Será avaliada a capacidade dos alunos de identificar e corrigir erros, melhorar a coesão e coerência textual e adequar o texto ao gênero e contexto. Também será considerada a habilidade de argumentação e a eficácia da comunicação durante a apresentação das revisões. A participação ativa e o trabalho em equipe são critérios essenciais nesta atividade, promovendo um ambiente de aprendizagem colaborativa e construtiva.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários textos previamente produzidos pelos alunos, além de material para anotações, como lápis, canetas e papel. O uso de computadores ou tablets pode ser considerado, caso esteja disponível, para a edição de textos de forma digital. Um projetor e uma tela serão úteis para as apresentações finais dos grupos.

  • Textos produzidos anteriormente pelos alunos.
  • Material de escrita (lápis, canetas, papel).
  • Computadores ou tablets (opcional).
  • Projetor e tela para apresentações.

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