Nesta atividade inovadora, intitulada 'Detetives da Verdade: desvendando Fake News', os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental serão imersos no universo da investigação jornalística com foco na temática LGBTQIAP. Por meio da metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Projetos, os estudantes se engajarão em pequenos grupos para se tornarem verdadeiros detetives da informação. Cada grupo será incumbido de investigar a autenticidade de diversas notícias, examinando critérios essenciais como a fonte, data da publicação, autoria e URL. Em um segundo momento, eles compararão os dados obtidos com informações de outras fontes confiáveis para confirmar ou refutar a veracidade das notícias. A culminância do projeto se dará em uma Roda de Debate, onde cada grupo apresentará suas descobertas, promovendo uma rica troca de conhecimentos e reflexões sobre o impacto da desinformação na sociedade, especialmente no que tange à comunidade LGBTQIAP. Este projeto almeja não somente a identificação e o combate às notícias falsas, mas também a conscientização dos alunos sobre a importância da informação de qualidade e o respeito às diferenças.
O propósito desta atividade pedagógica é multifacetado, visando não somente aprimorar as habilidades críticas de leitura e análise de notícias dos alunos do 9º ano, mas também fomentar um ambiente de respeito, empatia e conscientização sobre a diversidade e os desafios enfrentados pela comunidade LGBTQIAP. Ao se colocarem no papel de detetives da informação, os estudantes desenvolverão competências imprescindíveis na era digital, como o pensamento crítico, a análise de fontes e a correta identificação de fake news. Adicionalmente, a atividade busca instigar nos alunos uma compreensão mais profunda sobre a importância da liberdade de expressão responsável, a diferença entre opinião e fato e as consequências sociais da disseminação de desinformação.
A estrutura deste programa contempla o desenvolvimento de habilidades de alfabetização midiática, essenciais para a formação integral dos alunos para a cidadania ativa e informada. O conteúdo programático engloba a análise de notícias (com ênfase na temática LGBTQIAP), crítica de fontes e identificação de discurso de ódio versus liberdade de expressão. Além disso, será dado um foco especial à metodologia da pesquisa em fontes digitais e ao desenvolvimento de argumentação sólida e respeitosa para o debate.
A atividade será guiada pela Aprendizagem Baseada em Projetos, estimulando a colaboração, o engajamento ativo e a autenticidade na aprendizagem. Os alunos trabalharão em grupos para investigar notícias, utilizando ferramentas digitais e bases de dados online para comparar informações. A fase de debate seguirá o formato de Roda de Debate, onde os grupos apresentarão suas descobertas e discutirão suas implicações, promovendo uma aprendizagem dialógica e reflexiva.
Organizado em 3 aulas de 50 minutos cada, este projeto se desenrolará ao longo de uma semana. A primeira aula será dedicada à introdução do tema e técnicas de pesquisa. Na segunda aula, os grupos realizarão suas investigações. A terceira aula será reservada para a Roda de Debate e reflexões finais.
A avaliação da atividade será baseada na participação ativa dos alunos, na profundidade da investigação realizada pelos grupos e na qualidade das apresentações na Roda de Debate. Serão considerados critérios como a correta identificação de fontes confiáveis, a capacidade de refutar ou confirmar informações e a habilidade de expressar suas ideias de maneira coerente e respeitosa durante o debate. Além disso, a reflexão individual sobre o aprendizado obtido e o impacto da disseminação de fake news na sociedade, especialmente em relação à temática LGBTQIAP, será um componente importante da avaliação.
Para a execução desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet, computadores ou tablets para pesquisa, acesso a bases de dados e sites de verificação de fatos, e materiais para a organização da Roda de Debate, como papel, marcadores e espaço físico adequado. Recursos adicionais incluem guias de pesquisa e análise de notícias, e materiais de apoio didático sobre a temática LGBTQIAP.
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