Diários de viagem: Explorando Mundos Fictícios

Desenvolvida por: Darlei (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Narrativa Epistolar

A atividade proposta visa incentivar os alunos do 9º ano a desenvolverem habilidades de escrita e imaginação através da criação de um 'diário de viagem' fictício. Utilizando uma estrutura de narrativa epistolar, os estudantes serão desafiados a relatar suas experiências imaginárias em lugares desconhecidos, explorando tempos verbais e diferentes tipos de discurso. Ao escrever sobre cenários físicos e psicológicos, eles terão que exercitar a coesão textual e o estilo narrativo pessoal. Esta atividade não apenas aprimora a expressão escrita, mas também promove habilidades de análise crítica e integração de conhecimentos interdisciplinares, alinhando-se aos desafios contemporâneos de comunicação e interpretação de dados complexos.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade são centrados em aprimorar as competências narrativas pessoais dos alunos, oferecendo-lhes ferramentas para expressarem suas ideias de maneira criativa e estruturada. Ao criar narrativas epistolares, os alunos irão praticar a coesão e coerência textual, ao mesmo tempo em que desenvolvem um estilo pessoal de escrita. Além disso, a atividade busca relacionar a prática da escrita com as habilidades de análise crítica e reflexão, essenciais para enfrentar os desafios éticos e científicos do mundo contemporâneo, conforme orientações da BNCC.

  • Estimular a criatividade e a capacidade de escrever narrativas coesas e coerentes.
  • Desenvolver um estilo narrativo pessoal através da narrativa epistolar.
  • Permitir a reflexão crítica sobre questões éticas e científicas relacionadas ao contexto contemporâneo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP47: Analisar, em textos narrativos ficcionais, as diferentes formas de composição próprias de cada gênero, os recursos coesivos que constroem a passagem do tempo e articulam suas partes, a escolha lexical típica de cada gênero para a caracterização dos cenários e dos personagens e os efeitos de sentido decorrentes dos tempos verbais, dos tipos de discurso, dos verbos de enunciação e das variedades linguísticas (no discurso direto, se houver) empregados, identificando o enredo e o foco narrativo e percebendo como se estrutura a narrativa nos diferentes gêneros e os efeitos de sentido decorrentes do foco narrativo típico de cada gênero, da caracterização dos espaços físico e psicológico e dos tempos cronológico e psicológico, das diferentes vozes no texto (do narrador, de personagens em discurso direto e indireto), do uso de pontuação expressiva, palavras e expressões conotativas e processos figurativos e do uso de recursos linguístico-gramaticais próprios a cada gênero narrativo.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático está estruturado para incentivar a capacidade narrativa dos estudantes, destacando a importância da coesão e coerência textual em narrativas epistolares. Serão abordados aspectos como a caracterização de cenários, tempos verbais, escolha linguística, e construção de enredos complexos. A análise e a prática dessas estruturas narrativas visam preparar o aluno para enfrentar desafios futuros na educação e no mercado de trabalho, onde a clareza e a criatividade na comunicação são altamente valorizadas.

  • Estrutura e características da narrativa epistolar.
  • Coesão e coerência em textos escritos.
  • Temporalidade e escolha lexical em narrativas.
  • Construção de enredos e desenvolvimento de personagens.
  • Reflexão crítica e integração de múltiplas áreas do conhecimento.

Metodologia

A metodologia aplicada será majoritariamente prática e interativa, estimulando o aluno a adotar papéis ativos no processo de aprendizagem. Apostaremos nas metodologias ativas, com enfoque na atividade mão-na-massa, onde os estudantes criarão, revisarão e compartilharão suas próprias narrativas. Isso proporcionará uma experiência rica em feedback e autocrítica, fundamentais para o desenvolvimento de habilidades de escrita e de análise crítica. A abordagem prática permite um aprendizado significativo ao conectar teoria com prática em tempo real.

  • Metodologias ativas com foco em atividades práticas.
  • Criação e revisão de narrativas pessoais.
  • Compartilhamento e discussão das produções textuais.
  • Integração de feedbacks construtivos entre pares.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma é focado na execução prática da atividade em uma única aula de 30 minutos, que será dedicada à introdução da narrativa epistolar, desenvolvimento inicial das ideias e execução de parte da escrita. Este tempo será inteiramente dedicado à prática, garantindo que os alunos mergulhem na atividade e comecem a consolidar suas habilidades narrativas em um ambiente controlado, com suporte imediato do professor.

  • Aula 1: Introdução à narrativa epistolar e desenvolvimento inicial da escrita de diários fictícios.
  • Momento 1: Introdução à Narrativa Epistolar (Estimativa: 10 minutos)
    Comece a aula apresentando o conceito de narrativa epistolar. Explique que este tipo de narrativa é uma forma de escrita que utiliza cartas ou diários como meio para contar uma história. Mostre exemplos breves (em papel ou digital) de diários fictícios. É importante que os alunos compreendam a ideia de 'escrever para si mesmo' ou para um interlocutor fictício. Permita que façam perguntas e esclareça quaisquer dúvidas sobre a forma e o estilo.

    Momento 2: Brainstorming Coletivo - Destinos Fictícios (Estimativa: 10 minutos)
    Convide os alunos a participarem de um brainstorming coletivo. Pergunte onde gostariam de explorar, lembrando que os destinos devem ser fictícios. Anote as ideias no quadro para que todos possam visualizar. Incentive-os a serem criativos e a pensar em lugares além do comum, explorando diferentes ambientes culturais, geográficos ou até mesmo mágicos. Observe se todos estão engajados e incentive a participação dos mais tímidos.

    Momento 3: Esboço do Diário Fictício (Estimativa: 10 minutos)
    Peça aos alunos que comecem a escrever o esboço do primeiro episódio de seu diário fictício. Instrua-os a criar uma entrada que descreva sua chegada ao destino fictício escolhido. Oriente a usar descrições vívidas e a explorar sensações, emoções e pensamentos pessoais. Passe pela classe oferecendo feedback rápido e sugestões, focando em detalhes que enriqueçam a narrativa. Assinale aspectos positivos e incentive a revisão de trechos com potencial de melhoria (se necessário).

Avaliação

A avaliação será realizada de maneira contínua e variada, integrando diferentes metodologias. Entre elas, destacam-se a avaliação por rubricas que permitirão verificar aspectos como clareza, coesão, criatividade e fidelidade ao gênero. Haverá a possibilidade de autoavaliação e pares feedback, onde o aluno poderá avaliar suas produções e as de seus colegas, promovendo, assim, um ambiente de aprendizado colaborativo. Esta diversidade avaliativa visa atender as diferentes habilidades e formas de expressão, respeitando a individualidade de cada aluno. O feedback será constante e formativo, fornecendo orientações específicas para o aprimoramento contínuo.

  • Uso de rubricas específicas para avaliar clareza e coesão.
  • Aplicação de autoavaliação e feedback entre pares.
  • Consideração das habilidades individuais e estilos de escrita.

Materiais e ferramentas:

Para a atividade, serão utilizados recursos que facilitem a escrita e a revisão, como cadernos e plataformas digitais para troca de feedback. Estes materiais são acessíveis e incentivam a colaboração e a revisão constante, componentes essenciais para o desenvolvimento das habilidades propostas. A integração de tecnologias digitais será feita de forma ética e segura, respeitando a privacidade dos dados dos alunos.

  • Cadernos de escrita.
  • Plataformas digitais para troca de feedback.
  • Materiais de apoio sobre narrativa epistolar.

Inclusão e acessibilidade

Entendemos que os professores enfrentam muitos desafios no dia a dia, por isso, as estratégias de inclusão e acessibilidade são projetadas para serem simples e eficazes, sem demandar grandes recursos financeiros ou tempo excessivo. Consideramos essencial criar um ambiente de aprendizado acessível e inclusivo, mesmo sem condições específicas listadas para esta turma. Estratégias práticas incluem o uso de materiais que estejam disponíveis para todos os alunos e a implementação de atividades que promovam a interação e o respeito mútuos. A monitoração constante permitirá ajustes rápidos e eficazes, garantindo equidade educacional.

  • Utilização de materiais acessíveis e inclusivos.
  • Promoção de atividades que garantam interação e respeito.
  • Monitoração constante para ajustes e inclusão.

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