Nesta atividade, chamada DIY Comunidade Mural: Vozes e Concordância, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental irão se envolver em uma prática que alia linguagem escrita e artes visuais. O propósito é criar um mural escolar com cartazes que exemplifiquem e demonstrem o uso correto da concordância verbal e nominal em contextos variados. Cada aluno deve elaborar breves textos que incorporem frases corretamente concordadas, usando exemplos do cotidiano e literatura. O painel resultante servirá como uma ferramenta educativa contínua na escola, reforçando a importância de aplicar corretamente as regras gramaticais em expressões orais e escritas. Além disso, promove o trabalho em equipe e a análise crítica, permitindo que os alunos expressem e compartilhem entendimentos gramaticais de forma visual e cativante.
Os objetivos de aprendizagem dessa atividade abrangem desde o fortalecimento das habilidades de comunicação escrita, através do uso apropriado da concordância verbal e nominal, até a aplicação dessas regras em contextos variados, conscientes de suas complexidades. Além disso, busca-se aprimorar a capacidade dos alunos de trabalhar colaborativamente em um projeto comum, promovendo o entendimento crítico e dinâmico das construções gramaticais.
O conteúdo programático desta atividade é composto pela compreensão e aplicação de regras de concordância verbal e nominal, abrangendo suas formas regulares e excepcionais. Essas regras são exploradas em diferentes gêneros textuais e contextos comunicativos, vinculando a gramática a práticas mais amplas de uso da língua e ao discurso social com clareza e precisão.
A abordagem metodológica é prática e participativa, centrada na criação de um mural colaborativo que incentiva a expressão escrita e visual. As aulas combinam elementos de oficina, com revisão de conceitos teóricos em gramática e atividades práticas de composição textual. O foco é fomentar uma atmosfera de colaboração onde os alunos aprendem tanto a partir de suas experiências quanto dos colegas, fortalecendo o aprendizado ativo e inclusivo.
O cronograma distribuído em seis períodos de 50 minutos cada permite aos alunos explorar teoricamente a concordância e implementar suas aprendizagens na prática de escrita criativa. Este cronograma é cuidadosamente planejado para garantir tempo suficiente à leitura, pesquisa, elaboração dos cartazes, feedback e revisão final, maximizando a experiência educacional.
A avaliação dos alunos será dividida em processos formativos e somativos. Inicialmente, durante o desenvolvimento do projeto, os alunos serão avaliados por meio da observação contínua da participação e colaboração durante as atividades. A correção gramatical dos textos apresentados nos cartazes também será avaliada, assegurando que as regras de concordância estejam aplicadas corretamente. Serão utilizados critérios como clareza textual, criatividade na apresentação e coesão visual e textual dos cartazes. Exemplos incluem: textos que demonstrem erradamente as regras de concordância serão revisados em pares antes da avaliação formal. A autoavaliação e a avaliação por pares promoverão a autorreflexão e o feedback construtivo.
Os recursos necessários para esta atividade incluem materiais de papelaria para a construção dos cartazes, além de recursos digitais para pesquisa e produção textual. Aproveita-se da infraestrutura escolar, como salas equipadas e espaço para o mural, além de livros e recursos online que complementem a compreensão gramatical e o processamento de informação.
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