Echoes of Words: A Arte de Declamar

Desenvolvida por: Sarall… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Expressividade e Fluência Oral através da Literatura

A atividade 'Echoes of Words: A Arte de Declamar' tem como objetivo central desenvolver habilidades de expressão e fluência oral nos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, por meio da declamação de poemas e trechos de textos narrativos. Inicialmente, os estudantes serão convidados a selecionar textos literários que ressoem com suas experiências pessoais ou interesses. Posteriormente, em um ambiente colaborativo, serão realizadas análises coletivas focadas nos recursos expressivos e paralinguísticos dos textos escolhidos - como ritmo, pausas, entonação - explorando como esses elementos contribuem para o significado e a emoção transmitida por um texto. Os alunos então, individualmente ou em dupla, prepararão performances que integrem não somente a voz, mas também gestos e expressões faciais, aprimorando a arte de usar o corpo e a voz no contexto da literatura oral. A culminância do projeto se dará através de apresentações diante dos colegas, criando um espaço para a apreciação da diversidade literária e a expressividade única de cada aluno.

Objetivos de Aprendizagem

Este plano de aula visa aprimorar a capacidade dos alunos de expressar ideias e emoções de forma clara e eficaz, utilizando a literatura como veículo. Além de desenvolver a fluência oral, a atividade propõe um mergulho profundo nos recursos expressivos e paralinguísticos presentes nos textos, estimulando uma maior compreensão e apreciação da literatura. Os alunos aprenderão a interpretar e expressar textos literários de forma criativa e confiante, utilizando a voz, o corpo e a expressão facial como ferramentas de comunicação. A atividade também busca fomentar a apreciação pela diversidade de interpretações e a capacidade de escuta ativa.

  • Desenvolver habilidades de fluência e expressividade oral.
  • Analisar recursos expressivos e paralinguísticos em textos literários.
  • Utilizar a voz, gestos e expressões faciais para enriquecer a declamação.
  • Promover a apreciação pela diversidade literária e expressiva.
  • Estimular a interpretação criativa e a escuta ativa.

Conteúdo Programático

Este plano aborda a articulação entre expressão oral e literatura, enfatizando a análise e a utilização consciente dos recursos expressivos e paralinguísticos. Os alunos serão encorajados a explorar como elementos como ritmo, pausas e entonação podem ser utilizados para transmitir emoções e significados, ampliando sua compreensão dos textos literários e suas habilidades de declamação.

  • Recursos expressivos e paralinguísticos em textos literários.
  • Técnicas de expressão vocal e corporal.
  • Interpretação literária e performance.
  • Feedback construtivo e apreciação da diversidade expressiva.

Metodologia

A metodologia adotada para esta atividade incorpora uma abordagem mão-na-massa e rodas de debate para facilitar um aprendizado experiencial e colaborativo. Através de análises coletivas, os alunos terão a oportunidade de explorar conjuntamente os textos selecionados, identificando e discutindo os diversos recursos expressivos. A preparação das performances individuais ou em dupla será realizada com o suporte de atividades práticas que estimulem a experimentação com voz, gestos e expressões faciais. As rodas de debate servirão como espaços para reflexão, troca de feedback e apreciação das diversas interpretações trazidas pelos alunos.

  • Seleção e análise coletiva de textos literários.
  • Atividades práticas de exploração da expressão vocal e corporal.
  • Preparação e ensaio de performances.
  • Rodas de debate para feedback e reflexão.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma de 6 horas será distribuído em 9 aulas de 40 minutos, cobrindo desde a seleção dos textos até as apresentações finais, incluindo as etapas de análise, preparação e debate.

  • Aula 1: Apresentação do projeto e seleção dos textos.
  • Aula 2-3: Análise coletiva dos recursos expressivos e paralinguísticos.
  • Aula 4-5: Oficinas de expressão vocal e corporal.
  • Aula 6-7: Preparação e ensaio das performances.
  • Aula 8: Roda de debate e feedback entre colegas.
  • Aula 9: Apresentações finais e apreciação.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa durante todas as etapas da atividade, na profundidade da análise literária expressa tanto nas discussões quanto na performance, e na habilidade de integrar gestos, expressões faciais e recursos vocais à declamação. Será dada especial atenção ao desenvolvimento pessoal de cada aluno em relação à fluência e expressividade oral, assim como a capacidade de oferecer e receber feedback construtivo. Exemplos reais de performances poderão ser utilizados para ilustrar critérios de avaliação.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para esta atividade incluem uma coleção variada de textos literários, equipamento de áudio para gravação das performances (caso disponível), além de materiais de apoio para as oficinas de expressão vocal e corporal, como espelhos, tecidos leves e itens que possam ser usados como adereços.

  • Textos literários (poemas, trechos de narrativas).
  • Equipamento de áudio para gravações.
  • Espelhos, tecidos leves, adereços.
  • Espaço adequado para apresentações.

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