EcoDebate: Sons e Imagens pela Natureza

Desenvolvida por: Emanue… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências Humanas e suas Tecnologias
Temática: Meio Ambiente e Sustentabilidade

Na atividade 'EcoDebate: Sons e Imagens pela Natureza', os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de explorar a relação entre o homem e o meio ambiente através de duas mídias ricas: charges que abordam o desmatamento e a letra da música 'O Sal da Terra', de Beto Guedes. Em uma abordagem mão-na-massa seguindo para uma roda de debate, os alunos serão estimulados a realizar uma análise crítica, identificando temas comuns, mensagens sobre a preservação ambiental e as emoções evocadas por esses materiais. A partir dessa análise, em grupos, eles criarão murais visuais utilizando materiais recicláveis e, paralelamente, produzirão podcasts que capturam suas reflexões, interpretações e propostas de ação para a conservação do ambiente. O uso de tecnologias digitais será explorado para a criação dos podcasts, incentivando habilidades de comunicação e colaboração, essenciais no século XXI. Esta atividade culminará em uma roda de debate, promovendo um espaço para a apresentação dos trabalhos e a discussão das diversas perspectivas e soluções encontradas pelos grupos para enfrentar os desafios ambientais atuais.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão profunda da importância da preservação ambiental, desenvolvendo sua capacidade crítica e reflexiva. Ao analisar a charge e a letra da música, os estudantes irão refletir sobre as relações humanas com o meio ambiente, identificando tanto os problemas quanto as soluções possíveis para o desmatamento e outras questões ambientais. A criação de murais e podcasts visa não apenas fomentar a criatividade e o espírito colaborativo, mas também fortalecer as habilidades de comunicação, argumentação e uso de tecnologias digitais. Ao final, por meio da roda de debate, espera-se que os alunos possam expressar suas ideias respeitosamente, ouvir diferentes pontos de vista e consolidar seu aprendizado sobre a conservação ambiental.

  • Analisar e interpretar diferentes mídias sobre questões ambientais.
  • Desenvolver reflexões críticas sobre o impacto humano no meio ambiente.
  • Criar projetos que integrem arte e tecnologia para expressar questões ambientais.
  • Fortalecer habilidades de comunicação verbal e digital.
  • Promover a colaboração, o respeito mútuo e o debate construtivo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP07: Produzir textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto produção e circulação – os enunciadores envolvidos, os objetivos, o gênero, o suporte, a circulação -, ao modo (escrito ou oral; imagem estática ou em movimento etc.), à variedade linguística e/ou semiótica apropriada a esse contexto, à construção da textualidade relacionada às propriedades textuais e do gênero), utilizando estratégias de planejamento, elaboração, revisão, edição, reescrita/redesign e avaliação de textos, para, com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, corrigir e aprimorar as produções realizadas, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de concordância, ortografia, pontuação em textos e editando imagens, arquivos sonoros, fazendo cortes, acréscimos, ajustes, acrescentando/ alterando efeitos, ordenamentos etc.

Conteúdo Programático

A atividade envolve a análise crítica de materiais multimídia para compreensão e expressão sobre as questões ambientais. O estudo será direcionado a explorar como diferentes formatos de mídia, incluindo música e arte visual (charges), podem ser usados para comunicar ideias complexas e evocar emoções. Além disso, o desenvolvimento do projeto incentiva a exploração de materiais recicláveis e tecnologias digitais, promovendo a consciência ambiental enquanto aprimora habilidades digitais e de comunicação. A expressão criativa através de murais e podcasts auxilia na compreensão multifacetada das questões ambientais, abordando assim, conteúdos importantes como sustentabilidade, impacto humano no meio ambiente, artes, e uso responsável das tecnologias da informação.

  • Análise crítica de mídias sobre meio ambiente
  • Preservação ambiental e sustentabilidade
  • Comunicação e expressão através de artes visuais e digitais
  • Projetos colaborativos e trabalho em equipe
  • Uso de materiais recicláveis em projetos de arte

Metodologia

Iniciaremos com a distribuição das charges e letras de música para análise em grupo, promovendo a imersão no tema. Em seguida, guiaremos uma discussão para explorar as mensagens, temas e emoções representadas. Após essa análise, os alunos serão incentivados a planejar e criar murais usando materiais recicláveis, paralelamente ao desenvolvimento de podcasts que reflitam suas reflexões sobre o tema. Essas atividades pedem uma abordagem prática que incentiva a criatividade, o trabalho em equipe e o uso de tecnologia. O processo culmina em uma roda de debate, onde os grupos compartilham e discutem seus trabalhos, promovendo a síntese das aprendizagens e a troca de ideias.

  • Distribuição e análise de charges e letras de música
  • Discussões em grupo para interpretação e reflexão
  • Criação de murais visuais com materiais recicláveis
  • Produção de podcasts que integram reflexões sobre a temática
  • Roda de debate para apresentação e discussão dos projetos

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerá a análise das charges e músicas, seguida pela discussão inicial e planejamento dos projetos. Na segunda aula, os alunos finalizarão e apresentarão seus murais e podcasts, culminando na roda de debate sobre as questões abordadas.

  • Aula 1: Análise de mídias e planejamento dos projetos.
  • Aula 2: Finalização dos projetos e roda de debate.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante todo o processo, na qualidade da análise crítica das mídias utilizadas, na criatividade e originalidade dos murais e podcasts produzidos, bem como na capacidade de trabalhar em equipe. A participação na roda de debate também será considerada, avaliando a habilidade dos alunos em expressar suas ideias, ouvir e respeitar as opiniões dos colegas. Será dada atenção especial à integração dos conceitos ambientais discutidos com as expressões artísticas e digitais criadas pelos grupos.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a realização desta atividade incluem: charges impressas que abordem questões ambientais, letra da música 'O Sal da Terra', materiais recicláveis diversos para a criação dos murais, equipamentos para a gravação dos podcasts como microfones e computadores com softwares de edição de áudio, além de acesso à Internet para a pesquisa e o acesso a plataformas de compartilhamento de podcasts. O aproveitamento de recursos digitais estimula o desenvolvimento de competências digitais e a responsabilidade pelo uso consciente da tecnologia.

  • Charges impressas sobre meio ambiente
  • Letra da música 'O Sal da Terra'
  • Materiais recicláveis para os murais
  • Microfones e computadores com software de edição de áudio
  • Acesso à Internet para pesquisa e compartilhamento dos trabalhos

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo