Expedição Literária: Uma Viagem ao Desconhecido

Desenvolvida por: Marcia… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Narrativa de Aventura e Ficção Científica

A atividade 'Expedição Literária: Uma Viagem ao Desconhecido' é desenhada para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, objetivando o desenvolvimento de habilidades de escrita, leitura e criatividade através da criação de histórias nos gêneros de aventura e ficção científica. Inicialmente, os estudantes realizarão uma pesquisa sobre os elementos constitutivos de uma narrativa e investigarão exemplos de obras icônicas nesses gêneros, como ponto de partida para o processo criativo. Em seguida, utilizando uma abordagem colaborativa em sala de aula, eles serão incentivados a formar grupos de trabalho para debater ideias, construir tramas e personagens, e finalmente escrever suas histórias com o auxílio de ferramentas de escrita colaborativa online. O projeto culminará com a apresentação das narrativas criadas para a turma, promovendo o compartilhamento de ideias, o estímulo à criatividade e o reforço do trabalho em equipe.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivo principal engajar os alunos na prática da escrita criativa e no desenvolvimento de competências relacionadas à leitura crítica, capacidade de análise e trabalho colaborativo. Pretende-se, através dessa experiência, que os alunos possam explorar diferentes gêneros literários, ampliar seu repertório cultural, entender a estrutura de obras de aventura e ficção científica, e aplicar esses conhecimentos em criações originais. Além disso, busca-se fomentar a capacidade de trabalho em equipe, utilizando ferramentas digitais de colaboração, o que é essencial no contexto educacional contemporâneo.

  • Explorar os elementos constitutivos de narrativas de aventura e ficção científica.
  • Analisar obras famosas nesses gêneros literários.
  • Desenvolver habilidades de escrita criativa em um contexto colaborativo.
  • Fomentar a leitura crítica e o compartilhamento de ideias.
  • Utilizar ferramentas digitais de escrita colaborativa.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático cobre desde a introdução aos gêneros de narração de aventura e ficção científica, passando pela análise de elementos narrativos fundamentais, até o desenvolvimento de histórias originais pelos estudantes. Será dada especial atenção às características que definem estas formas literárias, explorando tramas, personagens típicos, cenários e temas. Além disso, será estimulado o uso de tecnologias de informação e comunicação como meio para a produção colaborativa de textos.

  • Elementos constitutivos da narrativa.
  • Características das narrativas de aventura e ficção científica.
  • Análise de obras literárias no contexto desses gêneros.
  • Ferramentas de escrita colaborativa online.
  • Criação de narrativas em grupo.

Metodologia

Adotaremos a metodologia ativa 'Sala de Aula Invertida', incentivando os alunos a realizarem pesquisas prévias e se prepararem para as atividades práticas em sala. Esta abordagem permite maximizar o tempo de aula para atividades interativas e colaborativas, promovendo uma aprendizagem mais eficaz. Durante as sessões, grupos de alunos trabalharão juntos na elaboração de suas narrativas, utilizando ferramentas online para facilitar a escrita colaborativa e permitir a contribuição de todos os membros do grupo. Discussões em sala ajudarão a amadurecer ideias e refiná-las em histórias coesas.

  • Pesquisa individual pré-classe sobre o tema e gênero.
  • Formação de grupos para discussão e esboço de tramas.
  • Utilização de ferramentas de escrita colaborativa online.
  • Professor como mediador das discussões em sala.
  • Apresentação das narrativas para a turma.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em duas aulas de 60 minutos. Na primeira aula, após uma breve introdução ao tema, os alunos trabalharão em grupos para discutir e esboçar suas tramas. Na segunda aula, eles continuarão o desenvolvimento e finalização de suas narrativas, culminando com as apresentações para a turma.

  • Aula 1: Introdução aos gêneros e formação de grupos.
  • Aula 2: Desenvolvimento das narrativas e apresentações.

Avaliação

A avaliação será realizada mediante a análise das narrativas criadas pelos alunos, considerando critérios como criatividade, coesão da trama, originalidade, uso adequado dos elementos constitutivos das narrativas de aventura e ficção científica, e o grau de colaboração entre os membros do grupo durante o processo. Adicionalmente, será avaliada a capacidade dos alunos de efetivamente utilizar as ferramentas de escrita colaborativa online. As apresentações finais também serão levadas em conta, observando a habilidade de comunicação e a capacidade de engajar a audiência.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a implementação da atividade incluem acesso a computadores ou dispositivos móveis com conexão à internet, para utilização de ferramentas de escrita colaborativa online. Também serão utilizados materiais de apoio para a pesquisa inicial sobre os gêneros literários abordados, que podem incluir livros, artigos, e recursos educacionais digitais. Além disso, a sala de aula precisará ser organizada de forma a facilitar o trabalho em grupo.

  • Computadores ou dispositivos móveis com internet.
  • Acesso a plataformas de escrita colaborativa online.
  • Materiais de apoio sobre narrativas de aventura e ficção científica.
  • Espaço de sala de aula adequado para trabalho em grupo.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo