Falando pela Comunidade: Vozes do Futuro

Desenvolvida por: Jaquel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Cidadania e Participação Social

Esta atividade pedagógica tem por objetivo promover o envolvimento dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental com questões relevantes na sua comunidade ou ambiente escolar, como infraestrutilidade. Através de uma pesquisa de opinião, os estudantes irão coletar dados sobre temas escolhidos por eles, tais como a qualidade da infraestrutura da escola, a limpeza dos espaços públicos, o acesso a esportes e lazer, entre outros. Após a coleta de dados, os alunos serão divididos em grupos para discutir os resultados obtidos. Esta discussão culminará em uma roda de debate, onde cada grupo terá a oportunidade de apresentar suas propostas de melhorias baseando-se nos dados coletados, utilizando argumentação sólida e respeitando as opiniões dos outros. O produto final desse rico processo será a elaboração coletiva de um documento ou manifesto com as proposições de melhoria, que será apresentado à direção da escola ou ao conselho comunitário local, dependendo do foco da pesquisa. Este projeto visa não apenas desenvolver habilidades de pesquisa, debate e escrita nos alunos, mas também fortalecer a consciência cívica e a capacidade de atuar como agentes de mudança em sua comunidade.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é capacitar os alunos a compreenderem e participarem ativamente nas questões sociais de seu entorno, desenvolvendo habilidades essenciais como pesquisa, análise crítica, argumentação e redação. Visa também a promoção do respeito mútuo, a valorização de diversas perspectivas e o exercício da cidadania ativa. Espera-se que, ao final, os estudantes possam não apenas identificar problemas, mas também propor soluções viáveis, com êxito em comunicá-las efetivamente.

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e coleta de dados em ambiente real
  • Analisar e sintetizar informações para argumentação
  • Praticar a oratória e a argumentação em debates
  • Elaborar documentos formais como propostas ou manifestos
  • Compreender e aplicar conceitos de cidadania e participação social

Habilidades Específicas BNCC

  • EF89LP21: Realizar enquetes e pesquisas de opinião, de forma a levantar prioridades, problemas a resolver ou propostas que possam contribuir para melhoria da escola ou da comunidade, caracterizar demanda/necessidade, documentando-a de diferentes maneiras por meio de diferentes procedimentos, gêneros e mídias e, quando for o caso, selecionar informações e dados relevantes de fontes pertinentes diversas (sites, impressos, vídeos etc.), avaliando a qualidade e a utilidade dessas fontes, que possam servir de contextualização e fundamentação de propostas, de forma a justificar a proposição de propostas, projetos culturais e ações de intervenção.

Conteúdo Programático

O currículo desta atividade envolve o desenvolvimento de competências sociais e educacionais interdisciplinares, visando o fortalecimento da capacidade dos alunos de interagir com o meio em que vivem, através do uso eficaz da língua portuguesa para pesquisar, argumentar e apresentar ideias de forma clara e coerente.

  • Técnicas de pesquisa e coleta de dados
  • Análise de dados e identificação de problemas
  • Fundamentos da argumentação e técnicas de debate
  • Redação de documentos formais (propostas, manifestos)
  • Conceitos de cidadania e participação social

Metodologia

A metodologia será pautada na aprendizagem ativa, incentivando os alunos a se envolverem diretamente no processo de investigação e criação. Através da pesquisa de opinião, o manuseio dos dados coletados e a participação em rodas de debates, os alunos vivenciarão a prática da argumentação, do respeito às opiniões alheias e da elaboração coletiva de documentos, promovendo um aprendizado significativo e aplicável ao seu dia a dia.

  • Realização de pesquisa de opinião na comunidade ou ambiente escolar
  • Formação de grupos para discussão e análise dos dados coletados
  • Organização de uma roda de debate
  • Elaboração coletiva de um documento ou manifesto
  • Apresentação do documento à direção da escola ou ao conselho comunitário

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida em duas aulas de 60 minutos, onde na primeira aula será dedicada à explicação do projeto, formação dos grupos, definição dos temas e início da pesquisa de opinião. Na segunda aula, os grupos discutirão os resultados, participarão da roda de debates e darão início à redação do documento final.

  • Aula 1: Introdução, formação dos grupos, definição dos temas e início da pesquisa
  • Aula 2: Discussão dos resultados, roda de debates e início da redação do documento

Avaliação

A avaliação será feita com base na participação efetiva dos alunos em todas as etapas do projeto, incluindo a qualidade da pesquisa de opinião realizada, a contribuição para o debate em grupo, a qualidade dos argumentos utilizados, a habilidade de trabalhar em equipe e a qualidade do documento ou manifesto produzido. Será valorizada a demonstração de entendimento crítico dos temas abordados e a capacidade de propor soluções criativas e viáveis.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos variados, como acesso à internet e ferramentas digitais para a pesquisa de opinião, materiais para anotação e registro de informações, espaço adequado para realização de debates e recursos audiovisuais para a apresentação das propostas. O uso de tecnologias atuais é incentivado para facilitar a coleta e análise de dados.

  • Acesso à internet e ferramentas digitais
  • Materiais para anotação
  • Espaço para debates
  • Recursos audiovisuais para apresentações
  • Softwares de edição de texto

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