O ‘Festival de Memes’ é uma atividade prática e interativa destinada aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, que tem o objetivo de abordar temas sociais, políticos ou culturais contemporâneos de uma maneira divertida e reflexiva. Os estudantes serão incentivados a criar memes, tirinhas ou charges utilizando os conhecimentos adquiridos em sala de aula, empregando o humor, a ironia e a crítica, por meio de palavras, expressões ou imagens ambíguas. Esta atividade permitirá aos alunos expressarem suas opiniões e pontos de vista sobre questões atuais, desenvolvendo suas habilidades de interpretação, criatividade e senso crítico. Além da criação dos memes, a atividade prevê uma fase de exposição dos trabalhos, seguida de uma votação para selecionar os mais criativos e eficazes em comunicar sua mensagem, promovendo uma valiosa troca de perspectivas entre os alunos.
O principal objetivo desta atividade é promover a compreensão dos alunos sobre como as questões sociais, políticas e culturais contemporâneas podem ser abordadas de forma crítica e reflexiva através da mídia digital, como memes, tirinhas e charges. Buscamos também desenvolver habilidades de análise e interpretação de textos multissemióticos, estimular a criatividade, o pensamento crítico e a capacidade dos alunos de argumentar e expressar suas ideias de maneira clara e eficaz. Por meio desta atividade, os alunos apreciarão a importância da crítica e do humor como ferramentas para o engajamento cívico e a expressão pessoal.
A atividade se insere no estudo da linguagem multimodal, específico da área da Língua Portuguesa, explorando textos que combinam palavras, imagens, e possivelmente sons, para produzir significado. Focaremos no desenvolvimento da capacidade crítica dos estudantes, na compreensão de estratégias discursivas e na análise de como o humor e a ironia podem ser empregados para discutir e criticar temas relevantes da sociedade.
A metodologia ativa será o coração desta atividade, promovendo um ambiente de aprendizado participativo onde os alunos serão os principais agentes de seu processo educacional. Inicialmente, haverá uma etapa de introdução e sensibilização sobre o poder dos memes como ferramentas de comunicação. Em seguida, os alunos participarão de workshops práticos para aprenderem sobre a criação de conteúdo digital humorístico. A fase final consiste na criação, exposição e avaliação dos memes, permitindo aos alunos experimentarem um ciclo completo de feedback que culminará na votação dos melhores trabalhos.
As 4 aulas de 50 minutos serão distribuídas da seguinte maneira: Aula 1 - Introdução aos memes e discussão sobre seu papel na sociedade. Aula 2 - Workshop de criação de memes. Aula 3 - Desenvolvimento dos projetos de memes pelos alunos. Aula 4 - Exposição dos memes e votação.
A avaliação será baseada na originalidade, criatividade, clareza da mensagem e eficácia do uso de humor ou ironia para comunicar uma crítica ou opinião sobre o tema escolhido. Cada aluno apresentará seu meme à turma, explicando o processo de criação e as ideias por trás de seu trabalho. Os alunos e professores participarão da votação dos melhores trabalhos, considerando os critérios mencionados. Esta atividade também será uma oportunidade para avaliar as habilidades de argumentação e expressão oral dos alunos, além de sua capacidade de trabalhar em equipe durante a fase de criação.
Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso a computadores ou dispositivos móveis com conexão à internet, softwares de edição de imagem ou aplicativos de criação de memes, projetor para a exposição dos trabalhos e materiais para a votação. Além disso, também serão utilizados recursos didáticos como artigos, vídeos e exemplos de memes que dialogam com os temas sociais, políticos e culturais contemporâneos.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula