Jornalista por um Dia: Decifrando Notícias

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Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Análise Crítica de Notícias

Nesta atividade, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental desempenharão o papel de jornalistas investigativos. O objetivo é que eles pesquisem notícias reais, selecionem uma que lhes interesse e, em grupos, identifiquem o fato central, principais circunstâncias e possíveis consequências. Posteriormente, deverão apresentar suas descobertas à turma, discutindo a perspectiva de abordagem da notícia selecionada e incentivando uma troca de ideias. Este exercício proporciona um entendimento aprofundado de como os fatos são relatados pela mídia e desenvolve habilidades críticas e analíticas nos alunos.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade focam no desenvolvimento da capacidade crítica dos alunos em relação ao consumo de notícias e informações. Através do exercício de identificação e análise de textos jornalísticos, os alunos aprenderão a discernir entre os diferentes modos de abordagem de fatos, interpretar contextos noticiosos e identificar possíveis vieses e implicações. Este processo de escrutínio crítico é essencial para formar cidadãos conscientes em uma sociedade inundada por informações.

  • Desenvolver a capacidade de identificar o fato central em uma notícia.
  • Analisar as circunstâncias que envolvem a notícia e suas possíveis consequências.
  • Estimular a discussão crítica e a troca de ideias entre os alunos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP03: Identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências; em reportagens e fotorreportagens o fato ou a temática retratada e a perspectiva de abordagem, em entrevistas os principais temas/subtemas abordados, explicações dadas ou teses defendidas em relação a esses subtemas; em tirinhas, memes, charge, a crítica, ironia ou humor presente.
  • EF69LP04: Identificar e analisar os efeitos de sentido que fortalecem a persuasão nos textos publicitários, relacionando as estratégias de persuasão e apelo ao consumo com os recursos linguístico-discursivos utilizados, como imagens, tempo verbal, jogos de palavras, figuras de linguagem etc., com vistas a fomentar práticas de consumo conscientes.
  • EF69LP05: Inferir e justificar, em textos multissemióticos – tirinhas, charges, memes, gifs etc. –, o efeito de humor, ironia e/ou crítica pelo uso ambíguo de palavras, expressões ou imagens ambíguas, de clichês, de recursos iconográficos, de pontuação etc.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade é voltado para a compreensão e análise crítica de textos jornalísticos. A abordagem pedagógica abrange o estudo das estruturas de notícias e reportagens, incluindo a identificação de fatos, análise de contextos e o papel dos meios de comunicação na formação da opinião pública. A atividade também promove a leitura crítica e a capacidade de síntese, habilidades fundamentais no desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos.

  • Identificação do fato central em notícias.
  • Análise de circunstâncias e consequências em textos jornalísticos.
  • Discussão e debate em sala de aula sobre diferentes abordagens de fatos.

Metodologia

A metodologia adotada para esta atividade inclui o trabalho em grupo, pesquisa ativa, apresentação oral e debate em sala de aula. Através da cooperação e da troca de informações, os alunos desenvolverão suas habilidades de comunicação e argumentação. A estrutura colaborativa visa fomentar tanto a autonomia individual quanto o espírito de equipe, fundamentais para o desenvolvimento integral do aluno.

  • Trabalho em grupo para pesquisa e análise.
  • Apresentação oral das descobertas.
  • Debate coletivo sobre as notícias analisadas.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está planejado para ser abrangente e progressivo, distribuído em 20 horas de aula, cada uma com 60 minutos. O tempo é dividido de forma a permitir uma imersão detalhada em cada etapa do processo de jornalismo investigativo, assegurando que os alunos tenham tempo suficiente para realizar pesquisas, preparar suas apresentações e participar dos debates.

  • Aula 1: Introdução à atividade e divisão dos grupos.
  • Aula 2-5: Pesquisa de notícias e seleção pela equipe.
  • Aula 6-10: Identificação de fatos centrais e análise contextual.
  • Aula 11-15: Preparação das apresentações.
  • Aula 16-20: Apresentações e debates em sala.

Avaliação

A avaliação dos alunos será contínua e formativa, baseada na participação, colaboração em grupo, qualidade das análises realizadas e eficácia nas apresentações. O professor observará o envolvimento dos alunos durante o processo de pesquisa e debate. Os critérios incluem a capacidade de identificar o fato central e circunstâncias das notícias, coerência e clareza nas comunicações orais e o respeito às opiniões alheias durante as discussões. Um exemplo prático seria avaliar um grupo pela sua habilidade de articular corretamente as implicações de um evento noticioso escolhido, identificando não só o fato central como também propondo conclusões pertinentes e fundamentadas sobre seus possíveis impactos.

Materiais e ferramentas:

Para a execução da atividade serão necessários diversos recursos que facilitem o acesso à informação e a apresentação de trabalhos pelos alunos. Equipamentos como computadores e projetores serão essenciais para a pesquisa e apresentação, enquanto que o uso de internet é crucial para o acesso a bancos de dados de notícias. Materiais impressos e recursos audiovisuais também desempenharão um papel importante, permitindo o aprofundamento na análise das notícias.

  • Computadores ou tablets para pesquisa.
  • Acesso à internet.
  • Projetor multimídia para apresentações.
  • Bibliografia de apoio sobre análise crítica da mídia.
  • Quadro branco e materiais de escrita.

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