Jornalistas em Ação: Crie Seu Próprio Podcast

Desenvolvida por: Sônia … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Produção e Edição de Podcasts Culturais

Neste projeto, os alunos do 9º ano serão divididos em equipes para criar podcasts culturais. Cada grupo terá a liberdade de escolher um tema de interesse juvenil, seja local ou global. Os estudantes começarão com uma pesquisa aprofundada sobre o tema escolhido para posterior desenvolvimento de roteiros. Utilizando ferramentas de edição de áudio, eles irão gravar seus episódios, integrando músicas de fundo e efeitos sonoros para enriquecer a produção. Após a finalização, cada grupo apresentará suas gravações para os colegas de turma. Este exercício servirá para fomentar habilidades de pesquisa, escrita, edição de áudio e crítica. Também promoverá o trabalho em equipe e o desenvolvimento de uma abordagem criativa e relevante para temas contemporâneos. Ao final, os alunos avaliarão mutuamente os podcasts com base em critérios de criatividade, relevância e uso da norma culta.

Objetivos de Aprendizagem

A atividade tem como objetivos fundamentais incentivar o desenvolvimento da expressão oral e escrita dos alunos, promover a colaboração e o trabalho em equipe, e estimular habilidades críticas de pesquisa e análise. Os alunos serão expostos a situações práticas que permitem a aplicação dos conhecimentos adquiridos dentro e fora da sala de aula. Além disso, espera-se que a atividade instigue um interesse pelos temas discutidos por meio de uma abordagem multimodal atraente e desafiante, promovendo o protagonismo do aluno na construção do conhecimento.

  • Estimular a pesquisa crítica sobre temas atuais de interesse juvenil.
  • Desenvolver habilidades de escrita e oratória através da produção de roteiros e gravação de podcasts.
  • Fomentar o uso apropriado da norma culta na comunicação oral e escrita.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP06: Produzir e publicar notícias, fotodenúncias, fotorreportagens, reportagens, reportagens multimidiáticas, infográficos, podcasts noticiosos, entrevistas, cartas de leitor, comentários, artigos de opinião de interesse local ou global, textos de apresentação e apreciação de produção cultural – resenhas e outros próprios das formas de expressão das culturas juvenis, tais como vlogs e podcasts culturais, gameplay, detonado etc.– e cartazes, anúncios, propagandas, spots, jingles de campanhas sociais, dentre outros em várias mídias, vivenciando de forma significativa o papel de repórter, de comentador, de analista, de crítico, de editor ou articulista, de booktuber, de vlogger (vlogueiro) etc., como forma de compreender as condições de produção que envolvem a circulação desses textos e poder participar e vislumbrar possibilidades de participação nas práticas de linguagem do campo jornalístico e do campo midiático de forma ética e responsável, levando-se em consideração o contexto da Web 2.0, que amplia a possibilidade de circulação desses textos e “funde” os papéis de leitor e autor, de consumidor e produtor.
  • EF69LP08: Revisar/editar o texto produzido – notícia, reportagem, resenha, artigo de opinião, dentre outros –, tendo em vista sua adequação ao contexto de produção, a mídia em questão, características do gênero, aspectos relativos à textualidade, a relação entre as diferentes semioses, a formatação e uso adequado das ferramentas de edição (de texto, foto, áudio e vídeo, dependendo do caso) e adequação à norma culta.
  • EF69LP23: Contribuir com a escrita de textos normativos, quando houver esse tipo de demanda na escola – regimentos e estatutos de organizações da sociedade civil do âmbito da atuação das crianças e jovens (grêmio livre, clubes de leitura, associações culturais etc.) – e de regras e regulamentos nos vários âmbitos da escola – campeonatos, festivais, regras de convivência etc., levando em conta o contexto de produção e as características dos gêneros em questão.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático aborda a integração entre pesquisa, produção textual e habilidades técnicas de edição de áudio, utilizando temas relevantes para a juventude atual. A proposta busca articular teoria e prática de forma que os alunos possam perceber a aplicabilidade dos conhecimentos linguísticos na produção cultural e midiática. O podcast cultural torna-se, assim, um meio para explorar diferentes linguagens e semioses, promovendo uma experiência didática completa e inovadora.

  • Pesquisa de temas culturais relevantes para a juventude.
  • Escrita e estruturação de roteiros para mídia de áudio.
  • Técnicas básicas de edição de áudio e integração de elementos sonoros.

Metodologia

A metodologia adotada será predominantemente prática e colaborativa, envolvendo os alunos em todas as etapas do processo de criação dos podcasts. Ao incentivar o trabalho em grupo, busca-se desenvolver habilidades de comunicação, negociação e resolução de problemas. As ferramentas tecnológicas são utilizadas como meios facilitadores, aproximando os alunos do contexto midiático contemporâneo e promovendo uma aprendizagem ativa e significativa. O feedback entre pares será um componente crucial para a reflexão crítica e o crescimento individual e coletivo.

  • Trabalho colaborativo em grupos.
  • Utilização de ferramentas tecnológicas para gravação e edição de áudio.
  • Apresentações e sessões de feedback entre pares.

Aulas e Sequências Didáticas

O plano está dividido em duas sessões de 60 minutos, permitindo uma abordagem estruturada para que os alunos possam cumprir as diferentes fases de produção. Dessa forma, o cronograma foi planejado para que cada sessão ofereça tempo suficiente para a execução das tarefas propostas, ao mesmo tempo que proporciona espaço para discussão e ajustes necessários conforme o desenvolvimento de cada etapa.

  • Aula 1: Introdução ao projeto, formação de grupos, escolha de temas e início da pesquisa.
  • Aula 2: Desenvolvimento dos roteiros, gravação dos podcasts e aplicação da avaliação entre pares.

Avaliação

Os alunos serão avaliados de forma contínua, considerando o processo como um todo, desde a pesquisa inicial até a apresentação final do podcast. A avaliação irá analisar a capacidade de pesquisa, a correção textual e a criatividade no desenvolvimento dos roteiros. Durante a gravação e edição, serão observadas suas habilidades técnicas e o uso criativo dos recursos sonoros. A apresentação final para a turma e a análise crítica do trabalho dos colegas, utilizando critérios acordados previamente, também serão elementos importantes da avaliação. Exemplos de critérios incluem a clareza e coesão do roteiro, a qualidade de produção do áudio e a adequação ao público-alvo.

Materiais e ferramentas:

Os materiais necessários para a realização desta atividade incluem tanto recursos materiais quanto tecnológicos. Ferramentas de edição de áudio são essenciais para que os estudantes possam gravar e editar seus podcasts, além de computadores ou tablets para pesquisa e criação dos roteiros. O uso de smartphones também é encorajado, pois facilita a gravação e a inclusão de efeitos sonoros facilmente acessíveis.

  • Computadores ou tablets para pesquisa e escrita de roteiros.
  • Software de edição de áudio (ex. Audacity, GarageBand).
  • Smartphones ou gravadores para captação de áudio.

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