Nesta atividade, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de se tornarem jornalistas por um dia, adotando uma abordagem prática e interativa para a produção de notícias em diversos formatos como textos escritos, vídeos e podcasts. A proposta é que, antes de virem para a sala de aula, os grupos de alunos escolham temas de interesse pessoal, local ou global, e iniciem uma pesquisa para coletar informações e elaborar um esboço do conteúdo a ser produzido. Durante as aulas, com o auxílio do professor, os alunos irão editar e aprimorar seus materiais, aprendendo na prática sobre a produção jornalística em diferentes mídias, além de desenvolver habilidades como trabalho em equipe e pensamento crítico. Os temas podem abranger desde acontecimentos locais até questões globais, permitindo a exploração de diversas áreas do conhecimento. Esta atividade almeja não só incrementar o domínio dos alunos sobre os gêneros jornalísticos, mas também fomentar a análise crítica do contexto em que as notícias são produzidas e consumidas, preparando-os para uma cidadania ativa e informada.
Essa atividade visa desenvolver competências essenciais na formação dos estudantes, tanto no âmbito da comunicação quanto no crítico-analítico. Espera-se que os alunos sejam capazes de investigar e selecionar informações relevantes sobre temas de sua escolha, organizando-as de maneira lógica e coerente para produção de notícias em diversos formatos. Através da prática da edição e refinamento dos trabalhos em um ambiente colaborativo, os estudantes terão a oportunidade de entender as características específicas dos diferentes gêneros jornalísticos e a importância do contexto na produção de notícias, além de exercitar habilidades sociais importantes como a colaboração e o respeito por opiniões divergentes.
O conteúdo programático englobará a estruturação de notícias, técnicas de escrita jornalística, produção de vídeos e podcasts, além de noções básicas sobre ética jornalística e a importância da verificação de fatos. Serão abordadas as diferentes etapas da produção jornalística, desde a pesquisa inicial até a edição final do material. Também serão discutidos os impactos sociais das notícias e a responsabilidade dos jornalistas perante a sociedade. O objetivo é proporcionar aos alunos uma visão abrangente do jornalismo, preparando-os para entender e produzir conteúdos jornalísticos de forma responsável e informada.
Adotaremos a metodologia ativa da Sala de Aula Invertida, juntamente com a Aprendizagem Baseada em Jogos. Ao trabalhar com a produção jornalística fora da sala e dedicar o tempo em classe para a edição colaborativa e refinamento do trabalho, os alunos terão uma aprendizagem mais significativa e engajada. O uso de jogos e simulações de redação de notícias facilitará a compreensão dos gêneros jornalísticos e das técnicas de produção de conteúdo, tornando o processo de aprendizagem dinâmico e interativo. A colaboração em grupo será incentivada em todas as etapas, promovendo a troca de ideias e a construção coletiva do conhecimento.
A atividade será realizada em quatro aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao projeto e começarão a pesquisa sobre os temas escolhidos. Na segunda e terceira aulas, o foco será a edição colaborativa e o aprimoramento dos materiais produzidos. A última aula será dedicada à apresentação dos projetos finais e à reflexão coletiva sobre o aprendizado.
A avaliação será contínua, observando o envolvimento dos alunos com a atividade, a capacidade de trabalho em equipe, a qualidade da pesquisa realizada, a criatividade e adequação dos materiais produzidos aos gêneros jornalísticos, além do processo de edição e refinamento dos trabalhos. Será dada especial atenção à habilidade dos alunos de receber e aplicar feedback construtivo. Exemplos específicos de critérios de avaliação incluirão a clareza da apresentação dos fatos, a correta verificação das fontes e a eficácia da comunicação no formato escolhido. A avaliação final também considerará a reflexão dos alunos sobre seu próprio processo de aprendizagem e como aplicaram as habilidades adquiridas.
Para a realização desta atividade, será necessário acesso a computadores com internet e softwares de edição de texto e audiovisual, como pacotes de escritório e editores de vídeo e áudio gratuitos disponíveis online. Microfones e câmeras, quando necessário, também serão utilizados para a produção de podcasts e vídeos. Serão empregados materiais de apoio como guias de escrita jornalística e tutoriais de produção audiovisual, além de jogos educativos que simulem o ambiente de trabalho jornalístico. A utilização de jornais e sites de notícias como referência para análise e estudo também será encorajada.
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