Juízo de Reality Show Publicitário

Desenvolvida por: Camila… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Publicidade e Argumentação

Esta atividade prática simula a criação de um reality show na sala de aula, onde os alunos são divididos em grupos e desafiados a criar uma propaganda inovadora. Inicialmente, haverá uma breve explanação sobre técnicas de persuasão e recursos publicitários, introduzindo conceitos fundamentais da argumentação. Após, os grupos escolherão um produto, real ou fictício, para desenvolver uma campanha criativa. A ênfase estará na aplicação prática dos conceitos de argumentação, persuasão e estratégias de impacto publicitário. Os alunos terão então a tarefa de criar e apresentar suas propagandas como se estivessem em um episódio de um reality show, com um júri avaliando as campanhas. Este júri poderá incluir outros professores ou alunos de outras turmas, promovendo uma interação ampla e um feedback construtivo. A atividade busca desenvolver habilidades de comunicação, criatividade e argumentação, crucial para a formação crítica dos estudantes.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é engajar os alunos na utilização prática de técnicas de argumentação e persuasão em um contexto publicitário, fomentando a criatividade, o trabalho em equipe e a capacidade de comunicação efetiva. Visa também promover a compreensão crítica dos mecanismos publicitários, estimulando os estudantes a analisarem e criarem mensagens persuasivas, considerando os impactos éticos e sociais. Através desta dinâmica, espera-se que os alunos aprimorem suas habilidades de análise de textos, uso consciente de estratégias argumentativas e capacidade de síntese e apresentação.

  • Desenvolver habilidades de argumentação e persuasão
  • Estimular a criatividade e inovação na criação de campanhas publicitárias
  • Promover o trabalho em equipe e aprimorar habilidades comunicativas
  • Analisar criticamente os mecanismos e estratégias publicitárias
  • Aplicar conceitos teóricos de argumentação em um projeto prático

Conteúdo Programático

Os conteúdos abordados incluem as estruturas e técnicas de argumentação, tipologias textuais com foco em textos argumentativos e propositivos, recursos estilísticos e persuasivos utilizados em textos publicitários, bem como a análise crítica de propagandas. Essa abordagem permite aos alunos entender a importância da escolha certa de argumentos, a construção de discursos persuasivos e o desenvolvimento da consciência crítica frente aos impactos da publicidade.

  • Técnicas de persuasão e argumentação em textos publicitários
  • Análise de campanhas publicitárias reais
  • Criação e desenvolvimento de propagandas
  • Apresentação e avaliação de campanhas em formato de reality show

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa e estratégias como Aprendizagem Baseada em Projetos e Sala de Aula Invertida, os alunos serão protagonistas de sua aprendizagem. A preparação inicial fornecerá o conhecimento base através de materiais previamente disponibilizados e uma explicação introdutória. Durante as atividades práticas, os estudantes trabalharão em grupos para aplicar conceitos teóricos na criação de campanhas publicitárias, culminando na apresentação em um formato inspirado em reality shows. Este formato dinâmico visa não apenas a aplicação prática do conhecimento, mas também a avaliação entre pares e a reflexão crítica sobre o trabalho desenvolvido.

  • Aula expositiva com introdução aos conceitos chave
  • Trabalho em grupo para o desenvolvimento das campanhas
  • Apresentação das campanhas em formato de reality show
  • Avaliação e feedback dos projetos pelo júri e por outros alunos

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos. Na primeira aula, ocorrerá a introdução aos conceitos e a formação dos grupos, seguida do início do desenvolvimento das campanhas. Na segunda aula, os grupos finalizarão suas campanhas e farão as apresentações, com a sessão de avaliação conduzindo o encerramento da atividade.

  • Aula 1: Introdução aos conceitos e início do desenvolvimento das campanhas
  • Aula 2: Finalização e apresentação das campanhas, seguida de avaliação

Avaliação

A avaliação será baseada na criatividade, na aplicação correta das técnicas de argumentação e persuasão aprendidas, na eficácia comunicativa da campanha e na capacidade de trabalho em equipe. Consideraremos também a coerência e coesão do discurso, o uso adequado de recursos visuais e a qualidade geral da apresentação. A participação dos alunos durante todo o processo, incluindo as etapas de planejamento e desenvolvimento, será igualmente valorizada. A avaliação por um júri e por votação entre pares enfatizará a reflexão crítica sobre as próprias produções e a dos colegas, promovendo um ambiente enriquecedor de aprendizado colaborativo.

Materiais e ferramentas:

Serão necessários recursos multimídia para a apresentação das campanhas, incluindo projetor, computador e sistema de som. Acesso à internet será essencial para pesquisa e desenvolvimento das ideias. Materiais de escrita e papel, como cartolinas e marcadores, poderão ser utilizados para a elaboração de esboços e recursos visuais das campanhas. Materiais digitais de apoio para a compreensão de conceitos de argumentação e publicidade também serão disponibilizados.

  • Projetor e sistema de som para apresentações
  • Computadores e acesso à internet para pesquisa
  • Materiais de escrita e papel para esboços

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo