Julgamento Simulado: A Rainha Está Morta

Desenvolvida por: Tauana… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Oralidade, Leitura, Análise linguística/semiótica, Produção de textos

A atividade proposta consiste em um julgamento simulado, baseado no livro 'A rainha está morta', de Pedro Guerra. Os alunos do 9º ano serão divididos em grupos, atuando como acusação, defesa e júri. Durante cinco aulas, eles estudarão o conteúdo da obra, desenvolvendo suas capacidades de análise crítica e argumentativa. Essa metodologia permite que os estudantes exercitem suas habilidades em leitura e interpretação, ao mesmo tempo em que aprimoram a oralidade em um contexto prático. A prática do julgamento estimula o trabalho em equipe, a liderança, a tomada de decisões e o respeito aos turnos de fala, essenciais tanto para a formação escolar como para desafios futuros. O resultado esperado é que os alunos apresentem suas argumentações de forma clara e embasada, demonstrando uma compreensão aprofundada da narrativa e suas implicações.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desse plano de aula visam promover a interpretação avançada de textos, a produção de argumentos sólidos e o desenvolvimento de habilidades de comunicação oral. Os alunos serão desafiados a aplicar o conhecimento teórico em práticas que incentivam o pensamento crítico e a resolução de problemas através de discussões interativas. Essa abordagem busca preparar os estudantes para desafios acadêmicos e profissionais, promovendo o diálogo, o respeito a diferentes pontos de vista e a liderança em contextos colaborativos.

  • Desenvolver a capacidade de interpretação e análise crítica de texto.
  • Aprender a construir e apresentar argumentações coerentes e persuasivas.
  • Promover a compreensão e respeito às opiniões divergentes durante discussões.
  • Estimular a liderança e tomada de decisão em ambientes colaborativos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP07: Produzir textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto produção e circulação – os enunciadores envolvidos, os objetivos, o gênero, o suporte, a circulação -, ao modo (escrito ou oral; imagem estática ou em movimento etc.), à variedade linguística e/ou semiótica apropriada a esse contexto, à construção da textualidade relacionada às propriedades textuais e do gênero), utilizando estratégias de planejamento, elaboração, revisão, edição, reescrita/redesign e avaliação de textos, para, com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, corrigir e aprimorar as produções realizadas, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de concordância, ortografia, pontuação em textos e editando imagens, arquivos sonoros, fazendo cortes, acréscimos, ajustes, acrescentando/ alterando efeitos, ordenamentos etc.
  • EF69LP11: Identificar e analisar posicionamentos defendidos e refutados na escuta de interações polêmicas em entrevistas, discussões e debates (televisivo, em sala de aula, em redes sociais etc.), entre outros, e se posicionar frente a eles.
  • EF69LP15: Apresentar argumentos e contra-argumentos coerentes, respeitando os turnos de fala, na participação em discussões sobre temas controversos e/ou polêmicos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade está centrado na análise literária, no desenvolvimento de habilidades argumentativas e na prática da oralidade. Ao seguir o enredo de 'A rainha está morta', os alunos mergulharão em aspectos linguísticos e estilísticos do texto, possibilitando uma compreensão crítica. A atividade também englobará a prática de produção e interpretação de discursos orais, permitindo aos alunos aplicarem seus aprendizados em simulações de contextos reais, preparando-os para o futuro escolar e profissional através de uma abordagem interdisciplinar com ênfase em habilidades sociais e cognitivas avançadas.

  • Leitura e interpretação de 'A rainha está morta'.
  • Discussão de temas e personagens da obra.
  • Prática de argumentação e contra-argumentação.
  • Dinâmica de julgamento simulado.

Metodologia

O plano de aula utiliza metodologias ativas e participativas, como o julgamento simulado, para proporcionar um ambiente dinâmico e engajador de aprendizado. Através de uma combinação de aulas expositivas, rodas de debate e atividades práticas, os alunos irão explorar a complexidade do texto e desenvolver habilidades argumentativas e orais. A integração de metodologias que promovem a participação ativa dos alunos é essencial para a efetividade do aprendizado, incentivando o protagonismo e a análise crítica através de uma abordagem prática e contextualizada.

  • Aula Expositiva para introdução do tema.
  • Roda de Debates para discussão de ideias.
  • Julgamento simulado como prática de aplicação.
  • Trabalho em grupo para fortalecimento da colaboração.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma está distribuído em cinco aulas distintas, cada uma com foco em uma parte do processo de julgamento simulado. Inicia-se com uma apresentação do tema e contexto da obra, seguida por uma roda de debates para aprofundamento das ideias principais. Nos dias subsequentes, os alunos se organizam em grupos para desenvolver suas estratégias de acusação e defesa. As últimas aulas são dedicadas à apresentação e execução do julgamento simulado, culminando em uma atividade prática que reflete as habilidades adquiridas ao longo do processo.

  • Aula 1: Introdução à obra e contextualização do julgamento.
  • Momento 1: Apresentação da Obra (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula dando boas-vindas aos alunos e contextualizando a importância do livro 'A rainha está morta' para a atividade do julgamento simulado. Explique brevemente a trama principal da obra e seus personagens centrais. É importante que você destaque os aspectos principais que serão abordados durante o julgamento, utilizando um texto impresso como apoio.

    Momento 2: Definição da Atividade de Julgamento (Estimativa: 10 minutos)
    Explique aos alunos a estrutura da atividade ao longo das próximas aulas, que envolvem leitura, análise e o julgamento simulado acerca da obra. Cite a divisão de papéis: acusação, defesa e júri. Abra espaço para que os alunos façam perguntas, garantindo que todos entendam a dinâmica do projeto.

    Momento 3: Distribuição do Material de Apoio (Estimativa: 10 minutos)
    Distribua cópias do trecho selecionado de 'A rainha está morta' e outros materiais de apoio necessários para a compreensão do contexto do julgamento. Oriente os alunos a lerem o trecho em conjunto. Essa atividade desenvolve a competência leitora e contextualiza os alunos no universo da obra. Observe se todos estão participando e compreendendo o material.

    Momento 4: Discussão Inicial sobre o Texto (Estimativa: 15 minutos)
    Forme pequenos grupos de discussão entre os alunos para que compartilhem suas primeiras impressões sobre o trecho lido. Permita que eles discutam ideias sobre as motivações dos personagens e como elas influenciam o desenrolar da história. Enquanto isso, circule pela sala, incentivando a participação daqueles estudantes que ainda estão tímidos. Faça pequenas intervenções se necessário.

    Momento 5: Fechamento da Aula e Reflexão (Estimativa: 5 minutos)
    Conclua a aula resumindo os principais pontos discutidos. Reforce a importância da preparação individual e coletiva para o julgamento simulado nas aulas seguintes. Indique que na próxima aula haverá uma roda de debate mais aprofundada sobre os temas do livro. Avalie a participação dos alunos ao longo das atividades, identificando aqueles que demonstraram maior compreensão e interação.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Considere adaptar a forma de leitura para alunos que possam ter dificuldades específicas, como dislexia, permitindo que leiam em pares ou em voz alta para a turma, auxiliando na compreensão compartilhada. Use descrições visuais ou esquemas no quadro para resumir o conteúdo principal, ajudando aqueles que têm facilidade com informações visuais. Incentive todos a expressarem suas opiniões durante as discussões em grupos, garantindo que todos sejam ouvidos e respeitados. Ensine estratégias de como acolher divergências, promovendo um ambiente seguro para a troca de ideias. Peça à escola ou coordenação recursos adicionais caso necessário. Mantenha um tom encorajador para que os alunos se sintam à vontade para participar, valorizando suas contribuições.

  • Aula 2: Roda de debates sobre os temas centrais do livro.
  • Momento 1: Introdução ao Debate (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula apresentando o objetivo do debate e reforçando a importância de cada aluno expressar suas opiniões de maneira respeitosa e fundamentada. Utilize um quadro branco para listar os temas centrais do livro que serão discutidos e permita que alunos façam sugestões de outros temas relevantes, garantindo que o foco se mantenha nos aspectos principais da obra. Estabeleça regras claras para a condução do debate, como o respeito ao tempo de fala e a necessidade de argumentos embasados.

    Momento 2: Formação de Grupos de Discussão (Estimativa: 10 minutos)
    Divida a turma em pequenos grupos, assegurando que cada grupo tenha diversidade de opiniões. Oriente cada grupo a escolher um tema do debate ou associe temas específicos a grupos distintos. Dê instruções para que discutam internamente, destaquem os argumentos principais para apresentarem ao restante da turma. Circule pelos grupos para observar a dinâmica, intervenha se necessário, orientando aqueles que apresentarem dificuldades em manter o foco.

    Momento 3: Apresentação dos Resultados dos Grupos (Estimativa: 20 minutos)
    Convide representantes de cada grupo para compartilharem suas conclusões com a turma. Durante essa parte, incentive perguntas e comentários dos demais colegas, criando um ambiente de interação construtiva. Reforce a necessidade de educação e respeito durante as intervenções, e aproveite para pontuar questões que tenham escapado ou reforçar argumentos mais relevantes. Avalie a participação dos alunos, observando a clareza e coerência das argumentações apresentadas. Guie a turma com perguntas provocativas que possam expandir a discussão.

    Momento 4: Reflexão Final e Síntese (Estimativa: 10 minutos)
    Conduza a turma a uma reflexão sobre o debate, questionando o que aprenderam e como poderiam aplicar tais habilidades em diferentes contextos. Resuma os pontos mais pertinentes levantados pelos estudantes, destacando exemplos de liderança e argumentação bem-sucedidos. Incite os alunos a pensar no papel do respeito às opiniões divergentes como parte vital do desenvolvimento pessoal e acadêmico. Oriente-os sobre como podem preparar-se para o julgamento simulado, baseado nas conclusões do debate.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para garantir que todos os alunos possam participar plenamente, adapte a formação dos grupos de forma que os alunos mais tímidos ou com dificuldade de expressão se sintam encorajados a participar. Ofereça apoio extra, como auxílio na articulação de ideias, aos alunos que precisarem. Utilize recursos visuais ou anotações no quadro para complementar as explicações e ajudar na organização do pensamento dos alunos que têm mais facilidade com informações visuais. Promova um ambiente de debate seguro e acolhedor, onde a diversidade de pensamentos seja valorizada e não julgada. Faça uso de linguagem encorajadora para estimular a participação de todos, e incentive a empatia e o apoio mútuo entre os alunos.

  • Aula 3: Formação dos grupos e início da preparação dos casos.
  • Momento 1: Introdução à Formação dos Grupos (Estimativa: 10 minutos)
    Comece a aula contextualizando a importância do trabalho em grupo para a atividade do julgamento simulado. Explique como cada grupo será responsável por uma parte específica do julgamento: acusação, defesa e júri. Distribua fichas coloridas ou numeradas para formar os grupos de maneira equitativa, assegurando diversidade de pensamentos em cada equipe.

    Momento 2: Estabelecimento de Papéis e Estruturação Inicial (Estimativa: 15 minutos)
    Oriente os alunos a selecionar os papéis dentro do grupo, como porta-voz, responsável por pesquisas, anotador, entre outros. Ofereça exemplos práticos de como cada papel pode contribuir efetivamente para o trabalho coletivo. Permita que os alunos discutam e cheguem a um consenso sobre a distribuição de papéis, auxiliando aqueles que apresentarem dificuldades em se posicionar. Incentive uma primeira conversa sobre as estratégias que cada grupo pode adotar no julgamento.

    Momento 3: Início da Preparação dos Casos (Estimativa: 20 minutos)
    Instrua os grupos a começarem a preparação de suas linhas de argumento conforme o papel designado (acusação, defesa ou júri). Incentive a discussão sobre possíveis pontos fortes e desafios do caso que estão desenvolvendo. Circule entre os grupos, esclarecendo dúvidas, oferecendo feedback imediato e apontando caminhos que possam ser explorados. Avalie a participação ativa dos alunos e a forma como eles estão colaborando para criar argumentos consistentes. Utilize perguntas abertas para provocar reflexão e estimular o pensamento crítico.

    Momento 4: Reflexão e Planejamento para Continuidade (Estimativa: 5 minutos)
    Finalize a aula com uma breve reflexão sobre o andamento de cada grupo. Pergunte aos alunos o que foi fácil ou desafiador nesse início de preparação e como pretendem superar dificuldades nas próximas aulas. Reforce a importância da responsabilidade coletiva e sugira que cada grupo defina um plano de ação para a próxima fase do trabalho. Estimule os alunos a continuarem a pesquisa e revisão dos seus argumentos em casa, preparando-se para os ensaios da próxima aula.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Avalie a dinâmica dos grupos para garantir que todos os alunos estão se sentindo à vontade para participar. Se necessário, redistribua tarefas para otimizar a contribuição de cada aluno, especialmente aqueles mais tímidos ou que tenham dificuldades em algum aspecto. Ofereça suporte extra na elaboração de argumentos ou na organização das ideias de forma lógica. Utilize mapas mentais ou esquemas no quadro como forma de registro das ideias discutidas, o que pode facilitar a compreensão de alunos que têm preferência por informações visuais. Mantenha um relacionamento de confiança com os alunos, promovendo um ambiente de apoio mútuo e empatia.

  • Aula 4: Desenvolvimento das argumentações e ensaios.
  • Momento 1: Revisão das Argumentações (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula pedindo aos alunos que revisem as linhas de argumentação desenvolvidas na aula anterior. Oriente-os a reavaliar a coerência e a consistência de seus argumentos, considerando possíveis pontos de contra-argumentação. Permita que compartilhem dúvidas ou pontos que consideram frágeis. Avalie através de observação e intervenha se necessário, oferecendo feedback imediato para ajustes.

    Momento 2: Reforço Teórico e Prático (Estimativa: 10 minutos)
    Conduza uma breve explicação sobre características de uma argumentação forte e persuasiva, ressaltando a importância de evidências e clareza. Utilize exemplos claros, sem ultrapassar o tempo, e abra espaço para perguntas. Incorpore esse momento como um reforço teórico que embasará a prática. Avalie o entendimento através das respostas dadas às perguntas dos alunos.

    Momento 3: Desenvolvimento das Argumentações (Estimativa: 20 minutos)
    Divida a turma nos grupos já formados e oriente-os a aprofundar suas argumentações. Incite a discussão de dados e exemplos que possam fortalecer suas posições, incentivando a troca de apontamentos entre os membros. Circule entre os grupos, verificando o andamento, oferecendo sugestões e apontando correções necessárias. Avalie o envolvimento dos alunos e a evolução das argumentações.

    Momento 4: Ensaios (Estimativa: 10 minutos)
    Peça aos grupos que ensaiem suas apresentações de argumentação. Este deve ser um momento para praticar a oralidade, temporizar sua fala e prever questões do júri. Permita que alguns grupos apresentem trechos para a turma, recebendo feedback do professor e colegas. Avalie o desempenho e a habilidade dos alunos em articular suas ideias e responder prontamente a questionamentos.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Certifique-se de que todos os alunos estão confortáveis com seus papéis. Incentive a participação ao permitir que alunos com mais dificuldade em exposição oral desempenhem funções de suporte como pesquisas adicionais ou compilação de dados. Se necessário, organize apresentações de forma que alunos mais tímidos se apresentem em grupos menores para minimizar a ansiedade. Garanta que os exemplos utilizados sejam claros e, se preciso, ajuste o vocabulário de acordo com o nível de compreensão dos alunos. Promova um ambiente acolhedor, destacando o valor das contribuições de todos, tornando evidente que a prática do ensaio em um espaço seguro ajudará no futuro julgamento simulado.

  • Aula 5: Realização do julgamento simulado.
  • Momento 1: Preparação Inicial (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula revisando rapidamente as regras do julgamento simulado e a função de cada grupo: acusação, defesa e júri. Reforce a importância do respeito às falas e o uso de argumentação embasada. Organize a sala de forma que favoreça o julgamento, como um tribunal. Distribua fichas de papel para que os alunos no júri possam anotar observações.

    Momento 2: Apresentação da Acusação (Estimativa: 12 minutos)
    Permita que o grupo de acusação apresente suas argumentações. Oriente-os a utilizar linguagem clara e objetiva. Observe e anote a clareza e coerência das ideias apresentadas. Sugira intervenções ou esclarecimentos se necessário. Após a apresentação, abra espaço para perguntas do júri.

    Momento 3: Apresentação da Defesa (Estimativa: 12 minutos)
    Conceda a vez ao grupo de defesa, pedindo que apresentem seus argumentos contra as alegações da acusação. Garanta que o grupo siga a estrutura previamente estabelecida e intervenha apenas se necessário para manter o fluxo. Ao final, permita perguntas e comentários do júri.

    Momento 4: Deliberação do Júri (Estimativa: 10 minutos)
    Peça ao júri que se reúna para discutir as apresentações e formular uma conclusão. Certifique-se de que todos do júri têm voz na decisão e que as escolhas estão bem fundamentadas. Circule entre eles para oferecer suporte ou responder dúvidas.

    Momento 5: Anúncio e Reflexão (Estimativa: 6 minutos)
    Solicite que o júri anuncie sua decisão. Depois, faça uma reflexão com a turma sobre o experimento do julgamento simulado. Pergunte o que aprenderam sobre argumentação e discussão de ideias e como essa experiência pode ser aplicada em situações reais. Encerre agradecendo o empenho de todos.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Durante o julgamento, é importante relembrar a todos os alunos de respeitar o tempo de fala dos colegas. Para garantir que todos tenham oportunidade de participar, incentive os alunos mais tímidos a contribuírem durante suas falas ou no papel de júri. Se necessário, redistribua papéis na organização da sala para acomodar melhor seus alunos. Assegure-se de que os exemplos e argumentações mais complexas sejam explicadas de forma clara. Observe se algum aluno precisa de ajuda adicional e esteja disponível para esclarecimentos durante toda a atividade. Mantenha uma postura de escuta ativa e intervenha sempre que necessário para afirmar a segurança em expressar opiniões. Caso perceba alguma dificuldade não prevista, anote a situação para buscar auxílio na coordenação pedagógica posteriormente.

Avaliação

O processo de avaliação é multifacetado, focando no desenvolvimento integral das habilidades dos alunos. Primeiramente, uma avaliação formativa será realizada durante as rodas de debate e ensaios, onde os alunos recebem feedback imediato para ajustes. Os critérios incluem clareza de expressão, coerência das argumentações e respeito aos turnos de fala. Ao final, uma avaliação somativa analisa a apresentação no julgamento simulado, observando a capacidade de argumentação e adaptação ao papel desempenhado. Essa abordagem promulga feedbacks construtivos que suportam o progresso contínuo e justiça avaliativa, considerando diferenças individuais e o respeito ao processo de aprendizado de cada aluno.

  • Avaliação formativa durante debates e ensaios.
  • Feedback pontual e construtivo contínuo.
  • Avaliação somativa na execução do julgamento.
  • Adaptação dos critérios para contextos específicos.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para essa atividade são simples, evitando onerar o professor ou a escola. Serão utilizados materiais impressos referentes à leitura e análise da obra, além de recursos visuais, como flip charts ou quadros brancos para a organização das ideias durante o julgamento. Essas ferramentas ajudarão a promover o entendimento e a prática sem exigir o uso de tecnologia digital, o que também atende às diretrizes da atividade. A simplicidade e eficácia desses recursos garantem uma execução eficiente do plano pedagógico.

  • Texto impresso de 'A rainha está morta'.
  • Quadros brancos e marcadores.
  • Folhas para anotações e roteiros de debate.
  • Materiais visuais de apoio ao julgamento.

Inclusão e acessibilidade

Entendemos o desafio diário que é garantir o aprendizado igualitário em salas de aula cada vez mais diversas. Para promover inclusão e acessibilidade, sugerimos estratégias que envolvem a simplificação de tarefas complexas em passos menores e gerenciáveis, oferecendo suporte individualizado conforme necessário. O ambiente de julgamento simulado permite que os alunos expressem suas ideias de diversas formas, respeitando diferentes estilos de comunicação. Sempre que possível, evite adaptações de custo elevado, preferindo abordagens inclusivas que integrem todos os alunos de maneira equitativa e representativa, garantindo um espaço seguro e respeitoso para a troca de experiências e aprendizado coletivo.

  • Dividir tarefas complexas em passos menores.
  • Oferecer apoio individualizado sempre que necessário.
  • Estimular diferentes formas de comunicação e interação.
  • Promover um ambiente de respeito e equidade.

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