Laboratório de Análise Linguística

Desenvolvida por: Vm Gar… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Análise linguística e produção de textos

Nesta atividade, denominada Laboratório de Análise Linguística, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental serão divididos em grupos para explorar a riqueza dos mecanismos linguísticos presentes em uma variedade de textos. Receberão extratos de obras literárias, artigos de opinião, notícias, propagandas entre outros gêneros textuais, com o objetivo de analisá-los sob a perspectiva de elementos como figuras de linguagem, estruturas gramaticais e mecanismos de coesão e coerência. Cada grupo será responsável por identificar e discutir as características linguísticas dos textos recebidos e preparar um mini-seminário para compartilhar suas descobertas com a turma. Este método de ensino visa fomentar nos estudantes uma compreensão aprofundada dos textos, promovendo a capacidade analítica, crítica e criativa na utilização da língua portuguesa.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é desenvolver nos alunos habilidades de análise crítica de diferentes gêneros textuais, reconhecendo a importância das estruturas linguísticas, das figuras de linguagem e dos mecanismos de coesão e coerência na construção dos significados dos textos. Almejamos que os estudantes possam, a partir da aplicação de conceitos teóricos na prática, entender como esses elementos são essenciais para a interpretação e produção textual, fortalecendo assim suas competências de leitura e escrita.

  • Analisar e interpretar textos de diversos gêneros, identificando seus elementos constitutivos
  • Reconhecer e aplicar estruturas gramaticais e figuras de linguagem na análise textual
  • Desenvolver habilidades de apresentação e argumentação em público
  • Fomentar o trabalho colaborativo e a capacidade de síntese e crítica
  • Estimular a percepção da importância dos mecanismos linguísticos na composição e compreensão dos textos

Conteúdo Programático

Este plano abrange a análise detalhada de textos de gêneros variados, focando em aspectos linguísticos como o uso de figuras de linguagem, a aplicação de estruturas gramaticais e a importância dos elementos de coesão e coerência. Além disso, promove uma prática de análise e síntese dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, e a aplicação desses conceitos na compreensão e produção textual.

  • Figuras de linguagem e sua funcionalidade nos textos
  • Estruturas gramaticais e sua importância na construção dos sentidos
  • Elementos de coesão e coerência textual
  • Análise e interpretação de textos de diferentes gêneros
  • Preparação e apresentação de seminários

Metodologia

A atividade será conduzida através de uma abordagem de Aprendizagem Baseada em Projetos, onde os alunos, orientados pelo professor e organizados em pequenos grupos, receberão textos para análise. Esta abordagem procura estimular a investigação ativa por parte dos estudantes, que deverão aplicar os conhecimentos teóricos à análise dos textos e preparar um mini-seminário para apresentar os resultados. A interação entre os grupos e a discussão das descobertas serão incentivadas para promover um aprendizado mais significativo.

  • Divisão da turma em pequenos grupos
  • Distribuição de textos de diferentes gêneros para cada grupo
  • Análise e discussão em grupo dos elementos linguísticos dos textos
  • Preparação de mini-seminários para apresentar as análises
  • Apresentações dos grupos e feedback da turma e do professor

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total da atividade será de 2 horas, divididas em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, serão apresentados os objetivos e metodologia da atividade, e os textos serão distribuídos aos grupos. A segunda aula será dedicada às apresentações dos mini-seminários e à discussão dos resultados.

  • Aula 1: Apresentação da atividade, formação dos grupos e início das análises.
  • Aula 2: Apresentação dos mini-seminários e discussão dos resultados.

Avaliação

A avaliação será baseada na qualidade das análises apresentadas nos seminários, considerando a profundidade da compreensão dos textos, a adequação na identificação e aplicação dos conceitos linguísticos, e a clareza e objetividade nas apresentações. Além disso, será avaliada a capacidade de trabalho em equipe e de engajamento com o projeto. Será importante observar a participação individual dentro do grupo e a contribuição para a discussão geral. Exemplos de boas práticas e pontos de melhoria serão destacados para fomentar o aprendizado.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão utilizados textos impressos variados, quadro branco, marcadores, projetor multimídia para as apresentações dos seminários, e acesso à internet para pesquisa e complementação das análises. Esses recursos permitem a execução eficaz da atividade, proporcionando aos alunos os meios necessários para a pesquisa, discussão e apresentação dos trabalhos.

  • Textos impressos de diferentes gêneros
  • Quadro branco e marcadores
  • Projetor multimídia
  • Acesso à internet

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo