Esta atividade propõe a divisão da turma em grupos, com o objetivo de realizar uma análise crítica de diferentes tipos de mídia, como notícias, reportagens, memes, e outros, focando no fato central, na perspectiva de abordagem, além da crítica ou humor presente. Cada grupo receberá materiais distintos e terá a missão de destacar as principais circunstâncias e consequências dos temas abordados. O ponto culminante será a apresentação das análises para toda a turma, em um ambiente de competição saudável, onde se avaliará qual grupo elaborou a análise mais aprofundada e criativa. A atividade faz uso da Aprendizagem Baseada em Projetos para estimular a pesquisa, a colaboração e a capacidade crítica dos alunos, inserindo-os ativamente no processo de aprendizagem e permitindo que apliquem conhecimentos de forma prática e significativa. Essa metodologia promove um ambiente dinâmico de aprendizado, no qual os estudantes são instigados a investigar, questionar e criar, baseando-se na realidade e nos conteúdos abordados em sala de aula.
Os objetivos desta atividade são promover o desenvolvimento de habilidades críticas relacionadas à análise de diferentes formas de mídia, estimular o pensamento reflexivo sobre os conteúdos veiculados e incentivar a expressão de ideias de forma criativa e fundamentada. Ademais, visa-se fomentar a capacidade de trabalhar em equipe, desenvolver a oratória e argumentação, além de compreender a importância de respeitar as diversas opiniões e promover um debate saudável.
O conteúdo programático inclui o estudo de diferentes tipos de mídia e suas características, compreensão sobre fato e opinião, além de análise crítica e argumentativa. Os alunos serão introduzidos aos conceitos de mídia, perspectiva de abordagem, e elementos de humor e crítica, preparando-os para uma análise profunda das mídias escolhidas para a atividade.
O método pedagógico empregado será a Aprendizagem Baseada em Projetos. Os alunos trabalharão em grupos, investigando e analisando diferentes mídias. Cada grupo será responsável por identificar o fato central, a perspectiva de abordagem e a crítica ou humor presente em seu material. As etapas incluem a seleção do material, a pesquisa, a análise crítica, a preparação da apresentação e, por fim, a exposição para a turma. As discussões em grupo e a troca de ideias serão incentivadas para enriquecer as análises.
A atividade se desdobra em duas aulas de 50 minutos, totalizando 2h. Na primeira aula, os grupos receberão os materiais e iniciarão a pesquisa e análise. Na segunda aula, os grupos finalizarão suas análises e apresentarão seus trabalhos para a turma.
A avaliação será baseada na profundidade e na criatividade da análise, na qualidade da apresentação e na capacidade de argumentação do grupo. Será considerada também a colaboração entre os membros do grupo durante a atividade. Pontos extras podem ser atribuídos aos grupos que conseguirem integrar de maneira efetiva diferentes perspectivas ou apresentarem insights originais sobre os materiais analisados.
Os recursos necessários incluem acesso a diferentes tipos de mídia digital e impressa, material para anotações, equipamento para apresentação em sala de aula, como computador e projetor, além de critérios de avaliação claramente definidos e disponibilizados previamente aos alunos.
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