Oficina de Interpretação

Desenvolvida por: Natali… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Interpretação de Texto e Comunicação Visual

Esta atividade tem como foco enriquecer a compreensão dos alunos sobre elementos linguísticos e iconográficos encontrados em tirinhas, charges e memes, explorando o humor e a crítica a partir de ambiguidades. Elaborada para ser realizada individualmente e em grupo, a oficina convida os alunos a analisarem diversos exemplos desses textos visuais, identificando e escrevendo suas interpretações sobre como cada elemento contribui para os efeitos de sentido. Segue-se com um debate em classe, onde será possível contrastar as diferentes interpretações, mediado pelo professor. Este momento será crucial para aprofundar o entendimento sobre a linguagem figurada e a maneira como a ambiguidade pode ser empregada para enriquecer a comunicação textual e visual. A metodologia ativa aplicada permitirá aos alunos uma aprendizagem significativa pela prática e reflexão, tornando-os mais atentos às nuances da linguagem em diferentes contextos.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo da Oficina de Interpretação é desenvolver habilidades de análise crítica e interpretação de textos visuais e multimodais entre os alunos do 9º ano, promovendo um entendimento mais profundo sobre o uso de elementos linguísticos e iconográficos na criação de humor e crítica. Pretende-se, também, estimular a capacidade de argumentação e o respeito por diferentes pontos de vista, habilidades essenciais no exercício da cidadania e na interação social. Através desta atividade, os alunos irão aprimorar sua competência leitora, sua capacidade de análise e sua habilidade de expressar pensamentos e interpretações de forma clara e coerente.

  • Desenvolver habilidades de análise e interpretação de textos visuais e multimodais.
  • Compreender a importância dos elementos linguísticos e iconográficos na comunicação.
  • Estimular a capacidade de argumentação e respeito por diferentes pontos de vista.
  • Aprimorar a competência leitora e expressão de interpretações.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP05: Inferir e justificar, em textos multissemióticos – tirinhas, charges, memes, gifs etc. –, o efeito de humor, ironia e/ou crítica pelo uso ambíguo de palavras, expressões ou imagens ambíguas, de clichês, de recursos iconográficos, de pontuação etc.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático englobará o estudo de textos multissemióticos, focando em tirinhas, charges e memes que apresentem aspectos ambíguos. Os alunos aprenderão sobre os diversos elementos que compõem esses textos, incluindo elementos linguísticos como a escolha de palavras, estruturas frasais, pontuação, além de elementos visuais/iconográficos como imagens, símbolos e uso de cores. A análise crítica desses elementos permitirá uma compreensão mais aprofundada de como o humor e a crítica são construídos nesses formatos.

  • Elementos linguísticos em textos visuais e multimodais
  • Análise de tirinhas, charges e memes
  • Construção de humor e crítica
  • Linguagem figurada e ambiguidade

Metodologia

A metodologia ativa será o coração desta atividade. Iniciaremos com a distribuição individual de uma variedade de tirinhas, charges e memes para análise. Este momento propicia a reflexão autônoma, exigindo que os alunos empreguem suas capacidades de interpretação de forma independente. Após essa fase inicial, a atividade se expande para o debate em grupo, onde as percepções e interpretações serão compartilhadas e discutidas. Esse momento de interação e troca é fundamental para a construção coletiva do conhecimento e para incentivar o respeito às diversas perspectivas.

  • Análise individual de textos visuais
  • Escrita de interpretações
  • Debate em classe para compartilhamento das análises
  • Mediação do professor no debate

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida em 3 aulas de 40 minutos cada. Na primeira aula, os alunos receberão os materiais e iniciarão suas análises. Na segunda aula, continuarão suas reflexões e começarão a escrever suas interpretações. A terceira aula será dedicada ao debate em sala, permitindo o compartilhamento e discussão das diversas percepções.

  • Aula 1: Distribuição e análise inicial dos materiais.
  • Aula 2: Conclusão da análise e início da redação das interpretações.
  • Aula 3: Debate em classe sobre as interpretações.

Avaliação

A avaliação será formativa, focando no processo de aprendizagem e envolvimento dos alunos ao longo da atividade. Será considerado o empenho na análise dos textos, a profundidade das interpretações escritas e a participação ativa nos debates. Cada aluno deverá submeter um relatório escrito contendo suas interpretações dos textos analisados, evidenciando como identificaram os elementos linguísticos e iconográficos e como estes contribuem para o humor e a crítica. A qualidade das contribuições durante o debate também será avaliada, observando-se a capacidade de argumentação e o respeito pelas opiniões alheias.

Materiais e ferramentas:

Para a execução da Oficina de Interpretação, serão necessários materiais diversos, incluindo tirinhas, charges e memes impressos ou digitais, dependendo da infraestrutura disponível. Adicionalmente, será essencial dispor de um espaço que permita a discussão em grupo e a interação entre os alunos e o professor de maneira confortável e produtiva.

  • Tirinhas, charges e memes impressos ou digitais
  • Espaço adequado para discussão em grupo
  • Cadernos e canetas para anotações
  • Computador e projetor para debate (opcional)

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