Oficina de Poesia e Sentimento

Desenvolvida por: Josefa… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Explorando recursos expressivos em poemas

Nesta atividade, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental irão descobrir e entender o papel dos recursos expressivos sonoros e semânticos na poesia. A atividade começa com uma análise guiada de poemas, onde os alunos irão identificar e discutir como elementos como estrofação, rimas e figuras de linguagem afetam o significado e a emoção das obras. Na sequência, em uma oficina prática, os alunos terão a oportunidade de criar seus próprios poemas, incorporando os elementos estudados para expressar seus sentimentos e ideias pessoais. A atividade culmina em uma roda de leitura onde os alunos compartilharão suas criações, desenvolvendo assim não apenas habilidades críticas e criativas, mas também a capacidade de expressão oral e o respeito pelas produções alheias.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade são fundamentados na promoção da análise crítica e criativa de textos poéticos, levando os alunos a vivenciar e aplicar conceitos como estrofação, rimas, aliterações e figuras de linguagem. Ao criar seus poemas, os alunos aprofundam sua compreensão e capacidade de expressão artística, enquanto no compartilhamento das produções em roda de leitura, desenvolvem habilidades de comunicação e valorização das expressões culturais do outro.

  • Desenvolver a capacidade de interpretar e analisar recursos expressivos em poemas.
  • Criar poemas utilizando recursos expressivos estudados.
  • Desenvolver habilidades de comunicação e respeito em uma roda de leitura.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP48: Interpretar, em poemas, efeitos produzidos pelo uso de recursos expressivos sonoros (estrofação, rimas, aliterações etc), semânticos (figuras de linguagem, por exemplo), gráfico-espacial (distribuição da mancha gráfica no papel), imagens e sua relação com o texto verbal.
  • EF69LP54: Analisar os efeitos de sentido decorrentes da interação entre os elementos linguísticos e os recursos paralinguísticos e cinésicos, como as variações no ritmo, as modulações no tom de voz, as pausas, as manipulações do estrato sonoro da linguagem, obtidos por meio da estrofação, das rimas e de figuras de linguagem como as aliterações, as assonâncias, as onomatopeias, dentre outras, a postura corporal e a gestualidade, na declamação de poemas, apresentações musicais e teatrais, tanto em gêneros em prosa quanto nos gêneros poéticos, os efeitos de sentido decorrentes do emprego de figuras de linguagem, tais como comparação, metáfora, personificação, metonímia, hipérbole, eufemismo, ironia, paradoxo e antítese e os efeitos de sentido decorrentes do emprego de palavras e expressões denotativas e conotativas (adjetivos, locuções adjetivas, orações subordinadas adjetivas etc.), que funcionam como modificadores, percebendo sua função na caracterização dos espaços, tempos, personagens e ações próprios de cada gênero narrativo.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático visa a capacitar os alunos a reconhecerem e utilizarem de maneira eficaz os recursos expressivos na poesia. Será abordado como esses recursos contribuem para o efeito estético e emocional dos poemas, e como podem servir de ferramentas poderosas para a expressão pessoal e comunicação de ideias. A oficina prática permitirá que os alunos experimentem a composição poética criando obras que refletem suas perspectivas e emoções, incentivando a apreciação da diversidade cultural e linguística.

  • Recursos expressivos sonoros: estrofação, rimas, aliterações.
  • Recursos expressivos semânticos: figuras de linguagem.
  • Criação e declamação de poemas.

Metodologia

A metodologia adotada se baseia em metodologias ativas, que promovem o protagonismo dos alunos por meio de atividades práticas e reflexivas. Na aula inicial, uma introdução e análise coletiva de poemas serão conduzidas para estimular a discussão e a compreensão dos conceitos poéticos. Os alunos, então, participarão de uma oficina prática de escrita, encorajando a criatividade e a autorreflexão. Finalmente, a roda de leitura proporcionará um espaço seguro e acolhedor para a expressão e apreciação mútua, reforçando habilidades sociais e de comunicação.

  • Análise de poemas em aula expositiva.
  • Oficina prática de criação poética.
  • Roda de leitura para apresentação das criações.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade foi cuidadosamente estruturado para otimizar o tempo disponível em uma aula de 50 minutos. Inicialmente, os alunos terão atividades de leitura e análise para desenvolver sua compreensão dos recursos poéticos. Na sequência, eles mergulharão em uma atividade prática, onde aplicarão o que aprenderam, criando seus próprios poemas. Por fim, a roda de leitura funciona como uma oportunidade para que os alunos compartilhem suas criações e desenvolvam habilidades de comunicação. Tal estrutura não apenas garante um ritmo coerente à aula, mas também promove uma compreensão prática e reflexiva dos conteúdos.

  • Aula 1: 25 minutos para análise de poemas e discussão sobre recursos expressivos; 15 minutos para oficina de criação de poemas; 10 minutos para roda de leitura e compartilhamento.
  • Momento 1: Análise e Discussão de Poemas (Estimativa: 25 minutos)
    Inicie a aula apresentando aos alunos os poemas já selecionados e distribua cópias impressas ou projete-os em uma tela. É importante que os poemas tenham uma variedade de recursos expressivos sonoros e semânticos, como rimas, estrofação e figuras de linguagem. Oriente os alunos a leitura silenciosa dos poemas, enquanto você os acompanha, destacando aspectos relevantes com os alunos. Permita que os alunos compartilhem suas primeiras impressões e observações sobre os poemas. Facilite a discussão sobre como as escolhas estilísticas impactam o significado e a emoção do texto, incentivando a participação de todos. Observe se a turma está absorvendo os conceitos e intervenha com explicações e exemplos adicionais, se necessário. Avaliar a compreensão dos alunos através da participação ativa e qualidade da discussão.

    Momento 2: Oficina de Criação Poética (Estimativa: 15 minutos)
    Organize os alunos em grupos pequenos ou pares e distribua papel e canetas. Instrua-os a criar seus próprios poemas incorporando os recursos expressivos discutidos. Estimule a expressão pessoal e a experimentação com diferentes estruturas e figuras de linguagem, enfatizando a criatividade. Caminhe pela sala para observar o progresso e proporcionar feedback instantâneo. Sugira intervenções se perceber que algum grupo está com dificuldade em aplicar os conceitos. Avalie a criatividade e a aplicação corretamente dos recursos expressivos nos poemas criados.

    Momento 3: Roda de Leitura e Compartilhamento (Estimativa: 10 minutos)
    Forme um círculo com as cadeiras e convide os alunos a compartilhar seus poemas com a turma. Oriente-os a ouvir respeitosamente e aplaudir após cada leitura. Aproveite este momento para desenvolver as habilidades de comunicação e o respeito pelas produções dos colegas. Incentive o feedback construtivo de forma que todos tenham a oportunidade de expressar seus sentimentos sobre os poemas dos colegas. Avalie através do nível de engajamento e da capacidade dos alunos em dar feedback construtivo.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Diante de uma turma homogênea em termos de condições especiais, continue fomentando um ambiente de inclusão, acolhendo a diversidade de ideias e respeitando o ritmo de cada aluno. Certifique-se de que todos os materiais utilizados, como projeções e textos impressos, sejam de fácil leitura e compreensão. Além disso, organize o espaço de modo acessível, permitindo que os alunos que preferem escrever ou ouvir em um formato diferente possam fazê-lo. Incentive a expressão de sentimentos através de diversos formatos, como desenhos ou frases curtas, para aqueles que podem precisar de alternativas além do texto escrito.

Avaliação

A avaliação desta atividade é projetada para ser diversificada, visando compreender a plena realização dos objetivos de aprendizagem. Inicialmente, a observação do envolvimento dos alunos durante as atividades práticas e a roda de leitura permitirá uma análise do engajamento e da expressão criativa. Paralelamente, os poemas criados serão avaliados com base em critérios como criatividade, uso dos recursos poéticos estudados e clareza na expressão dos sentimentos. A autoavaliação e o feedback dos pares são incorporados para fomentar a autocrítica construtiva e a reflexão sobre o próprio aprendizado. Para garantir um ambiente inclusivo, os critérios podem ser adaptados conforme necessário para atender às necessidades de cada aluno, promovendo um aprendizado equitativo e reflexivo.

  • Observação do engajamento durante as atividades.
  • Análise dos poemas criados segundo critérios definidos.
  • Autoavaliação e feedback dos pares.

Materiais e ferramentas:

Para a realização eficaz da atividade, serão utilizados diversos recursos didáticos que facilitam o aprendizado e a expressão criativa dos alunos. Poemas impressos ou projetados servirão como base de análise, enquanto materiais de escrita, como papel e canetas, apoiarão a criação poética. A sala de aula será organizada em círculo para a roda de leitura, promovendo um ambiente de respeito e troca cultural. Acesso a recursos digitais pode ser considerado para enriquecer o aprendizado e fornecer exemplos adicionais de poemas contemporâneos.

  • Textos de poemas impressos ou projetados.
  • Papel e canetas para criação.
  • Organização da sala em formato de círculo.

Inclusão e acessibilidade

Como professores, sabemos que a multiplicidade de demandas pode ser exaustiva, mas a inclusão é parte integral de nosso compromisso com o ensino de qualidade. Para esta atividade, podemos considerar a inclusão de estratégias que promovem um ambiente de aprendizado acessível para todos. Enquanto não há condições específicas identificadas na turma, o professor pode empregar estratégias gerais de inclusão, como a adaptação do ritmo de aprendizado, oferecendo suporte adicional para aqueles que necessitam. A utilização de materiais digitais como suporte visual também pode ser útil para alunos com diferentes estilos de aprendizado. Criar um ambiente respeitoso e acolhedor para a diversidade cultural e linguística de todos os estudantes é essencial, e pode ser incentivado por meio da escolha de poemas que reflitam uma variedade de perspectivas culturais.

  • Adaptação do ritmo e suporte adicional como necessário.
  • Uso de materiais digitais para suporte visual.
  • Escolha de poemas que refletem diversas perspectivas culturais.

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