Nesta atividade, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental irão descobrir e entender o papel dos recursos expressivos sonoros e semânticos na poesia. A atividade começa com uma análise guiada de poemas, onde os alunos irão identificar e discutir como elementos como estrofação, rimas e figuras de linguagem afetam o significado e a emoção das obras. Na sequência, em uma oficina prática, os alunos terão a oportunidade de criar seus próprios poemas, incorporando os elementos estudados para expressar seus sentimentos e ideias pessoais. A atividade culmina em uma roda de leitura onde os alunos compartilharão suas criações, desenvolvendo assim não apenas habilidades críticas e criativas, mas também a capacidade de expressão oral e o respeito pelas produções alheias.
Os objetivos de aprendizagem desta atividade são fundamentados na promoção da análise crítica e criativa de textos poéticos, levando os alunos a vivenciar e aplicar conceitos como estrofação, rimas, aliterações e figuras de linguagem. Ao criar seus poemas, os alunos aprofundam sua compreensão e capacidade de expressão artística, enquanto no compartilhamento das produções em roda de leitura, desenvolvem habilidades de comunicação e valorização das expressões culturais do outro.
O conteúdo programático visa a capacitar os alunos a reconhecerem e utilizarem de maneira eficaz os recursos expressivos na poesia. Será abordado como esses recursos contribuem para o efeito estético e emocional dos poemas, e como podem servir de ferramentas poderosas para a expressão pessoal e comunicação de ideias. A oficina prática permitirá que os alunos experimentem a composição poética criando obras que refletem suas perspectivas e emoções, incentivando a apreciação da diversidade cultural e linguística.
A metodologia adotada se baseia em metodologias ativas, que promovem o protagonismo dos alunos por meio de atividades práticas e reflexivas. Na aula inicial, uma introdução e análise coletiva de poemas serão conduzidas para estimular a discussão e a compreensão dos conceitos poéticos. Os alunos, então, participarão de uma oficina prática de escrita, encorajando a criatividade e a autorreflexão. Finalmente, a roda de leitura proporcionará um espaço seguro e acolhedor para a expressão e apreciação mútua, reforçando habilidades sociais e de comunicação.
O cronograma da atividade foi cuidadosamente estruturado para otimizar o tempo disponível em uma aula de 50 minutos. Inicialmente, os alunos terão atividades de leitura e análise para desenvolver sua compreensão dos recursos poéticos. Na sequência, eles mergulharão em uma atividade prática, onde aplicarão o que aprenderam, criando seus próprios poemas. Por fim, a roda de leitura funciona como uma oportunidade para que os alunos compartilhem suas criações e desenvolvam habilidades de comunicação. Tal estrutura não apenas garante um ritmo coerente à aula, mas também promove uma compreensão prática e reflexiva dos conteúdos.
Momento 1: Análise e Discussão de Poemas (Estimativa: 25 minutos)
Inicie a aula apresentando aos alunos os poemas já selecionados e distribua cópias impressas ou projete-os em uma tela. É importante que os poemas tenham uma variedade de recursos expressivos sonoros e semânticos, como rimas, estrofação e figuras de linguagem. Oriente os alunos a leitura silenciosa dos poemas, enquanto você os acompanha, destacando aspectos relevantes com os alunos. Permita que os alunos compartilhem suas primeiras impressões e observações sobre os poemas. Facilite a discussão sobre como as escolhas estilísticas impactam o significado e a emoção do texto, incentivando a participação de todos. Observe se a turma está absorvendo os conceitos e intervenha com explicações e exemplos adicionais, se necessário. Avaliar a compreensão dos alunos através da participação ativa e qualidade da discussão.
Momento 2: Oficina de Criação Poética (Estimativa: 15 minutos)
Organize os alunos em grupos pequenos ou pares e distribua papel e canetas. Instrua-os a criar seus próprios poemas incorporando os recursos expressivos discutidos. Estimule a expressão pessoal e a experimentação com diferentes estruturas e figuras de linguagem, enfatizando a criatividade. Caminhe pela sala para observar o progresso e proporcionar feedback instantâneo. Sugira intervenções se perceber que algum grupo está com dificuldade em aplicar os conceitos. Avalie a criatividade e a aplicação corretamente dos recursos expressivos nos poemas criados.
Momento 3: Roda de Leitura e Compartilhamento (Estimativa: 10 minutos)
Forme um círculo com as cadeiras e convide os alunos a compartilhar seus poemas com a turma. Oriente-os a ouvir respeitosamente e aplaudir após cada leitura. Aproveite este momento para desenvolver as habilidades de comunicação e o respeito pelas produções dos colegas. Incentive o feedback construtivo de forma que todos tenham a oportunidade de expressar seus sentimentos sobre os poemas dos colegas. Avalie através do nível de engajamento e da capacidade dos alunos em dar feedback construtivo.
Estratégias de inclusão e acessibilidade:
Diante de uma turma homogênea em termos de condições especiais, continue fomentando um ambiente de inclusão, acolhendo a diversidade de ideias e respeitando o ritmo de cada aluno. Certifique-se de que todos os materiais utilizados, como projeções e textos impressos, sejam de fácil leitura e compreensão. Além disso, organize o espaço de modo acessível, permitindo que os alunos que preferem escrever ou ouvir em um formato diferente possam fazê-lo. Incentive a expressão de sentimentos através de diversos formatos, como desenhos ou frases curtas, para aqueles que podem precisar de alternativas além do texto escrito.
A avaliação desta atividade é projetada para ser diversificada, visando compreender a plena realização dos objetivos de aprendizagem. Inicialmente, a observação do envolvimento dos alunos durante as atividades práticas e a roda de leitura permitirá uma análise do engajamento e da expressão criativa. Paralelamente, os poemas criados serão avaliados com base em critérios como criatividade, uso dos recursos poéticos estudados e clareza na expressão dos sentimentos. A autoavaliação e o feedback dos pares são incorporados para fomentar a autocrítica construtiva e a reflexão sobre o próprio aprendizado. Para garantir um ambiente inclusivo, os critérios podem ser adaptados conforme necessário para atender às necessidades de cada aluno, promovendo um aprendizado equitativo e reflexivo.
Para a realização eficaz da atividade, serão utilizados diversos recursos didáticos que facilitam o aprendizado e a expressão criativa dos alunos. Poemas impressos ou projetados servirão como base de análise, enquanto materiais de escrita, como papel e canetas, apoiarão a criação poética. A sala de aula será organizada em círculo para a roda de leitura, promovendo um ambiente de respeito e troca cultural. Acesso a recursos digitais pode ser considerado para enriquecer o aprendizado e fornecer exemplos adicionais de poemas contemporâneos.
Como professores, sabemos que a multiplicidade de demandas pode ser exaustiva, mas a inclusão é parte integral de nosso compromisso com o ensino de qualidade. Para esta atividade, podemos considerar a inclusão de estratégias que promovem um ambiente de aprendizado acessível para todos. Enquanto não há condições específicas identificadas na turma, o professor pode empregar estratégias gerais de inclusão, como a adaptação do ritmo de aprendizado, oferecendo suporte adicional para aqueles que necessitam. A utilização de materiais digitais como suporte visual também pode ser útil para alunos com diferentes estilos de aprendizado. Criar um ambiente respeitoso e acolhedor para a diversidade cultural e linguística de todos os estudantes é essencial, e pode ser incentivado por meio da escolha de poemas que reflitam uma variedade de perspectivas culturais.
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