Olimpíadas das Oração Subordinadas

Desenvolvida por: Lais D… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: O uso de orações subordinadas na Língua Portuguesa

A atividade 'Olimpíadas das Oração Subordinadas' é uma iniciativa pedagógica inovadora destinada a alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. O objetivo é aplicar os conhecimentos sobre orações subordinadas de maneira prática e interativa, estimulando o aprendizado colaborativo. Durante as Olimpíadas, divididas em provas de completar frases, reescrever textos e responder questões de múltipla escolha, os alunos serão agrupados em equipes, promovendo um ambiente de competição saudável. O foco é desenvolver habilidades linguísticas, incentivando os alunos a usar recursos de linguagem para expressar ideias de maneira clara e coesa. A atividade culmina com o reconhecimento da equipe vencedora, reforçando o papel do reconhecimento no aprendizado.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo de aprendizagem desta atividade é capacitar os estudantes a identificar e utilizar corretamente diferentes tipos de orações subordinadas no contexto das suas produções textuais e na interpretação de textos. A atividade promove o aprofundamento da gramática através de exercícios práticos e dinâmicos, alicerçados em uma abordagem colaborativa que visa engajar os alunos no processo de ensino-aprendizagem.

  • Identificar diferentes tipos de orações subordinadas.
  • Aplicar orações subordinadas na produção textual.
  • Desenvolver habilidades de cooperação e trabalho em equipe.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP18: Utilizar, na escrita/reescrita de textos argumentativos, recursos linguísticos que marquem as relações de sentido entre parágrafos e enunciados do texto e operadores de conexão adequados aos tipos de argumento e à forma de composição de textos argumentativos, de maneira a garantir a coesão, a coerência e a progressão temática nesses textos (“primeiramente, mas, no entanto, em primeiro/segundo/terceiro lugar, finalmente, em conclusão” etc.).
  • EF09LP05: Identificar, em textos lidos e em produções próprias, orações com a estrutura sujeito-verbo de ligação-predicativo.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange o reconhecimento e a prática de diferentes tipos de orações subordinadas, incluindo adjetivas, substantivas e adverbiais. As atividades foram projetadas para que os alunos possam explorar as funções dessas orações no contexto das frases, aprimorando sua capacidade de distinguir entre as estruturas complexas e simples que definem a língua portuguesa.

  • Orações subordinadas adjetivas
  • Orações subordinadas substantivas
  • Orações subordinadas adverbiais

Metodologia

A metodologia adotada para a 'Olimpíadas das Oração Subordinadas' é centrada numa abordagem pedagógica ativa e prática, utilizando dinâmicas de equipe e competição gamificada para engajar os alunos nos conteúdos gramaticais. As atividades são estruturadas para estimular a colaboração, ao mesmo tempo que promovem a prática individual na solução de problemas linguísticos.

  • Dinâmicas de equipe
  • Técnicas de competição gamificada
  • Práticas de resolução de problemas

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma das atividades foi planejado para ocorrer em duas aulas de 60 minutos cada, permitindo uma introdução teórica e a prática das atividades propostas em um ambiente controlado e supervisionado. Este tempo é suficiente para que as equipes sejam formadas, completem suas atividades e participem de uma sessão de feedback final.

  • Aula 1: Introdução teórica e divisão de equipes
  • Aula 2: Realização das provas e encerramento

Avaliação

A avaliação será conduzida através de um sistema de pontos atribuído a cada atividade, onde as equipes ganham ou perdem pontos conforme a precisão e a criatividade das suas respostas. Critérios como correta identificação e construção de orações subordinadas, clareza e coesão na reescrita de frases, e o desempenho nas questões de múltipla escolha serão centrais na avaliação. A equipe com maior pontuação receberá uma menção honrosa como forma de incentivo e reconhecimento do esforço coletivo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização das atividades, serão utilizados diversos materiais e recursos que apoiarão tanto a compreensão teórica quanto a prática das tarefas. Esses recursos foram selecionados considerando a acessibilidade e efetividade no suporte ao ensino das orações subordinadas.

  • Texto Base com exemplos de orações subordinadas
  • Folhas de Respostas para atividades de reescrita
  • Slides de Apresentação com Fundamentos Teóricos
  • Projetor multimídia para apresentação

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo