Repórteres do Futuro

Desenvolvida por: Deusa … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa e Tecnologia
Temática: Inovações Tecnológicas

Nesta atividade dinâmica e interativa, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental se transformarão em jornalistas do futuro, explorando e relatando sobre tecnologias inovadoras que têm o potencial de revolucionar diversos aspectos da vida humana, tais como transporte, saúde e educação. Divididos em grupos, cada equipe escolherá um tema sobre o qual conduzirão pesquisas rápidas usando fontes confiáveis na internet. Com base nas informações coletadas, criarão notícias engajantes, empregando elementos como manchetes cativantes, desenvolvimento atento ao detalhe e entrevistas fictícias com especialistas na área escolhida, imaginando como essas inovações poderiam impactar o futuro. Esta atividade não apenas nutre a curiosidade dos alunos sobre o futuro da tecnologia, mas também afina suas habilidades de escrita, pesquisa e pensamento crítico. A culminância do projeto se dá com a publicação dos artigos em um blog da classe ou através de apresentações em vídeo, proporcionando uma plataforma para que os alunos pratiquem a expressão criativa e habilidades de apresentação.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é fomentar nos alunos um pensamento crítico e criativo sobre as inovações tecnológicas e seu potencial para transformar diversos setores da sociedade. Busca-se também desenvolver habilidades de escrita, pesquisa, síntese de informações e comunicação eficaz, essenciais tanto no âmbito acadêmico quanto profissional. Além disso, a atividade visa aprimorar a capacidade de trabalho em equipe, promovendo colaboração e divisão de tarefas de forma equitativa entre os membros do grupo. Em termos de educação midiática, pretende-se introduzir os conceitos básicos de jornalismo e reportagem, incluindo a estrutura de um artigo noticioso, a importância de fontes confiáveis e o impacto das notícias na percepção pública sobre tecnologia e inovação.

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e síntese de informações.
  • Aprimorar a capacidade de escrita criativa e jornalística.
  • Promover o trabalho em equipe e a divisão responsável de tarefas.
  • Fomentar o pensamento crítico sobre o papel das inovações tecnológicas no futuro.
  • Incentivar o uso responsável e crítico da mídia e das fontes de informação.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP06: Produzir e publicar notícias, fotodenúncias, fotorreportagens, reportagens, reportagens multimidiáticas, infográficos, podcasts noticiosos, entrevistas, cartas de leitor, comentários, artigos de opinião de interesse local ou global, textos de apresentação e apreciação de produção cultural – resenhas e outros próprios das formas de expressão das culturas juvenis, tais como vlogs e podcasts culturais, gameplay, detonado etc.– e cartazes, anúncios, propagandas, spots, jingles de campanhas sociais, dentre outros em várias mídias, vivenciando de forma significativa o papel de repórter, de comentador, de analista, de crítico, de editor ou articulista, de booktuber, de vlogger (vlogueiro) etc., como forma de compreender as condições de produção que envolvem a circulação desses textos e poder participar e vislumbrar possibilidades de participação nas práticas de linguagem do campo jornalístico e do campo midiático de forma ética e responsável, levando-se em consideração o contexto da Web 2.0, que amplia a possibilidade de circulação desses textos e “funde” os papéis de leitor e autor, de consumidor e produtor.

Conteúdo Programático

O conteúdo desta atividade abrange desde a ética jornalística e a importância da verificação das fontes até o desenvolvimento de habilidades textuais para a criação de notícias. Além disso, os alunos serão apresentados às últimas tendências em tecnologia e inovação, estimulando a reflexão crítica sobre seu impacto na sociedade. Este currículo se enquadra no contexto da educação midiática, introduzindo os alunos ao mundo do jornalismo digital e às técnicas de produção de conteúdo para a web e outras mídias.

  • Fundamentos do jornalismo e ética na reportagem
  • Estrutura e composição de notícias
  • Técnicas de pesquisa e verificação de fontes
  • Tendências em tecnologia e inovação
  • Produção de conteúdo digital e apresentação

Metodologia

Esta atividade é orientada pela metodologia ativa 'Mão-na-massa', que incentiva os alunos a aprender fazendo. No contexto desta atividade, isso significa envolver-se diretamente no papel de repórteres, desde a fase de pesquisa até a publicação de suas notícias. A metodologia estimula o trabalho em equipe, com alunos colaborando para dividir tarefas, discutir ideias e sintetizar informações. As discussões em grupo facilitarão a troca de ideias e a revisão coletiva do trabalho, promovendo um ambiente de aprendizado cooperativo e participativo.

  • Pesquisa em grupo sobre inovações tecnológicas
  • Escrita colaborativa de notícias
  • Revisões em equipe e feedback entre pares
  • Produção de material multimídia para apresentação
  • Publicação em plataforma digital e apresentação ao vivo

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será realizada ao longo de duas sessões de 50 minutos. Na primeira sessão, ocorrerá a introdução ao projeto, escolha de temas e início da pesquisa. A sessão seguinte será dedicada à escrita, revisão das notícias e preparação para a apresentação ou publicação.

  • Aula 1: Introdução e início da pesquisa.
  • Aula 2: Escrita, revisão e preparação para apresentação.

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada em critérios como a qualidade da pesquisa realizada, a criatividade e originalidade da notícia, a adequação e estruturação do textos conforme as normas jornalísticas, bem como a habilidade de trabalhar em equipe. A apresentação, seja em formato de blog ou vídeo, também será levada em consideração, avaliando a capacidade dos alunos de comunicarem suas ideias de maneira clara e envolvente. Serão considerados a utilização correta da língua portuguesa, a aplicação das técnicas de entrevista fictícia, e a capacidade de envolver o público-alvo. Exemplos práticos e rubricas específicas serão fornecidos para guiar tanto alunos quanto professores durante o processo de avaliação.

Materiais e ferramentas:

O recurso principal desta atividade são as tecnologias digitais, incluindo acesso à internet para pesquisa, processadores de texto para a escrita das notícias e plataformas de publicação online como blogs ou ferramentas de edição de vídeo para as apresentações finais. Serão fornecidas orientações sobre como utilizar essas ferramentas de maneira eficaz, além de recursos adicionais como guias de estilo de escrita jornalística e listas de fontes confiáveis para pesquisa.

  • Acesso à Internet para pesquisa
  • Computadores ou tablets para escrita e produção de conteúdo
  • Ferramentas de edição de texto e vídeo
  • Guia de estilo jornalístico
  • Lista de fontes confiáveis para pesquisa

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