Nesta atividade denominada 'Repórteres do Saber', os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental serão encarregados de desenvolver um jornal escolar digital, explorando uma gama diversa de temas como cultura, esportes, ciências e notícias locais. Divididos em equipes, cada uma tomará a frente de uma seção específica do jornal, comprometendo-se com a pesquisa de conteúdo, realização de entrevistas com membros da comunidade escolar, redação de artigos e criação de infográficos atrativos. O projeto visa não apenas a finalização com a publicação da edição do jornal mas também promover a integração entre os discentes, aprimorar habilidades de escrita, fomentar a leitura crítica e incentivar o trabalho colaborativo. Adicionalmente, o projeto se apoiará na utilização de ferramentas de edição online para a diagramação e o design do jornal, propiciando aos alunos uma experiência rica também no aspecto tecnológico.
Este projeto tem por objetivo proporcionar aos alunos a oportunidade de vivenciar na prática o papel de profissionais no campo jornalístico, oferecendo uma aproximação realista às rotinas de pesquisa, redação e publicação. Além disso, visa estimular a capacidade de trabalho em equipe, promovendo a organização, a comunicação eficaz e a divisão de tarefas. Espera-se que, através desta atividade, os alunos aprimorem suas habilidades de escrita, leitura crítica e uso consciente de tecnologias digitais. Ademais, objetiva-se cultivar nos estudantes uma postura ética e responsável no que tange à produção de conteúdo, respeitando diretrizes de propriedade intelectual e veracidade das informações.
O conteúdo programático da atividade incluirá noções básicas do jornalismo, como tipos de matérias jornalísticas, ética jornalística, técnicas de redação e entrevista, além de conhecimentos técnicos sobre a utilização de ferramentas digitais para a edição e publicação de conteúdos online. Serão abordados, ainda, conteúdos transversais como o entendimento sobre direitos autorais, verificação de fontes e importância da informação verídica e bem fundamentada.
Adotaremos a metodologia ativa de aprendizagem, focando em Atividade Mão-na-massa e Aprendizagem Baseada em Projetos. Esta abordagem permitirá aos alunos participar ativamente do processo de criação do jornal, desde a concepção das ideias até a publicação do produto final. A atividade será desenvolvida em etapas, incluindo sessões de brainstorming, pesquisa, entrevistas, redação de artigos, revisão colaborativa e utilização de ferramentas digitais para diagramação e design.
A carga horária total da atividade será de 2 horas, divididas em três aulas de 40 minutos. Iniciaremos com a introdução ao projeto e divisão das equipes. Na segunda aula, os alunos desenvolverão as pesquisas e entrevistas. A terceira aula será dedicada à redação dos artigos, revisão e diagramação do jornal.
A avaliação da atividade será baseada em critérios como: qualidade da pesquisa e informações coletadas, criatividade e originalidade dos artigos, correção linguística e capacidade de síntese, além da apresentação visual do jornal. Será considerado também o trabalho em equipe, a divisão de tarefas e o cumprimento dos prazos. Cada equipe receberá feedback construtivo visando o desenvolvimento contínuo dos alunos. Será incentivada a autoavaliação entre pares, para que possam refletir sobre suas contribuições individuais e coletivas ao projeto.
Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet, computadores com softwares de edição de texto e imagem, e câmeras ou smartphones para a captura de entrevistas e eventos. Também serão incentivados o uso de bibliotecas e bases de dados online para a pesquisa.
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