Esta atividade, voltada para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, tem como objetivo principal desenvolver habilidades de escrita, pesquisa, comunicação oral e crítica a partir da produção de notícias. Os estudantes serão divididos em pequenos grupos, os quais escolherão temas de interesse global, local ou pessoal para pesquisa e entrevistas, culminando na produção escrita de uma notícia. Elementos essenciais de uma notícia, como título, lead, corpo da notícia e fontes, além de técnicas básicas de entrevista, serão revisados antes do início da atividade prática. Os grupos deverão então buscar informações, realizar entrevistas com colegas ou membros da comunidade escolar e redigir suas notícias, observando os elementos e técnicas discutidos. Após a fase de produção, será organizada uma Roda de Debate, onde os grupos apresentarão suas notícias, promovendo o intercâmbio de ideias e a discussão sobre os temas abordados e a importância das notícias geradas, fomentando um ambiente de reflexão crítica entre os participantes.
O propósito desta atividade é estimular os alunos a aplicarem de forma prática os conceitos aprendidos sobre produção textual jornalística, pesquisa, entrevista e apresentação oral. Além de aprimorar habilidades de escrita e leitura, os estudantes vão desenvolver capacidade analítica ao escolher e investigar temas relevantes, bem como ao identificar fontes confiáveis de informação. A fase de Roda de Debate visa aprimorar a oratória, o respeito mútuo durante o diálogo e a habilidade de argumentação, aspectos fundamentais para a formação cidadã dos estudantes. Este conjunto de objetivos contribui para formar alunos mais informados, críticos e capazes de se expressar com clareza sobre assuntos variados.
O conteúdo programático abordará a estrutura de uma notícia, incluindo a identificação e uso de título, lead, corpo e fontes, além de técnicas básicas de entrevista. Serão discutidas as etapas da produção de uma notícia, desde a escolha do tema, passando pela pesquisa e entrevista, até a redação. A metodologia da Roda de Debate será explicada, destacando-se sua importância na promoção do diálogo construtivo e da argumentação fundamentada sobre temas de relevância.
A metodologia desta atividade envolverá aulas expositivas, pesquisas em grupo, trabalhos de campo (entrevistas) e debates. Inicialmente, os alunos receberão instruções sobre como produzir uma notícia e realizar entrevistas. Em seguida, os grupos farão suas pesquisas e entrevistas. A fase final consiste na produção das notícias e na sua apresentação em uma Roda de Debate, facilitando a interação e o compartilhamento de ideias entre os grupos. Este método ativo incentiva a participação de todos os estudantes, valorizando a aprendizagem colaborativa.
A atividade será realizada em quatro aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, serão revisados os elementos da notícia e as técnicas de entrevista. Nas aulas subsequente, os alunos realizarão pesquisa e entrevistas. Na última aula, os grupos apresentarão suas notícias em uma Roda de Debate.
A avaliação será baseada em critérios como a adequação ao tema escolhido, a correta utilização dos elementos da notícia, a qualidade da pesquisa e das entrevistas realizadas, bem como a clareza e coesão da notícia escrita. Também serão considerados a participação ativa, o respeito pelos colegas durante as apresentações e a capacidade de argumentação na Roda de Debate. Será utilizada uma rubrica de avaliação detalhada, permitindo a avaliação objetiva de cada aspecto da atividade.
Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisas, materiais para anotações (cadernos, lápis), equipamentos para gravação de entrevistas (se possível), e um espaço adequado para a realização da Roda de Debate. Materiais de apoio sobre a estrutura da notícia e técnicas de entrevista também serão fornecidos aos alunos.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula