Sapatos que Contam Histórias

Desenvolvida por: Gabrie… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Interpretação de imagens e produção textual

A atividade 'Sapatos que Contam Histórias' visa desenvolver habilidades de interpretação e criação a partir da observação de obras de arte, especificamente as pinturas 'O par de sapatos' e 'Um par de tamancos de couro', de Vincent Van Gogh. Os alunos serão introduzidos ao conceito de semiótica aplicada à arte, aprendendo a ler e interpretar imagens além da superfície visível. Por meio desta análise, eles serão inspirados a imaginar as histórias que podem estar por trás dos objetos pintados, neste caso, sapatos. A intenção é que, através da observação e da imaginação, os estudantes criem narrativas curtas que reflitam a possível vida, as emoções e os contextos histórico-culturais dos proprietários desses sapatos. Esta atividade culminará com uma roda de leitura, onde cada aluno terá a oportunidade de compartilhar sua história, promovendo um espaço de escuta, reflexão e apreciação das diversas interpretações geradas pelo mesmo estímulo visual.

Objetivos de Aprendizagem

A atividade Sapatos que Contam Histórias tem como objetivo fomentar a capacidade interpretativa dos alunos por meio da observação cuidadosa de obras de arte, desenvolvendo suas habilidades de análise semiótica para além do texto escrito. Almejamos incentivar a criatividade no processo de escrita, permitindo que os estudantes explorem diferentes contextos, personagens e narrativas inspiradas em elementos visuais. Outro objetivo é aprimorar as habilidades de comunicação oral e escrita, além de promover a escuta ativa e o respeito pelas histórias e perspectivas alheias.

  • Desenvolver habilidades de interpretação de imagens
  • Promover a análise semiótica de obras de arte
  • Estimular a criatividade na produção textual
  • Aprimorar a expressão oral e escrita
  • Fomentar a escuta ativa e a empatia

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP50 - Mobilizar conhecimentos acerca de propriedades dos gêneros literários, a fim de promover maior envolvimento com os textos literários.
  • EF69LP53 - Analisar os elementos que concorrem para a progressão temática e para a organização e estruturação de textos narrativos.
  • EF69AR24 - Reconhecer e analisar influências de diferentes contextos e práticas culturais, sociais e históricas na produção artística.
  • EF69LP19 - Utilizar, ao produzir texto, recursos de coesão adequados para sua construção e articulação
  • EF69LP46 - Produzir textos orais e escritos que revelem análise crítica em relação a diferentes produções culturais e artísticas

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abordará conceitos básicos de semiótica aplicada à arte, proporcionando aos alunos ferramentas para interpretar obras de arte visualmente ricas como as de Van Gogh. Adicionalmente, o estudo focará no desenvolvimento de habilidades de escrita criativa, utilizando as obras de arte como estímulos visuais para a criação de narrativas, e promoverá a prática de compartilhar e ouvir histórias com empatia e atenção.

  • Introdução à semiótica e interpretação de arte
  • Análise detalhada das obras 'O par de sapatos' e 'Um par de tamancos de couro' de Van Gogh
  • Técnicas de escrita criativa e narrativa
  • Prática de partilha e escuta na roda de leitura

Metodologia

A atividade será fundamentada em metodologias ativas, como a 'Mão-na-massa' e 'Roda de Debate'. Inicialmente, haverá uma apresentação das obras de Van Gogh, seguida de uma discussão guiada para explorar suas possíveis interpretações. Posteriormente, os alunos receberão a tarefa de escrever suas histórias, onde o aprendizado teórico será aplicado de forma prática. A culminância será na roda de leitura, permitindo que os alunos compartilhem suas criações, fomentando a discussão e a apreciação coletiva dos trabalhos.

  • Apresentação das obras de arte e discussão inicial
  • Oficina de escrita criativa baseada nas obras
  • Roda de leitura para compartilhamento das histórias

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será feita a introdução ao conteúdo e análise das obras. Na segunda aula, haverá o momento da escrita das histórias e a roda de leitura.

  • Aula 1: Introdução e análise das obras de Van Gogh
  • Aula 2: Escrita das histórias e roda de leitura

Avaliação

A avaliação será feita com base na participação ativa dos alunos nas discussões iniciais, na coesão e coerência das histórias escritas, além da criatividade e originalidade. Adicionalmente, avaliar-se-á a capacidade de ouvir e engajar-se respeitosamente durante a roda de leitura. Será valorizada a demonstração de compreensão dos conceitos semióticos e a habilidade de aplicá-los na análise das obras e na criação de narrativas.

Materiais e ferramentas:

Serão necessários recursos como cópias impressas ou digitais das obras de Van Gogh para análise e discussão, materiais para a escrita (papel, canetas ou computadores), e um espaço adequado para a realização da roda de leitura, promovendo um ambiente acolhedor e propício à partilha das histórias criadas.

  • Cópias das obras 'O par de sapatos' e 'Um par de tamancos de couro'
  • Materiais de escrita (papel, canetas, lápis)
  • Computadores ou tablets (opcional)
  • Espaço apropriado para a roda de leitura

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo