A atividade 'Sapatos que Contam Histórias' visa desenvolver habilidades de interpretação e criação a partir da observação de obras de arte, especificamente as pinturas 'O par de sapatos' e 'Um par de tamancos de couro', de Vincent Van Gogh. Os alunos serão introduzidos ao conceito de semiótica aplicada à arte, aprendendo a ler e interpretar imagens além da superfície visível. Por meio desta análise, eles serão inspirados a imaginar as histórias que podem estar por trás dos objetos pintados, neste caso, sapatos. A intenção é que, através da observação e da imaginação, os estudantes criem narrativas curtas que reflitam a possível vida, as emoções e os contextos histórico-culturais dos proprietários desses sapatos. Esta atividade culminará com uma roda de leitura, onde cada aluno terá a oportunidade de compartilhar sua história, promovendo um espaço de escuta, reflexão e apreciação das diversas interpretações geradas pelo mesmo estímulo visual.
A atividade Sapatos que Contam Histórias tem como objetivo fomentar a capacidade interpretativa dos alunos por meio da observação cuidadosa de obras de arte, desenvolvendo suas habilidades de análise semiótica para além do texto escrito. Almejamos incentivar a criatividade no processo de escrita, permitindo que os estudantes explorem diferentes contextos, personagens e narrativas inspiradas em elementos visuais. Outro objetivo é aprimorar as habilidades de comunicação oral e escrita, além de promover a escuta ativa e o respeito pelas histórias e perspectivas alheias.
O conteúdo programático abordará conceitos básicos de semiótica aplicada à arte, proporcionando aos alunos ferramentas para interpretar obras de arte visualmente ricas como as de Van Gogh. Adicionalmente, o estudo focará no desenvolvimento de habilidades de escrita criativa, utilizando as obras de arte como estímulos visuais para a criação de narrativas, e promoverá a prática de compartilhar e ouvir histórias com empatia e atenção.
A atividade será fundamentada em metodologias ativas, como a 'Mão-na-massa' e 'Roda de Debate'. Inicialmente, haverá uma apresentação das obras de Van Gogh, seguida de uma discussão guiada para explorar suas possíveis interpretações. Posteriormente, os alunos receberão a tarefa de escrever suas histórias, onde o aprendizado teórico será aplicado de forma prática. A culminância será na roda de leitura, permitindo que os alunos compartilhem suas criações, fomentando a discussão e a apreciação coletiva dos trabalhos.
A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será feita a introdução ao conteúdo e análise das obras. Na segunda aula, haverá o momento da escrita das histórias e a roda de leitura.
A avaliação será feita com base na participação ativa dos alunos nas discussões iniciais, na coesão e coerência das histórias escritas, além da criatividade e originalidade. Adicionalmente, avaliar-se-á a capacidade de ouvir e engajar-se respeitosamente durante a roda de leitura. Será valorizada a demonstração de compreensão dos conceitos semióticos e a habilidade de aplicá-los na análise das obras e na criação de narrativas.
Serão necessários recursos como cópias impressas ou digitais das obras de Van Gogh para análise e discussão, materiais para a escrita (papel, canetas ou computadores), e um espaço adequado para a realização da roda de leitura, promovendo um ambiente acolhedor e propício à partilha das histórias criadas.
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