O Slam da Literatura é uma atividade inspirada na tradição dos slams de poesia que visa fomentar a apreciação literária entre os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, por meio de leituras orais expressivas de contos, crônicas ou poemas. A atividade permitirá aos alunos escolherem seus textos favoritos ou interpretarem obras selecionadas pelo professor, enfatizando a entonação, o ritmo e o uso adequado de pausas durante as leituras. A sala de aula será ambientada de forma a favorecer a expressão, criando um espaço acolhedor com decoração temática e iluminação suave para as apresentações. Após a conclusão das leituras, um debate será incentivado, discutindo sobre as diferentes interpretações apresentadas e a importância dos recursos expressivos utilizados na transmissão de efeitos de sentido dos textos literários, fomentando o desenvolvimento crítico e criativo dos alunos.
O objetivo desta atividade é desenvolver competências e habilidades de leitura, interpretação e expressão literária, além de promover a reflexão sobre o uso de elementos linguísticos e paralinguísticos na comunicação. Visa também incentivar a apreciação da diversidade literária e expressiva, estimular a confiança e habilidades oratórias dos alunos, além de promover a valorização da literatura como forma de expressão cultural e pessoal.
A atividade abordará técnicas de leitura expressiva, análise literária e recursos expressivos em textos literários. Os alunos aprenderão sobre os elementos que compõem o discurso literário, como o ritmo, entonação e pausa, aplicando esses conceitos em suas apresentações, além de desenvolverem habilidades de debate e argumentação crítica sobre as obras apresentadas.
A metodologia ativa será aplicada, incentivando a participação ativa dos alunos em todo o processo de aprendizagem. Inicialmente, haverá uma preparação e seleção dos textos. Em seguida, os alunos realizarão leituras orais, aplicando técnicas de expressão. A atividade culminará em um debate, onde cada aluno poderá expressar sua interpretação e refletir sobre as expressadas pelos colegas, promovendo um ambiente de troca e construção coletiva de conhecimento.
A atividade será realizada em duas sessões de 60 minutos, totalizando 2 horas. A primeira sessão será dedicada à seleção de textos e introdução à técnica de leitura expressiva. A segunda sessão focalizará nas leituras orais e no debate sobre as interpretações.
A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos, habilidade de leitura expressiva, capacidade de interpretação e argumentação durante o debate. Uma rubrica detalhada avaliará aspectos como clareza, fluência, uso de recursos expressivos e contribuição ao debate. O feedback será fornecido, promovendo reflexão e aprimoramento contínuos.
Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como: sala de aula com espaço adequado para as apresentações, sistema de som (caso disponível), cópias dos textos literários ou links para acesso online, materiais para decoração temática (opcional) e uma lista de critérios para nortear o debate e a avaliação expressiva.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula