Slam da Literatura

Desenvolvida por: Isis F… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Interpretação e expressão literária

O Slam da Literatura é uma atividade inspirada na tradição dos slams de poesia que visa fomentar a apreciação literária entre os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, por meio de leituras orais expressivas de contos, crônicas ou poemas. A atividade permitirá aos alunos escolherem seus textos favoritos ou interpretarem obras selecionadas pelo professor, enfatizando a entonação, o ritmo e o uso adequado de pausas durante as leituras. A sala de aula será ambientada de forma a favorecer a expressão, criando um espaço acolhedor com decoração temática e iluminação suave para as apresentações. Após a conclusão das leituras, um debate será incentivado, discutindo sobre as diferentes interpretações apresentadas e a importância dos recursos expressivos utilizados na transmissão de efeitos de sentido dos textos literários, fomentando o desenvolvimento crítico e criativo dos alunos.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é desenvolver competências e habilidades de leitura, interpretação e expressão literária, além de promover a reflexão sobre o uso de elementos linguísticos e paralinguísticos na comunicação. Visa também incentivar a apreciação da diversidade literária e expressiva, estimular a confiança e habilidades oratórias dos alunos, além de promover a valorização da literatura como forma de expressão cultural e pessoal.

  • Desenvolver a capacidade de leitura crítica e interpretativa
  • Estimular a expressão oral fluente e expressiva
  • Promover o debate reflexivo sobre as diferentes interpretações dos textos
  • Explorar a importância dos elementos linguísticos e paralinguísticos na transmissão de mensagens
  • Incentivar a apreciação pela literatura como meio de expressão e comunicação

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP04: Identificar e analisar os efeitos de sentido que fortalecem a persuasão nos textos publicitários, relacionando as estratégias de persuasão e apelo ao consumo com os recursos linguístico-discursivos utilizados.
  • EF69LP05: Inferir e justificar, em textos multissemióticos, o efeito de humor, ironia e/ou crítica pelo uso ambíguo de palavras, expressões ou imagens.
  • EF69LP53: Contar/recontar histórias, ler e/ou declamar poemas diversos, respeitando o ritmo, as pausas, a entonação indicados pela pontuação e outros recursos.

Conteúdo Programático

A atividade abordará técnicas de leitura expressiva, análise literária e recursos expressivos em textos literários. Os alunos aprenderão sobre os elementos que compõem o discurso literário, como o ritmo, entonação e pausa, aplicando esses conceitos em suas apresentações, além de desenvolverem habilidades de debate e argumentação crítica sobre as obras apresentadas.

  • Técnicas de leitura expressiva
  • Análise literária
  • Recursos expressivos na literatura
  • Debate sobre interpretações literárias
  • Desenvolvimento de habilidades oratórias

Metodologia

A metodologia ativa será aplicada, incentivando a participação ativa dos alunos em todo o processo de aprendizagem. Inicialmente, haverá uma preparação e seleção dos textos. Em seguida, os alunos realizarão leituras orais, aplicando técnicas de expressão. A atividade culminará em um debate, onde cada aluno poderá expressar sua interpretação e refletir sobre as expressadas pelos colegas, promovendo um ambiente de troca e construção coletiva de conhecimento.

  • Preparação e seleção dos textos
  • Leituras orais expressivas
  • Debate coletivo sobre as interpretações
  • Feedback construtivo e reflexivo

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas sessões de 60 minutos, totalizando 2 horas. A primeira sessão será dedicada à seleção de textos e introdução à técnica de leitura expressiva. A segunda sessão focalizará nas leituras orais e no debate sobre as interpretações.

  • Aula 1: Seleção de textos e introdução às técnicas de leitura expressiva.
  • Aula 2: Execução das leituras orais e debate sobre interpretações.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos, habilidade de leitura expressiva, capacidade de interpretação e argumentação durante o debate. Uma rubrica detalhada avaliará aspectos como clareza, fluência, uso de recursos expressivos e contribuição ao debate. O feedback será fornecido, promovendo reflexão e aprimoramento contínuos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como: sala de aula com espaço adequado para as apresentações, sistema de som (caso disponível), cópias dos textos literários ou links para acesso online, materiais para decoração temática (opcional) e uma lista de critérios para nortear o debate e a avaliação expressiva.

  • Sala de aula preparada para apresentações
  • Sistema de som
  • Cópias ou links de textos literários
  • Materiais para decoração
  • Lista de critérios para avaliação

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo