Esta atividade pedagógica visa envolver os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental na análise e produção de tirinhas, memes e gifs, com foco no humor, ironia e crítica social. Utilizando a Metodologia Ativa de Aprendizagem Baseada em Jogos, os educandos serão estimulados a explorar textos multissemióticos, ampliando não só sua capacidade de interpretação textual, mas também fomentando a criatividade e o senso crítico. Ao serem divididos em grupos, os alunos receberão conjuntos diversificados de imagens e textos, nos quais deverão identificar e demonstrar a presença de ambiguidades, clichês e recursos visuais que contribuem para a construção do sentido humorístico ou crítico. O trabalho será finalizado com a elaboração de tirinhas ou memes originais, que reflitam as competências desenvolvidas ao longo das atividades, permitindo aos alunos expressar suas próprias visões e compreensões sobre os elementos linguísticos e culturais explorados.
O principal objetivo desta atividade é desenvolver nos alunos a habilidade de análise crítica de textos multimídia, focando no humor, ironia e crítica, conforme previsto na Base Nacional Comum Curricular. Além de identificar elementos que conferem ambiguidade e provocam reflexão nos textos visuais e escritos, os alunos aprenderão a aplicar esses recursos em suas próprias criações. Este processo visa aprimorar a compreensão de nuances linguísticas e culturais, bem como incentivar a expressão criativa em diversas mídias.
Durante esta atividade, vamos mergulhar no mundo da comunicação visual e textual através de tirinhas, memes e gifs. Este conteúdo programático está desenhado para ajudar os alunos a reconhecer e aplicar recursos linguísticos e iconográficos em criações próprias, promovendo uma análise crítica e a compreensão do impacto social de mensagens humorísticas e irônicas.
A metodologia da atividade é centrada na Aprendizagem Baseada em Jogos. Os alunos serão divididos em grupos e receberão conjuntos de materiais multimídia para análise e discussão. Através de jogos e desafios, eles serão incentivados a explorar as nuances de significado nestes textos, e posteriormente, aplicar esses aprendizados na criação de suas próprias peças humorísticas. Esta abordagem prática e interativa visa promover a colaboração entre os alunos e estimular a aplicação criativa dos conceitos estudados.
A atividade será realizada em duas sessões de uma hora cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos aos conceitos e iniciarão a análise dos textos. A segunda aula será dedicada à produção das tirinhas e memes, seguida de uma sessão de compartilhamento e feedback.
A avaliação será baseada tanto no processo de análise dos textos multimídia quanto na qualidade e criatividade das tirinhas e memes criados pelos alunos. Serão considerados a compreensão dos conceitos abordados, a habilidade em identificar e usar de forma eficaz os elementos de humor, ironia e crítica, bem como a originalidade e clareza na comunicação de suas criações. Feedback individual e coletivo será fornecido para incentivar o desenvolvimento contínuo das habilidades dos alunos.
Para a execução desta atividade, serão utilizados recursos como coleções digitais de tirinhas, memes e gifs, computadores ou tablets para pesquisa e criação, softwares de edição de imagens e ferramentas de colaboração online. Estes recursos são essenciais para permitir a análise detalhada dos textos multissemióticos e apoiar os alunos na produção de seus próprios conteúdos humorísticos.
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