Verbo: A Jornada do Herói Ortográfico

Desenvolvida por: Lincom… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Verbo

Nesta atividade, os alunos do 9º ano exploram a estrutura dos verbos em um formato interativo e dinâmico, na disciplina de Língua Portuguesa. Utilizando a metodologia da Sala de Aula Invertida, os alunos são inicialmente estimulados a pesquisar sobre diferentes tempos verbais, modos e suas conjugações em uma dinâmica de aprendizado independente. Na sequência, divididos em grupos, os alunos criam uma história de aventura onde os verbos escolhidos desempenham papéis centrais na narrativa. Essa atividade não só promove a fixação do conteúdo explorado previamente, como também estimula a criatividade e aprimoramento da habilidade de construção narrativa. A abordagem interdisciplinar e prática cumpre um papel importante ao integrar competências tecnológicas e de comunicação essenciais para o potencial criativo e interpretativo dos alunos, preparando-os para exames futuros, como o ENEM, e a leitura crítica de contextos sociais contemporâneos.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo de aprendizagem desta atividade é desenvolver a compreensão aprofundada das estruturas verbais e suas aplicações práticas em contextos narrativos. Além disso, busca-se integrar competências cognitivas relacionadas à produção de textos dissertativo-argumentativos e interdisciplinares, preparando os alunos para desafios futuros nas avaliações externas. A interação ativa entre a teoria estudada e sua prática em histórias fictícias possibilita a aplicação dos conteúdos enquanto promove a autonomia e responsabilidade coletivas, essenciais no desenvolvimento das competências previstas pela BNCC.

  • Compreender os diferentes tempos e modos verbais na língua portuguesa.
  • Utilizar adequadamente os verbos em construções narrativas.
  • Integrar conhecimentos teóricos e práticos no desenvolvimento de narrativas criativas.
  • Estimular o protagonismo estudantil, autonomia e uso do pensamento crítico.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF09LP12: Reconhecer e usar adequadamente os tempos e modos verbais em produções orais e escritas.
  • EF09LP17: Produzir, revisar e reescrever textos de diferentes gêneros, considerando sua situação comunicativa.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático prioriza o entendimento dos tempos e modos verbais na língua portuguesa, com foco na aplicabilidade prática destes elementos gramaticais no desenvolvimento de narrativas. A estrutura da língua é abordada de forma a estimular a criatividade e a competência narrativa dos alunos. Esta atividade se articula com conteúdos curriculares de forma interdisciplinar, enriquecendo a compreensão de suas funcionalidades e adaptações em comunicados orais e escritos. A organização do programa em tópicos facilita a conexão entre os conceitos linguísticos estudados e sua execução em projetos narrativos colaborativos.

  • Tempos verbais: presente, passado e futuro.
  • Modos verbais: indicativo, subjuntivo e imperativo.
  • Apresentação dos diferentes contextos de aplicação de modos e tempos verbais.
  • Desenvolvimento de narrativa usando tempos e modos verbais.

Metodologia

A metodologia aplicará a concepção de Sala de Aula Invertida, que possibilita a preparação prévia dos alunos através de pesquisas independentes, permitindo que o tempo em sala de aula seja dedicado à prática efetiva e à elaboração de narrativas criativas. Dessa forma, todos os alunos, ao chegarem à aula, possuem uma base teórica consolidada que favorece o aprendizado colaborativo. A abordagem permitirá que os estudantes participem de debates sobre suas descobertas e trabalhem em equipes para aplicar o conhecimento adquirido, promovendo um desenvolvimento no aprendizado mais engajado e ativo, adequado às competências e habilidades esperadas pelo contexto educacional contemporâneo.

  • Implementação da Sala de Aula Invertida para pesquisa inicial dos estudantes.
  • Atividades em grupo para criar narrativas utilizando verbos.
  • Apresentação colaborativa de histórias e discussão em sala.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em uma aula de 60 minutos, começando com uma breve introdução e orientação sobre a atividade prática. Na sequência, os alunos serão organizados em grupos onde discutirão seus conhecimentos prévios e iniciarão a construção de suas narrativas, explorando criativamente os tempos e modos verbais. A condução da aula proporcionará momentos para apresentação e feedback colaborativo, permitindo uma experiência de aprendizagem enriquecedora e variada. O cronograma proposto garante que o tempo disponível seja aproveitado de maneira eficaz, com suficiente espaço para discussão em grupo, dúvidas e reavaliações dos conteúdos e propostas.

  • Aula 1: Introdução à atividade, discussão em grupo, elaboração colaborativa de histórias, apresentação e feedback.
  • Momento 1: Introdução à Atividade (Estimativa: 10 minutos)
    Apresente o objetivo geral da aula e a importância da compreensão dos tempos e modos verbais para a construção de narrativas. É importante que o professor engaje os alunos com perguntas introdutórias, como 'Quais tempos verbais vocês conhecem?' e 'Como os verbos podem influenciar uma história?'. Incentive a participação de todos.

    Momento 2: Discussão em Grupo (Estimativa: 15 minutos)
    Divida os alunos em grupos de 4 ou 5 integrantes. Solicite que discutam sobre exemplos de verbos em diferentes tempos e modos, a partir da pesquisa prévia feita na metodologia de Sala de Aula Invertida. Oriente os grupos a anotarem pelo menos dois exemplos práticos e contextos de aplicação que possam ser usados na elaboração da história. Fique disponível para esclarecer dúvidas e sugira novos exemplos caso haja necessidade.

    Momento 3: Elaboração Colaborativa de Histórias (Estimativa: 20 minutos)
    No mesmo grupo, proponha que os alunos criem uma história de aventura onde a conjugação de verbos em diferentes tempos e modos seja crucial para o desenvolvimento da narrativa. É importante que disponibilize material de escrita e ferramentas digitais, se possível, para facilitar o processo criativo. Permita que os estudantes experimentem e debatam suas ideias entre eles. Monitore os grupos, oferecendo sugestões para enriquecer suas histórias e assegure-se de que todos os integrantes do grupo estejam participando ativamente.

    Momento 4: Apresentação e Feedback (Estimativa: 15 minutos)
    Permita que cada grupo apresente sua história ao restante da turma. Incentive os alunos a focarem nos usos verbais fundamentais para a narrativa e a refletirem sobre a escolha dos tempos e modos verbais. Após cada apresentação, promova um espaço para feedback, questionando se os verbos utilizados fizeram sentido no contexto e se ajudaram a transmitir a intenção da história. Finalize reforçando os pontos positivos e áreas de melhoria para cada grupo.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Como não há alunos com condições específicas mencionadas, uma estratégia potencial é assegurar que os materiais digitais usados sejam compatíveis com ferramentas de leitura de tela, caso haja a necessidade no futuro. Além disso, incentive a inclusão social, oferecendo suporte para os alunos que apresentarem dificuldade na participação dos grupos, garantindo um ambiente acolhedor e respeitoso. Considere também alternativas de apresentação, como gravações de áudio ou vídeo, para alunos que possuam desafios com apresentações ao vivo.

Avaliação

A avaliação será diversificada e adaptada, contendo processos formativos e somativos. Serão observadas as seguintes possibilidades: 1. Avaliação Formativa: durante a elaboração das narrativas, o professor fornecerá feedback imediato com base no uso adequado de tempos e modos verbais, participação e dinâmica grupal. O objetivo aqui é fomentar a reflexão e aprimoramento contínuo. 2. Avaliação Somativa: consideração das narrativas finais, avaliando compreensão, criatividade, coesão e uso correto dos conceitos verbais. Critérios específicos incluirão relevância e originalidade na aplicação dos tempos e modos verbais, clareza das histórias, e coerência do conteúdo narrativo. A f lexibilidade permite que o professor adapte as métricas conforme o contexto da turma, garantindo que todos os alunos sejam incluídos no processo.

  • Avaliação Formativa: feedback contínuo durante a construção das narrativas.
  • Avaliação Somativa: aplicação dos conceitos em narrativas apresentadas.

Materiais e ferramentas:

Os materiais, recursos e ferramentas a serem utilizados na atividade incluem tecnologias educacionais que tornarão as etapas da Sala de Aula Invertida e a elaboração das narrativas mais engajantes e acessíveis. As pesquisas iniciais feitas em casa necessitam de acesso a dispositivos como computadores ou smartphones e conexão à internet. Na sala, será essencial disponibilizar materiais como quadros, cartolinas ou ferramentas digitais para a estruturação das ideias. Tais recursos não apenas facilitam a compreensão dos conteúdos, como também incentivam a inovação e o aprendizado ativo em ambientes educacionais contemporâneos.

  • Computadores ou smartphones com acesso à internet para pesquisas.
  • Materiais de escrita, como quadros, marcadores, e cartolinas.
  • Recursos digitais para a apresentação das narrativas.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que a carga de trabalho dos professores é significativa, mas é crucial que busquemos sempre maneiras de incluir e garantir acessibilidade a todos os alunos. Ainda que não haja alunos com deficiências específicas nessa turma, é importante implementar práticas gerais, como a utilização de recursos digitais acessíveis e fontes de fácil leitura em materiais impressos e digitais. A metodologia colaborativa facilita a troca de conhecimentos entre pares, promovendo um ambiente inclusivo e respeitoso para a diversidade individual de aprendizagem. Adotar tecnologias adaptáveis e assegurar que o conteúdo seja apresentado em múltiplos formatos são estratégias viáveis que não sobrecarregam financeiramente e podem ser facilmente implementadas sem tomar muito tempo do professor.

  • Uso de fontes grandes e de fácil leitura em materiais de apoio.
  • Tecnologias digitais acessíveis e diversificadas.
  • Estratégias colaborativas para a participação de todos os estudantes.

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