Vozes contra o Racismo: Resenhas que Fazem Diferença

Desenvolvida por: Neuza … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Racismo e Literatura

A atividade 'Vozes contra o Racismo: Resenhas que Fazem Diferença' busca engajar os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental na leitura crítica e reflexiva de um texto sobre racismo escrito por Luís Fernando Veríssimo. Após a leitura individual, os alunos irão sublinhar as partes que consideram mais impactantes sobre a temática do racismo, com o intuito de preparar terreno para uma análise mais profunda. Posteriormente, os estudantes serão desafiados a escrever resenhas críticas, expressando suas opiniões e análises sobre as abordagens do autor. Este processo culminará em uma roda de debate, onde haverá a oportunidade de compartilhar e discutir as variadas interpetações e reflexões sobre o texto, estimulando assim a expressão da opinião própria de maneira respeitosa e a capacidade de análise crítica. Através desta dinâmica, espera-se não só promover uma compreensão mais aprofundada sobre o racismo e suas implicações na sociedade, mas também desenvolver habilidades de leitura, escrita e argumentação dos alunos, alinhadas com os objetivos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é promover uma compreensão crítica e reflexiva sobre o tema do racismo através da literatura, especificamente por meio de um texto de Luís Fernando Veríssimo. Pretende-se desenvolver nos alunos a habilidade de leitura, interpretação e expressão crítica, cultivando a capacidade de identificar pontos impactantes em um texto e de construir opiniões fundamentadas sobre temas complexos. Além disso, a atividade visa potencializar as competências de escrita, ao desafiá-los a elaborar resenhas críticas, e de fala, no contexto de uma roda de debate. Esse conjunto de habilidades está em consonância com as demandas do 9º ano do Ensino Fundamental, conforme estabelecido pela BNCC, e prepara os alunos para interações sociais mais conscientes e responsáveis.

  • Promover a leitura crítica de textos sobre racismo.
  • Desenvolver habilidades de interpretação e análise literária.
  • Estimular a escrita de resenhas críticas fundamentadas.
  • Fomentar a capacidade de argumentação e debate respeitoso.
  • Contribuir para a consciência social e responsabilidade cidadã.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69LP34: Grifar as partes essenciais do texto, tendo em vista os objetivos de leitura, produzir marginálias (ou tomar notas em outro suporte), s\uínteses organizadas em itens, quadro sin\uóptico, quadro comparativo, esquema, resumo ou resenha do texto lido (com ou sem coment\uário/an\uálise), mapa conceitual, dependendo do que for mais adequado, como forma de possibilitar uma maior compreens\uão do texto, a sistematiza\uç\uão de conte\uúdos e informa\uç\uões e

Conteúdo Programático

Este plano de aula aborda a temática do racismo através da literatura, utilizando como recurso um texto de Luís Fernando Veríssimo. O conteúdo programático inclui técnicas de leitura crítica, como o sublinhado de trechos impactantes, escrita de resenhas críticas com fundamentação nas ideias do autor e na própria opinião dos alunos, além de técnicas de debate focadas em expressar e respeitar as diferentes interpretações e pontos de vista. Este conteúdo visa equipar os alunos com as ferramentas necessárias para a análise crítica de textos e a expressão fundamentada de opiniões, habilidades importantes tanto no âmbito acadêmico quanto no exercício da cidadania.

  • Leitura crítica de textos literários sobre racismo.
  • Técnicas para identificação de pontos impactantes em um texto.
  • Elaboração de resenhas críticas.
  • Organização e participação em rodas de debate.
  • Expressão e respeito por diferentes pontos de vista.

Metodologia

A atividade será realizada em duas etapas principais: escrita de resenhas críticas e roda de debate. Inicialmente, após a leitura individual do texto de Luís Fernando Veríssimo, os alunos irão sublinhar os trechos que considerarem mais impactantes e, com base nessa seleção, escreverão suas resenhas críticas. Essa fase preparatória incentiva a reflexão pessoal e a capacidade de argumentação escrita. A segunda etapa é a roda de debate, onde os alunos terão a chance de compartilhar suas interpretações e discutir as variadas análises com os colegas, sob orientação do professor. Este formato promove a expressão oral, a escuta ativa e o respeito por diferentes pontos de vista, utilizando a metodologia ativa para engajar os alunos de maneira participativa e reflexiva.

  • Leitura individual do texto.
  • Sublinhado de trechos impactantes.
  • Escrita de resenhas críticas.
  • Preparação para o debate.
  • Realização da roda de debate.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será distribuída em duas aulas de 50 minutos. Na primeira aula, será realizada a leitura do texto e o início da escrita das resenhas críticas. A segunda aula será dedicada à finalização das resenhas e à realização da roda de debate. Este cronograma permite uma distribuição equilibrada do tempo entre a preparação individual e a discussão coletiva, promovendo um aprendizado aprofundado dos conteúdos.

  • Aula 1: Leitura do texto e início da escrita das resenhas críticas.
  • Aula 2: Finalização das resenhas e realização da roda de debate.

Avaliação

A avaliação desta atividade será pautada na participação ativa dos alunos, na qualidade das resenhas críticas escritas e na contribuição para a roda de debate. Serão avaliados critérios como a capacidade de identificar pontos impactantes no texto, a fundamentação das opiniões expressas nas resenhas, a clareza e coesão na escrita e a habilidade de argumentação respeitosa e construtiva durante o debate. Exemplos de elementos a serem considerados incluem a profundidade da análise crítica, a originalidade das interpretações e a capacidade de escuta e diálogo com os colegas. Dessa maneira, busca-se incentivar um engajamento reflexivo com o tema, além de valorizar a expressão individual e coletiva dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários os seguintes recursos: cópias do texto de Luís Fernando Veríssimo para cada aluno, material para anotação e sublinhado (lápis, canetas, marcadores), espaço apropriado para a realização da roda de debate que promova a interação entre os alunos, e um quadro para anotações coletivas durante o debate. Tais recursos visam a facilitar a leitura crítica, o processo de escrita e a dinâmica do debate, contribuindo para uma experiência de aprendizado integral e envolvente.

  • Cópias do texto de Luís Fernando Veríssimo.
  • Material de anotação (lápis, canetas, marcadores).
  • Quadro para anotações coletivas.
  • Espaço apropriado para a roda de debate.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo