Autores na Arena: Duelo Literário

Desenvolvida por: Adrian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa e Literatura
Temática: Literatura Brasileira

Nesta atividade dinâmica e envolvente, alunos do 1º ano do Ensino Médio terão a oportunidade de mergulhar profundamente na literatura brasileira, explorando os diferentes autores e suas obras que marcaram épocas e influenciaram gerações. Divididos em grupos, cada um representando um autor ou obra significativa, os estudantes realizarão pesquisas detalhadas sobre o contexto histórico, o estilo literário e o impacto cultural de seu escolhido. Após esta fase de preparação, os grupos se enfrentarão em apresentações no formato de debate, defendendo a relevância e singularidade de seu autor ou obra. Este confronto dialógico permitirá questionamentos e comparações entre os diferentes representantes, fomentando um rico diálogo sobre as contribuições de cada um para a literatura brasileira. Esta atividade pedagógica não apenas estimula a pesquisa, a argumentação crítica e a capacidade de síntese, mas também promove um panorama abrangente e envolvente da nossa literatura, estimulando o interesse e a apreciação por esse componente fundamental da nossa cultura.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão abrangente da literatura brasileira, estimulando o interesse e a apreciação por sua riqueza e diversidade. Espera-se que os estudantes desenvolvam habilidades de pesquisa, argumentação e síntese, enquanto exploram os diferentes contextos históricos, estilos literários e impactos culturais dos autores e suas obras. Além disso, a atividade visa promover habilidades de oratória, pensamento crítico e capacidade de debate, essenciais para o desenvolvimento acadêmico e pessoal. Ao final, os alunos terão não só um conhecimento mais profundo da literatura nacional, mas também aprimorado suas habilidades de comunicação e argumentação.

  • Explorar a diversidade de autores e obras da literatura brasileira.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e síntese de informações.
  • Aprimorar a capacidade de argumentação e debate.
  • Compreender o contexto histórico e o impacto cultural das obras.
  • Estimular o interesse e a apreciação pela literatura brasileira.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG103 - Utilizar diferentes linguagens, mídias e ferramentas digitais em processos de produção coletiva, colaborativa e projetos autorais em ambientes virtuais.
  • EM13LP26 - Analisar e comparar textos do patrimônio literário-cultural, considerando contextos de produção e circulação e suas relações com contextos contemporâneos.
  • EM13LP45 - Argumentar a partir de uma obra literária, relacionando-a a contextos sócio-históricos, culturais, políticos ou a outras obras.

Conteúdo Programático

A literatura brasileira é rica em autores e obras que refletem diferentes períodos históricos, movimentos estéticos e questões sociais. Esta atividade proporcionará aos alunos uma imersão neste universo, abordando desde o Romantismo até o Modernismo, passando por autores emblemáticos e suas obras que se tornaram pilares da nossa cultura. Através da pesquisa e debate, os estudantes serão capazes de contextualizar cada autor/obra dentro de seu período histórico, identificar características estilísticas e entender o impacto cultural e literário de cada um.

  • Autores e obras-chave da literatura brasileira
  • Contexto histórico dos movimentos literários
  • Características estilísticas de diferentes períodos
  • Impacto cultural e social das obras literárias
  • Métodos de argumentação e debate

Metodologia

Adotando uma metodologia ativa, esta atividade coloca os alunos no centro do processo de aprendizagem. Iniciará com uma fase de pesquisa, onde os alunos, em grupos, investigarão sobre seu autor/obra designados. Esta fase é crucial para aprofundar o conhecimento e preparar argumentos sólidos. Seguindo, as apresentações em formato de debate possibilitarão a aplicação prática deste conhecimento, estimulando o pensamento crítico, oratória e a habilidade de refutar argumentos contrários de forma construtiva. Ao longo de todo o processo, será incentivado o uso de tecnologias digitais para pesquisa e apresentação.

  • Pesquisa e análise crítica sobre os autores/obras
  • Preparação de apresentações argumentativas
  • Realização de debates entre os grupos
  • Uso de tecnologias digitais para pesquisa e apresentação
  • Feedback construtivo pós-debate

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade terá uma duração total de 2 horas, organizada em 2 aulas de 50 minutos. A primeira aula será dedicada à apresentação do projeto, divisão dos grupos e início da fase de pesquisa. A segunda aula será reservada para as apresentações em debate, permitindo a interação entre os grupos e a defesa de seus argumentos.

  • Aula 1: Apresentação da atividade, formação dos grupos e início da pesquisa.
  • Aula 2: Continuação da pesquisa e preparação das apresentações.
  • Aula 3: Apresentações em debate dos grupos.
  • Aula 4: Conclusão dos debates e feedback geral.

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada em critérios multifacetados para garantir uma análise abrangente das habilidades desenvolvidas pelos alunos. Os critérios incluirão a qualidade da pesquisa e do material preparado, a eficácia da argumentação durante os debates, a capacidade de resposta a contra-argumentos, além da criatividade e originalidade na apresentação. Será adotado um sistema de pontos, onde cada critério terá um valor máximo. A participação ativa, o respeito pelo turno de fala e a capacidade de trabalhar em equipe também serão considerados. O feedback construtivo será fornecido após as apresentações, destacando pontos fortes e áreas para melhoria.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, será necessário acesso a recursos diversos que enriquecerão o processo de pesquisa e apresentação. Além do material didático padrão, como livros de literatura brasileira e análises literárias, a utilização de tecnologias digitais será incentivada, permitindo que os alunos explorem bases de dados acadêmicas, bibliotecas virtuais e ferramentas de apresentação multimídia. O uso de um ambiente virtual para o debate permitirá uma dinâmica mais interativa e inclusiva.

  • Livros e textos sobre literatura brasileira
  • Acesso à internet para pesquisa
  • Ferramentas de apresentação multimídia
  • Bases de dados e bibliotecas virtuais
  • Ambiente virtual para realização dos debates

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo