A atividade está estruturada em duas aulas de 50 minutos cada e propõe que alunos do 1º ano do Ensino Médio criem um podcast investigativo. Na primeira aula, será apresentada uma introdução sobre o que é um podcast e a importância dos processos de checagem de informações em contextos jornalísticos. Exemplos de podcasts e investigações serão apresentados para inspirar e esclarecer os estudantes sobre as boas práticas. A abordagem crítica diante dos textos jornalistas será enfocada, alinhadas com as diretrizes da BNCC, para estimular a habilidade de análise de fontes. Durante a segunda aula, os alunos trabalharão em grupos para planejar e gravar seu próprio episódio de podcast. Isso incentivará a criatividade e a habilidade de sintetizar informações coletadas de diversas fontes, engajando os alunos em uma aprendizagem ativa e colaborativa, além de exigir práticas colaborativas e de habilidades de comunicação e organização de ideias.
Os objetivos de aprendizagem concentram-se em desenvolver nos alunos a capacidade de analisar criticamente informações, especialmente em textos jornalísticos, com o intuito de estimular o pensamento crítico e a habilidade de comunicação eficaz. A atividade está planejada para integrar habilidades sociais e cognitivas dos estudantes, proporcionando um ambiente onde possam identificar a credibilidade das fontes e a ética na disseminação da informação. Além disso, visa engajar os alunos em um processo de aprendizagem que seja relevante para o mundo real, enquanto praticam habilidades importantes para o século 21, como criatividade, colaboração e comunicação. As atividades são pensadas para garantir uma abordagem abrangente, considerando tanto o desenvolvimento das competências da BNCC quanto habilidades essenciais para o mercado de trabalho.
O conteúdo programático da atividade envolve uma introdução ao formato de mídia atual, que é o podcast, e sua relevância no cenário de comunicação contemporâneo. A discussão vai abordar a importância da checagem de informações no jornalismo, analisando como diferentes fontes podem influenciar a percepção pública. Além disso, os alunos aprenderão sobre a estrutura e os elementos que compõem um podcast, desde a escolha do tema até a edição final. Serão abordadas também técnicas de comunicação, como a organização de ideias e a clareza na transmissão de informações. A atividade promove a integração de habilidades tecnológicas básicas para a gravação e edição de áudio, proporcionando uma experiência de multimodalidade no ensino de língua portuguesa.
As metodologias selecionadas para esta atividade são centradas no uso de metodologias ativas. Inicia-se com uma abordagem expositiva para proporcionar uma compreensão inicial e clara sobre o tema, proporcionando bases teóricas e práticas sobre podcasts e checagem de informações. Em seguida, os alunos são instigados a aplicar o conhecimento através de uma experiência colaborativa de criação, onde trabalharão em grupos. Essa prática não apenas estimula o desenvolvimento de habilidades individuais, mas também promove um ambiente de aprendizado dinâmico e interativo, onde alunos exercem protagonismo de sua própria aprendizagem, apoiados por tecnologias digitais para pesquisa e produção multimidiática.
O cronograma da atividade foi planejado para ser executado em duas aulas de 50 minutos cada, garantindo a apresentação teórica inicial e a experiência prática subsequente. Na primeira aula, o tempo é dedicado a introduzir conceitos e exemplos de podcasts, incluindo discussão e análise de reportagens jornalísticas e o papel da checagem de informações. Na segunda aula, os alunos serão divididos em grupos para planejar e gravar seus próprios episódios de podcast. Essa estrutura permite uma transição suave entre a teoria e a prática, possibilitando que os alunos implementem o que aprenderam de forma colaborativa e estruturada.
Momento 1: Abertura e Apresentação do Tema (Estimativa: 10 minutos)
Inicie a aula proporcionando um ambiente acolhedor. Apresente o tema do dia: podcasts e sua importância na comunicação atual. Utilize um projetor para exibir imagens de podcasts populares e pergunte aos alunos se já ouviram algum. É importante que os estudantes se conectem com o conteúdo do dia a partir de suas experiências pessoais, então, permita que compartilhem algumas percepções iniciais. Observe se os alunos se mostram interessados e curiosos, fazendo perguntas para instigar participação.
Momento 2: Exposição Teórica sobre Podcasts (Estimativa: 15 minutos)
Apresente uma explicação curta e objetiva sobre o que é um podcast. Utilize slides ou um quadro com tópicos chave: definição de podcast, formatos existentes, importância atual e impactos na comunicação. Incorpore exemplos auditivos breves de diferentes estilos de podcasts para ilustrar melhor. Permita que os alunos façam perguntas e anote suas contribuições. Para verificar a compreensão, você pode pedir a alguns alunos para resumirem o que entenderam para toda a turma.
Momento 3: Importância da Checagem de Informações (Estimativa: 15 minutos)
Explique a importância da checagem de informações em qualquer meio jornalístico, incluindo podcasts. Mostre um exemplo prático utilizando uma notícia falsa famosa e discuta os efeitos de sua circulação. Estimule a habilidade de análise crítica pedindo aos alunos que identifiquem pontos que despertaram desconfiança na notícia apresentada. Avalie a capacidade dos alunos de questionar a veracidade das fontes através de diferentes perguntas durante a discussão.
Momento 4: Discussão em Grupo (Estimativa: 10 minutos)
Divida os alunos em pequenos grupos e atribua a tarefa de discutir um exemplo de notícia ou informação recente. Cada grupo deve apresentar uma breve análise sobre a credibilidade da fonte e possíveis consequências de informações não verificadas. Circule entre os grupos, oriente as discussões levantando pontos que não tenham sido considerados. Para avaliação, peça a cada grupo que compartilhe suas conclusões em voz alta para a turma, mantendo o foco sobre a argumentação e justificativas apresentadas.
Momento 1: Abertura e Formação dos Grupos (Estimativa: 5 minutos)
Inicie a aula revisando brevemente os conceitos introduzidos na aula anterior sobre podcasts e a importância da checagem de informações. Logo após, divida a turma em pequenos grupos de trabalho. É importante que cada grupo tenha diversidade de habilidades. Oriente os alunos a escolherem papéis específicos, como roteirista, apresentador e editor de áudio, para que todos se sintam responsáveis pelo projeto.
Momento 2: Planejamento do Episódio de Podcast (Estimativa: 15 minutos)
Peça aos grupos que iniciem o brainstorming sobre o tema de seu podcast investigativo. Informe que eles devem definir um objetivo e planejar a estrutura do episódio. Circule entre os grupos, estimulando o aprofundamento nos temas escolhidos e sugerindo fontes confiáveis para checagem de informações. É importante que você observe se os alunos estão seguindo uma linha de raciocínio clara e que incentivem assimilar a diversidade de opiniões.
Momento 3: Desenvolvimento do Roteiro (Estimativa: 15 minutos)
Oriente os alunos na elaboração do roteiro do podcast. Eles devem estruturar a introdução, desenvolvimento e conclusão, garantindo coerência e coesão na apresentação do conteúdo. Estimule a criatividade e a clara delimitação dos papéis, enquanto os alunos discutem e escrevem seus scripts. Avalie a progressão do planejamento utilizando critérios como clareza de ideias, criatividade e fundamentação das informações apresentadas.
Momento 4: Gravação e Produção de Áudio (Estimativa: 10 minutos)
Direcione os grupos para a etapa de gravação, utilizando dispositivos móveis ou microfones disponibilizados pela escola. Ofereça suporte técnico, se necessário, e encoraje os alunos a praticarem a dicção e a entonação. Avise-os sobre a importância de manter um ambiente tranquilo e silencioso durante a gravação. Avalie a organização, colaboração entre os colegas e habilidades de comunicação neste processo.
Momento 5: Conclusão e Reflexão Final (Estimativa: 5 minutos)
Reúna os grupos novamente e peça para partilharem brevemente suas experiências durante a atividade. Destaque aspectos positivos e desafios comuns encontrados na produção dos podcasts. Incentive reflexões sobre os aprendizados e como poderiam aprimorar seus episódios. Ofereça feedback imediato sobre o trabalho em equipe e a proposta apresentada pelo podcast.
Estratégias de inclusão e acessibilidade:
Incentive a participação ativa de todos os alunos, procure oferecer materiais em formatos variados (áudio, visual), e garanta que todos tenham acesso aos dispositivos necessários para gravação. Crie um ambiente acolhedor que encoraje todos a contribuir com suas ideias e respeite o tempo necessário para que cada um entenda e execute suas tarefas. Se algum aluno tiver dificuldades, assegure que os grupos estejam dispostos a colaborar e oferecer suporte adicional, cuidando para que a comunicação e interação sejam claras e inclusivas. É importante que você mantenha uma escuta ativa e esteja disponível para atender às necessidades específicas que podem surgir durante a atividade.
A avaliação será formada por componentes diversificados, como a avaliação processual contínua durante os trabalhos em grupo para monitorar a participação ativa e colaboração dos alunos. O produto final, o podcast criado, servirá para avaliar a capacidade de síntese e clareza de comunicação dos grupos. No nível da sala, as discussões e feedback formativo durante as sessões serão usados para refletir sobre a aprendizagem aprofundada. O professor também pode utilizar portfólios digitais onde os alunos registram suas reflexões, experiências de aprendizado e desenvolvimento ao longo do processo. Uma rubrica detalhada será utilizada para garantir que os critérios de avaliação sejam claros e mensuráveis, incluindo criatividade, clareza na comunicação, avaliação crítica das fontes, e trabalho em equipe. Adequações podem ser feitas para atender a especificidades dos alunos, garantindo inclusividade e equidade na avaliação.
A atividade requer diversos recursos que visam facilitar tanto a apresentação inicial teórica quanto a parte prática de desenvolvimento do podcast. O professor deve dispor de exemplos de podcasts, que podem ser acessíveis via áudio ou vídeo, para ilustrar e inspirar os alunos. Computadores ou dispositivos móveis com software para gravação e edição de áudio são essenciais para a produção do podcast final. Guia de recursos como sites confiáveis para pesquisa jornalística e metodologias para checagem de fatos são igualmente importantes. Toda tecnologia utilizada deve ser escolhida com cuidado, certificando-se de que esteja alinhada com as diretrizes de uso ético e seguro de dados.
Sabemos da carga de trabalho que os docentes já enfrentam, por isso é importante que as estratégias de inclusão e acessibilidade sejam simples e efetivas. Embora não haja condições específicas destacadas para esta turma, o professor deve considerar o ambiente de sala de aula para suportar tecnologias de áudio e vídeo, promovendo a inclusão digital. É importante que a linguagem utilizada nas atividades considere diversos níveis de compreensão, e que os materiais sejam acessíveis a todos os alunos. Estimular a participação igualitária nos grupos e garantir que cada aluno tenha voz e papel ativo na atividade são medidas fundamentais. Além disso, desenvolver práticas que favoreçam a interação e a colaboração entre todos os alunos reflete as diretrizes de inclusão e equidade na educação.
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