Batalha de Slangs: Gírias nas Ruas

Desenvolvida por: Marli … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Variedades linguísticas

Esta atividade tem como objetivo explorar o impacto das gírias na comunicação cotidiana e como elas refletem aspectos culturais dos grupos sociais e épocas. Ao compreender como as gírias influenciam a construção de identidade e a dinâmica de interação social, os alunos são incentivados a desenvolver uma visão crítica e empática sobre as variedades linguísticas existentes. Na prática, as gírias servem tanto como meio de inclusão em certos grupos quanto de exclusão em outros, e essa atividade busca conscientizar os alunos sobre essas dinâmicas. Através da criação e dramatização de diálogos usando gírias, os alunos poderão perceber como escolhas linguísticas afetam a percepção do discurso e influenciam a comunicação. A atividade fomenta a empatia e o entendimento das especificidades das escolhas linguísticas no ambiente social, preparando os alunos para interagir em diferentes contextos sociais de forma sensível e crítica.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade estão voltados para a ampliação da compreensão dos alunos sobre como a linguagem não é apenas um meio de comunicação, mas também um reflexo cultural e social. Ao engajá-los em uma atividade prática de análise e utilização de gírias, os alunos desenvolverão habilidades de análise crítica, bem como a capacidade de entender e respeitar a diversidade linguística. Esta abordagem busca não apenas desenvolver competências linguísticas, mas também habilidades sociais, como empatia e colaboração, fundamentais para o desenvolvimento integral dos alunos.

  • Compreender o impacto das gírias na comunicação e sua relação com o contexto cultural.
  • Desenvolver a capacidade de análise crítica das escolhas linguísticas.
  • Promover o entendimento e respeito pela diversidade linguística e cultural.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG101: Compreender e analisar processos de produção e circulação de discursos, nas diferentes linguagens, para fazer escolhas fundamentadas em função de interesses pessoais e coletivos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade visa proporcionar aos alunos uma visão abrangente sobre as variedades linguísticas, compreendendo o papel das gírias na comunicação cotidiana. O foco está em contextualizar as gírias dentro de movimentos culturais e sociais, destacando sua função como ferramenta de identidade. Também serão discutidos os mecanismos de circulação das gírias e sua adoção por diferentes grupos, permitindo que os alunos entendam as dinâmicas de inclusão e exclusão linguísticas. Ao explorar essas questões, os alunos são capacitados a refletir sobre o poder da linguagem na construção social.

  • Definição e características das gírias.
  • Função social das gírias como elementos de identidade.
  • Impacto das gírias na comunicação e sua circulação.

Metodologia

A metodologia adotada nesta atividade centra-se na utilização de estratégias ativas de aprendizagem, capazes de engajar os alunos de forma profunda e significativa. Inicia-se com uma aula expositiva que delineará o impacto das gírias na comunicação e no contexto sociocultural. Em seguida, os alunos são convidados a trabalhar em grupos, estimulando a colaboração e a troca de ideias. Essa formação em grupo pressiona os alunos a discutir, criar e dramatizar diálogos utilizando gírias, favorecendo o aprendizado experiencial e reflexivo. Tais abordagens são fundamentais para o desenvolvimento de uma compreensão crítica e empática das variedades linguísticas, alcançando os objetivos traçados no plano.

  • Aula expositiva sobre variedades linguísticas e gírias.
  • Trabalho em grupos para criação de diálogos.
  • Discussão e análise coletiva das dramatizações.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma desta atividade é estruturado em uma única aula de 60 minutos, organizada especificamente para maximizar o engajamento dos alunos com o tema proposto. A aula começa com uma exposição introdutória que destaca os principais conceitos e contexto das gírias. Na sequência, os alunos, dispostos em grupos, desenvolverão diálogos que contenham gírias, promovendo uma análise e discussão colaborativa sobre suas experiências e percepções. Ao final, os grupos apresentarão suas criações para a turma, gerando um rico espaço de reflexão e debate.

  • Aula 1: Introdução, trabalho em grupos e apresentação de diálogos.
  • Momento 1: Introdução à Batalha de Slangs (Estimativa: 15 minutos)
    Inicie a aula contextualizando os alunos sobre a importância das gírias na comunicação e sua relação com a cultura. Explique que gírias são expressões típicas de grupos sociais que refletem identidade e pertencimento. Permita que os alunos falem espontaneamente sobre gírias que conhecem e usam em seu cotidiano, anotando exemplos no quadro. É importante que observe se os alunos se sentem à vontade para compartilhar suas experiências linguísticas.

    Momento 2: Trabalho em Grupos - Criação de Diálogos (Estimativa: 25 minutos)
    Divida a turma em grupos de quatro ou cinco alunos e forneça papel e caneta para escrita dos diálogos. Instrua-os a criarem uma cena curta utilizando gírias comuns para um contexto específico, como uma conversa entre amigos ou uma negociação fictícia. Circule entre os grupos, oferecendo suporte e sugestões quando necessário. Incentive a discussão coletiva sobre a escolha das gírias e seu impacto na compreensão do diálogo.

    Momento 3: Apresentação e Discussão dos Diálogos (Estimativa: 20 minutos)
    Convide cada grupo a apresentar suas dramatizações para a turma. Após cada apresentação, conduza uma breve discussão para analisar como as gírias influenciaram a comunicação e a interação social. Peça aos alunos que reflitam sobre como se sentiram ouvindo e usando gírias e quais são as possíveis reações das pessoas fora do grupo social a esse tipo de linguagem. Observe se todos os alunos participam ativamente, faça perguntas adicionais para aprofundar as análises e promova um debate respeitoso entre todos os participantes.

Avaliação

O processo de avaliação desta atividade oferece diferentes camadas que ajudam a entender o aprendizado dos alunos. Primeiramente, utiliza-se a observação direta durante as atividades grupais e apresentações, para avaliar a participação ativa e a utilização crítica das gírias. Adicionalmente, são propostos debates pós-apresentação nos quais todos os alunos são incentivados a participar, demonstrando suas habilidades analíticas e empáticas. Tais abordagens formativas oferecem um feedback contínuo que ajuda a ajustar o processo de aprendizado, bem como a promover reflexões individuais dos alunos sobre suas contribuições, garantindo a relevância e o alcance dos objetivos educacionais.

  • Observação da participação ativa e uso crítico das gírias.
  • Debates coletivos sobre impacto e escolhas linguísticas.
  • Feedback contínuo visando ao ajuste no processo de aprendizado.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, os materiais são projetados para serem simples e acessíveis, de modo que todos os alunos possam participar eficazmente. A sala de aula deverá estar organizada de forma a permitir fácil movimentação e interação entre os grupos. Papel e caneta serão os principais recursos físicos utilizados para a criação dos diálogos, mantendo a atividade longe de instrumentos digitais conforme as diretrizes da atividade. A ênfase está em facilitar a expressão criativa e a discussão, evitando distrações tecnológicas. Recursos visuais, como quadros de apoio com exemplos de gírias, podem auxiliar os alunos na compreensão do conceito e estimular a criatividade nas dramatizações.

  • Quadros de apoio com exemplos de gírias.
  • Papel e caneta para escrita dos diálogos.
  • Espaço na sala organizado para trabalho em grupo.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que garantir a inclusão e acessibilidade é um desafio constante em sala de aula. No entanto, é essencial promover estratégias sensíveis e práticas para assegurar que todos os alunos se sintam respeitados e incluídos. As práticas de inclusão, neste caso, incluem a disponibilidade de suporte adicional em vocabulário de gírias para aqueles que possam precisar. As atividades são projetadas para serem ajustáveis em termos de ritmo e abordagem pedagógica, permitindo que todos os alunos, independentemente de suas habilidades linguísticas, participem ativamente. Os professores devem estar atentos às diferentes formas de contribuição dos alunos, valorizando ideias diversas e encorajando uma discussão respeitosa e inclusiva a todo momento.

  • Suporte adicional em vocabulário de gírias.
  • Atividades ajustáveis em ritmo e abordagem.
  • Valorização e respeito às ideias diversificadas.

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