A atividade proposta, denominada 'Bingo da Concordância Verbal', visa envolver os alunos em um formato de jogo interativo para aprimorar habilidades relacionadas à concordância verbal. Cada aluno recebe uma cartela contendo diversos sujeitos e verbos que precisam ser conjugados corretamente. O professor ditará frases elaboradas com intenção didática, cabendo aos alunos identificar e marcar combinações corretas entre sujeito e verbo segundo as normas gramaticais de concordância verbal. Este método lúdico tem como objetivo manter a atenção e interesse dos alunos na atividade, proporcionando um ambiente de aprendizado dinâmico. Além disso, a atividade busca desenvolver habilidades cognitivas e sociais cruciais para estudantes do 1º ano do Ensino Médio, como a concentração e o trabalho em equipe, fomentando um senso de competição saudável e o reconhecimento da importância das normas linguísticas na comunicação eficaz.
Os objetivos de aprendizagem do 'Bingo da Concordância Verbal' incluem a solidificação do conhecimento sobre a concordância verbal e sua aplicação em contextos diversos, além de promover a atenção e a capacidade de trabalhar cooperativamente. Esses objetivos são alinhados com as diretrizes da BNCC, promovendo a compreensão, análise e produção de textos com usos corretos da língua portuguesa. A atividade visa ainda estimular a concentração nos alunos, essencial para a execução bem-sucedida do jogo, e fomentar a interação entre pares, possibilitando o desenvolvimento de habilidades sociais enquanto se trabalha o conteúdo gramatical.
O conteúdo programático da atividade 'Bingo da Concordância Verbal' é centrado em torno das normas gramaticais de uso da concordância verbal no idioma português. Este aborda a identificação de sujeitos e verbos em frases, seguido pelo exercício prático da conjugação verbal adequada. O intuito é o de proporcionar aos alunos um entendimento abrangente e prático das regras de concordância, facilitado por um contexto de aprendizagem ativo e participativo. Assim, espera-se que os alunos desenvolvam a capacidade de análise crítica e aplicação correta das normas de concordância verbal em sua comunicação escrita e falada, essencial para o domínio efetivo da língua.
A metodologia para esta atividade inclui a Aprendizagem Baseada em Jogos (ABJ), que promove o aprendizado por meio da ludicidade e incentiva a participação ativa dos alunos. Esta abordagem é eficaz em envolver os estudantes, especialmente aqueles que possam ter dificuldades de concentração, como os portadores de TDAH, pois os incentiva a se envolverem emocionalmente com o conteúdo enquanto praticam suas habilidades cognitivas. A metodologia pretende suportar os alunos na descoberta do conhecimento por meio de sua aplicação prática e da promoção da colaboração e comunicação entre pares, garantindo que todos os alunos estejam engajados e participem de maneira igualitária.
O cronograma está estruturado em uma aula de 60 minutos, onde será possível implementar o jogo de bingo focado na concordância verbal. A aula será dividida em etapas claras e distintas: apresentação do conteúdo teórico, explicação das regras do bingo, distribuição das cartelas, realização do jogo, e, por fim, um momento para discutir os resultados e tirar dúvidas. Este formato permite um desenvolvimento sequencial, ajudando os alunos a se familiarizarem inicialmente com as regras gramaticais antes de aplicá-las na prática, promovendo o aprendizado efetivo de forma lúdica e interativa.
Momento 1: Introdução ao Tema de Concordância Verbal (Estimativa: 10 minutos)
Comece a aula explicando o que é concordância verbal e sua importância na comunicação escrita e oral. Use exemplos simples no quadro para ilustrar como a concordância modifica o sentido de uma frase. É importante que você verifique a compreensão dos alunos fazendo perguntas rápidas e corrigindo erros comuns. Permita que os alunos compartilhem exemplos de frases do cotidiano com concordância verbal.
Momento 2: Explicação das Regras do Jogo 'Bingo da Concordância Verbal' (Estimativa: 10 minutos)
Apresente o jogo que será realizado na aula. Explique como as cartelas de bingo estão estruturadas com sujeitos e verbos e como os alunos devem marcar as combinações corretas conforme você ditar as frases. Certifique-se que todos os alunos entendam as regras e tenham suas cartelas e canetas prontas para a atividade.
Momento 3: Execução do Jogo 'Bingo da Concordância Verbal' (Estimativa: 30 minutos)
Inicie o jogo ditando frases previamente preparadas, focadas em diferentes regras de concordância verbal. Após cada frase, dê tempo suficiente para que os alunos marquem suas cartelas e repita a frase se necessário. Observe se os alunos com TDAH estão acompanhando e intervém de maneira a incluí-los. Verifique as cartelas periodicamente para assegurar a participação de todos.
Momento 4: Reflexão e Feedback (Estimativa: 10 minutos)
Finalize a aula com uma discussão em grupo, permitindo que os alunos compartilhem suas impressões sobre a atividade e o que aprenderam. Incentive a autoavaliação perguntando quais regras de concordância acharam mais desafiadoras. Isso ajudará a identificar áreas que precisam de reforço em aulas futuras. Anote feedbacks relevantes para ajustes no planejamento.
Estratégias de inclusão e acessibilidade:
Para alunos com TDAH, situe-os em locais com menos distrações e proporcione pausas curtas entre as rodadas do jogo. Use lembretes visuais no quadro para ajudarem a manter o foco nas regras de concordância. Para assegurar que esses alunos se mantenham organizados e focados, forneça instruções claras e objetivas, e valide sempre o entendimento deles pedindo que repitam as instruções dadas. Ao final de cada momento, ofereça sinais claros de transição para ajudá-los a se prepararem para a próxima atividade.
A avaliação será contínua e baseada em múltiplas abordagens. A primeira é a avaliação prática durante o jogo, onde será observado o entendimento dos alunos em aplicar a concordância verbal corretamente. Em segundo lugar, será oferecido um pós-jogo para reflexão e autoavaliação, onde os participantes analisarão suas dificuldades e acertos. Isso promove a autorreflexão crítica. Como opção, poderá ser realizada uma avaliação escrita para consolidar os conhecimentos adquiridos. As adaptações para alunos com TDAH incluem dar mais tempo ou ajustar a complexidade das atividades. Feedbacks construtivos e contínuos serão distribuídos para suportar o aprendizado e encorajar o progresso dos alunos.
Os recursos necessários incluem: cartelas de bingo personalizadas com verbos e sujeitos, um dispositivo de áudio para ditar as frases, e um quadro para anotar resultados e debates posteriores ao jogo. Estes recursos são fundamentais para garantir que todos os alunos participem ativamente e de forma igualitária, além de permitir ao facilitador gerenciar a atividade de maneira organizada. A simplicidade e acessibilidade dos recursos também são fatores importantes para garantir que a atividade possa ser facilmente reproduzida em diferentes contextos sem demandar muitos recursos financeiros.
Sabemos das inúmeras responsabilidades de um professor, e da constante busca por criar um ambiente inclusivo e acessível. Para assegurar que todos os alunos, incluindo aqueles com TDAH, participem de maneira significativa no 'Bingo da Concordância Verbal', é essencial adotar estratégias que não impliquem em custos adicionais ou sobrecarreguem o professor. Propomos ajustar o ambiente para minimizar distrações, organizar timings curtos para as rodadas do jogo, e fazer uso de lembretes visuais para manter o foco dos alunos com TDAH na atividade. Facilitar a comunicação com a família desses alunos auxilia na identificação de necessidades individuais e na adaptação de estratégias conforme o progresso observado. Tais abordagens asseguram que cada aluno tenha oportunidades equitativas de sucesso.
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