Bingo da Concordância Verbal

Desenvolvida por: Debora… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Concordância Verbal

A atividade proposta, denominada 'Bingo da Concordância Verbal', visa envolver os alunos em um formato de jogo interativo para aprimorar habilidades relacionadas à concordância verbal. Cada aluno recebe uma cartela contendo diversos sujeitos e verbos que precisam ser conjugados corretamente. O professor ditará frases elaboradas com intenção didática, cabendo aos alunos identificar e marcar combinações corretas entre sujeito e verbo segundo as normas gramaticais de concordância verbal. Este método lúdico tem como objetivo manter a atenção e interesse dos alunos na atividade, proporcionando um ambiente de aprendizado dinâmico. Além disso, a atividade busca desenvolver habilidades cognitivas e sociais cruciais para estudantes do 1º ano do Ensino Médio, como a concentração e o trabalho em equipe, fomentando um senso de competição saudável e o reconhecimento da importância das normas linguísticas na comunicação eficaz.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem do 'Bingo da Concordância Verbal' incluem a solidificação do conhecimento sobre a concordância verbal e sua aplicação em contextos diversos, além de promover a atenção e a capacidade de trabalhar cooperativamente. Esses objetivos são alinhados com as diretrizes da BNCC, promovendo a compreensão, análise e produção de textos com usos corretos da língua portuguesa. A atividade visa ainda estimular a concentração nos alunos, essencial para a execução bem-sucedida do jogo, e fomentar a interação entre pares, possibilitando o desenvolvimento de habilidades sociais enquanto se trabalha o conteúdo gramatical.

  • Compreender e aplicar as regras de concordância verbal.
  • Desenvolver habilidades de atenção e concentração.
  • Fomentar a capacidade de trabalhar em equipe e respeitar as regras estabelecidas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LP39: Usar procedimentos de checagem de fatos noticiados e fotos publicadas (verificar/avaliar veículo, fonte, data e local da publicação, autoria, URL, formatação; comparar diferentes fontes; consultar ferramentas e sites checadores etc.), de forma a combater a proliferação de notícias falsas (fake news).
  • EM13LP43: Atuar de forma fundamentada, ética e crítica na produção e no compartilhamento de comentários, textos noticiosos e de opinião, memes, gifs, remixes variados etc. em redes sociais ou outros ambientes digitais.
  • EM13LP44: Analisar formas contemporâneas de publicidade em contexto digital (advergame, anúncios em vídeos, social advertising, unboxing, narrativa mercadológica, entre outras), e peças de campanhas publicitárias e políticas (cartazes, folhetos, anúncios, propagandas em diferentes mídias, spots, jingles etc.), identificando valores e representações de situações, grupos e configurações sociais veiculadas, desconstruindo estereótipos, destacando estratégias de engajamento e viralização e explicando os mecanismos de persuasão utilizados e os efeitos de sentido provocados pelas escolhas feitas em termos de elementos e recursos linguístico-discursivos, imagéticos, sonoros, gestuais e espaciais, entre outros.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade 'Bingo da Concordância Verbal' é centrado em torno das normas gramaticais de uso da concordância verbal no idioma português. Este aborda a identificação de sujeitos e verbos em frases, seguido pelo exercício prático da conjugação verbal adequada. O intuito é o de proporcionar aos alunos um entendimento abrangente e prático das regras de concordância, facilitado por um contexto de aprendizagem ativo e participativo. Assim, espera-se que os alunos desenvolvam a capacidade de análise crítica e aplicação correta das normas de concordância verbal em sua comunicação escrita e falada, essencial para o domínio efetivo da língua.

  • Identificação de sujeitos e verbos em frases.
  • Regras de concordância verbal.
  • Práticas de conjugação e concordância em contextos variados.

Metodologia

A metodologia para esta atividade inclui a Aprendizagem Baseada em Jogos (ABJ), que promove o aprendizado por meio da ludicidade e incentiva a participação ativa dos alunos. Esta abordagem é eficaz em envolver os estudantes, especialmente aqueles que possam ter dificuldades de concentração, como os portadores de TDAH, pois os incentiva a se envolverem emocionalmente com o conteúdo enquanto praticam suas habilidades cognitivas. A metodologia pretende suportar os alunos na descoberta do conhecimento por meio de sua aplicação prática e da promoção da colaboração e comunicação entre pares, garantindo que todos os alunos estejam engajados e participem de maneira igualitária.

  • Uso de jogos como ferramenta de engajamento.
  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Promoção da colaboração e comunicação entre os participantes.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma está estruturado em uma aula de 60 minutos, onde será possível implementar o jogo de bingo focado na concordância verbal. A aula será dividida em etapas claras e distintas: apresentação do conteúdo teórico, explicação das regras do bingo, distribuição das cartelas, realização do jogo, e, por fim, um momento para discutir os resultados e tirar dúvidas. Este formato permite um desenvolvimento sequencial, ajudando os alunos a se familiarizarem inicialmente com as regras gramaticais antes de aplicá-las na prática, promovendo o aprendizado efetivo de forma lúdica e interativa.

  • Aula 1: Introdução ao tema e execução do jogo 'Bingo da Concordância Verbal'.
  • Momento 1: Introdução ao Tema de Concordância Verbal (Estimativa: 10 minutos)
    Comece a aula explicando o que é concordância verbal e sua importância na comunicação escrita e oral. Use exemplos simples no quadro para ilustrar como a concordância modifica o sentido de uma frase. É importante que você verifique a compreensão dos alunos fazendo perguntas rápidas e corrigindo erros comuns. Permita que os alunos compartilhem exemplos de frases do cotidiano com concordância verbal.

    Momento 2: Explicação das Regras do Jogo 'Bingo da Concordância Verbal' (Estimativa: 10 minutos)
    Apresente o jogo que será realizado na aula. Explique como as cartelas de bingo estão estruturadas com sujeitos e verbos e como os alunos devem marcar as combinações corretas conforme você ditar as frases. Certifique-se que todos os alunos entendam as regras e tenham suas cartelas e canetas prontas para a atividade.

    Momento 3: Execução do Jogo 'Bingo da Concordância Verbal' (Estimativa: 30 minutos)
    Inicie o jogo ditando frases previamente preparadas, focadas em diferentes regras de concordância verbal. Após cada frase, dê tempo suficiente para que os alunos marquem suas cartelas e repita a frase se necessário. Observe se os alunos com TDAH estão acompanhando e intervém de maneira a incluí-los. Verifique as cartelas periodicamente para assegurar a participação de todos.

    Momento 4: Reflexão e Feedback (Estimativa: 10 minutos)
    Finalize a aula com uma discussão em grupo, permitindo que os alunos compartilhem suas impressões sobre a atividade e o que aprenderam. Incentive a autoavaliação perguntando quais regras de concordância acharam mais desafiadoras. Isso ajudará a identificar áreas que precisam de reforço em aulas futuras. Anote feedbacks relevantes para ajustes no planejamento.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para alunos com TDAH, situe-os em locais com menos distrações e proporcione pausas curtas entre as rodadas do jogo. Use lembretes visuais no quadro para ajudarem a manter o foco nas regras de concordância. Para assegurar que esses alunos se mantenham organizados e focados, forneça instruções claras e objetivas, e valide sempre o entendimento deles pedindo que repitam as instruções dadas. Ao final de cada momento, ofereça sinais claros de transição para ajudá-los a se prepararem para a próxima atividade.

Avaliação

A avaliação será contínua e baseada em múltiplas abordagens. A primeira é a avaliação prática durante o jogo, onde será observado o entendimento dos alunos em aplicar a concordância verbal corretamente. Em segundo lugar, será oferecido um pós-jogo para reflexão e autoavaliação, onde os participantes analisarão suas dificuldades e acertos. Isso promove a autorreflexão crítica. Como opção, poderá ser realizada uma avaliação escrita para consolidar os conhecimentos adquiridos. As adaptações para alunos com TDAH incluem dar mais tempo ou ajustar a complexidade das atividades. Feedbacks construtivos e contínuos serão distribuídos para suportar o aprendizado e encorajar o progresso dos alunos.

  • Avaliação contínua durante a atividade.
  • Reflexão e autoavaliação após o jogo.
  • Opção de avaliação escrita para consolidação do aprendizado.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários incluem: cartelas de bingo personalizadas com verbos e sujeitos, um dispositivo de áudio para ditar as frases, e um quadro para anotar resultados e debates posteriores ao jogo. Estes recursos são fundamentais para garantir que todos os alunos participem ativamente e de forma igualitária, além de permitir ao facilitador gerenciar a atividade de maneira organizada. A simplicidade e acessibilidade dos recursos também são fatores importantes para garantir que a atividade possa ser facilmente reproduzida em diferentes contextos sem demandar muitos recursos financeiros.

  • Cartelas de bingo com verbos e sujeitos.
  • Dispositivo de áudio para ditar frases.
  • Quadro para anotação dos resultados.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos das inúmeras responsabilidades de um professor, e da constante busca por criar um ambiente inclusivo e acessível. Para assegurar que todos os alunos, incluindo aqueles com TDAH, participem de maneira significativa no 'Bingo da Concordância Verbal', é essencial adotar estratégias que não impliquem em custos adicionais ou sobrecarreguem o professor. Propomos ajustar o ambiente para minimizar distrações, organizar timings curtos para as rodadas do jogo, e fazer uso de lembretes visuais para manter o foco dos alunos com TDAH na atividade. Facilitar a comunicação com a família desses alunos auxilia na identificação de necessidades individuais e na adaptação de estratégias conforme o progresso observado. Tais abordagens asseguram que cada aluno tenha oportunidades equitativas de sucesso.

  • Ajuste do ambiente para minimizar distrações.
  • Timings curtos e lembretes visuais para ajudar na concentração.
  • Comunicação contínua com famílias para adaptação contínua.

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