A atividade 'Caça ao Tesouro Idiomático' foi concebida para envolver alunos do 1º ano do Ensino Médio numa jornada de descobrimentos e reflexões sobre as riquezas das variedades linguísticas do Brasil e os desafios impostos pelo preconceito linguístico. Divididos em grupos, os estudantes participarão de uma caça ao tesouro emocionante, onde cada pista os guiará a diferentes estações. Em cada uma, terão que superar desafios como decifrar expressões idiomáticas de várias regiões do país, reconhecer a pertinência da linguagem informal e discutir o impacto social do preconceito linguístico. Utilizando as metodologias ativas de Aprendizagem Baseada em Jogos e Roda de Debate, essa atividade tem o intuito não só de fazer com que os alunos aprendam de maneira mais significativa sobre a linguagem, mas também de incentivar a valorização da nossa diversidade linguística e a conscientização sobre a importância de combater o preconceito linguístico.
O objetivo desta atividade é explorar a riqueza linguística do Brasil de uma maneira interativa e engajadora, promovendo entre os alunos a valorização das diversas formas de expressão presentes em nosso país. Pretende-se fomentar um ambiente de discussão saudável que permita aos estudantes compreender as nuances e a importância da variedade linguística e cultural, assim como identificar e refletir sobre as formas de preconceito linguístico e suas implicações na sociedade. Através de atividades práticas e debates, busca-se também desenvolver habilidades de comunicação, trabalho em equipe, resolução de problemas e pensamento crítico.
O conteúdo programático abordado nesta atividade engloba aspectos relacionados à diversidade linguística, expressões idiomáticas regionais e o fenômeno do preconceito linguístico dentro da sociedade brasileira. Por meio das dinâmicas propostas, os alunos terão a oportunidade de entrar em contato com diferentes variações linguísticas, compreendendo sua origem, uso e significado. Também será promovida uma discussão crítica a respeito do preconceito linguístico, visando construir uma compreensão ampla sobre o respeito às diferenças e a importância da inclusão linguística. Este conteúdo é essencial para formar cidadãos conscientes e respeitosos em relação à pluralidade cultural e linguística do Brasil.
A metodologia utilizada será a Aprendizagem Baseada em Jogos e a Roda de Debate. Os alunos serão divididos em grupos e participarão de uma caça ao tesouro, onde cada estação trará um desafio relacionado às variedades linguísticas e ao preconceito linguístico. Essa abordagem promove a aprendizagem ativa e engajamento dos alunos por meio de uma experiência lúdica e interativa. Ao final da atividade, os alunos participarão de uma roda de debate, discutindo suas descobertas e reflexões, promovendo assim a troca de experiências e aprofundamento dos temas abordados.
A atividade possui uma carga horária total de 2 horas, sendo dividida em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao tema e começarão a caça ao tesouro. Na segunda aula, após a conclusão da caça, será realizada a roda de debate sobre as experiências vivenciadas e aprendizados adquiridos.
A avaliação será baseada na participação efetiva dos estudantes nas atividades propostas, observando sua capacidade de trabalhar em equipe, sua habilidade comunicativa durante as discussões e a profundidade das reflexões trazidas aos debates. A performance dos grupos na caça ao tesouro, incluindo a resolução correta das pistas e desafios, também será considerada. O objetivo é avaliar tanto os conhecimentos adquiridos a respeito da diversidade linguística e do preconceito linguístico, quanto as habilidades socioemocionais desenvolvidas durante a atividade. Os critérios de avaliação serão claramente comunicados aos alunos, destacando a importância do engajamento, respeito mútuo e colaboração.
Para a realização desta atividade, serão necessários diversos materiais e recursos, como pistas impressas para a caça ao tesouro, que incluirão informações e desafios sobre diferentes expressões idiomáticas e aspectos da diversidade linguística brasileira. Materiais para apoio e registro, como papel, canetas e quadro, serão utilizados nas discussões e na roda de debate. Recursos tecnológicos também podem ser empregados para facilitar a pesquisa e apresentação de informações pelas equipes. Todo o material será preparado de modo a garantir uma experiência imersiva e educativa.
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