Caça às Palavras na Comunidade

Desenvolvida por: Arnon … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa, Comunicação e Interdisciplinar
Temática: Linguagem, comunicação e interação social

Nesta atividade, os alunos do 1º ano do Ensino Médio serão divididos em grupos e participarão de uma gincana de caça às palavras pela escola e seus arredores. Cada grupo receberá uma lista de palavras ou conceitos que foram objeto de estudo nas últimas aulas, abrangendo diferentes áreas do conhecimento. Eles deverão encontrar essas palavras em contextos reais, identificando-as em placas, anúncios, embalagens, entre outros elementos do ambiente urbano. A coleta de evidências será feita por meio de fotografias ou anotações, conforme a disponibilidade de recursos tecnológicos. Após a coleta, cada grupo organizará suas descobertas e apresentará ao restante da turma, discutindo o uso e significado das palavras encontradas em diversos contextos. Esta atividade busca não apenas reforçar o aprendizado de conteúdos específicos, mas também estimular a observação critica do ambiente, a colaboração entre os estudantes e o reconhecimento da variedade linguística e cultural presente na comunidade ao redor da escola.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos desta atividade incluem promover o reconhecimento e a reflexão sobre o uso de palavras e conceitos em contextos diversos, estimulando a observação atenta e crítica do ambiente linguístico que nos cerca. Visa também fomentar a interação entre os alunos, fortalecendo habilidades de comunicação, trabalho em equipe e resolução de problemas de forma colaborativa. Além disso, pretende-se que os estudantes reconheçam a relevância dos conteúdos aprendidos em sala de aula no seu dia a dia, favorecendo a construção de conexões entre o conhecimento escolar e a vida prática.

  • Compreender o uso de diferentes palavras e conceitos em contextos reais
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e observação do ambiente
  • Promover o trabalho em grupo e a interação social
  • Aplicar conhecimentos teóricos em situações práticas
  • Refletir sobre a diversidade linguística e cultural da comunidade

Habilidades Específicas BNCC

  • code": EM13LGG503
  • description": Vivenciar práticas corporais e significá-las em seu projeto de vida, como forma de autoconhecimento, autocuidado com o corpo e com a saúde, socialização e entretenimento.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abordado nesta atividade interdisciplinar inclui o estudo da variabilidade linguística, estratégias de leitura e interpretação de textos diversos, análise de gêneros textuais presentes no cotidiano e a aplicação prática de conceitos vistos em diferentes áreas do conhecimento em contextos reais. O intuito é ampliar a capacidade dos alunos de relacionar teoria e prática, percebendo a aplicabilidade e a relevância dos conteúdos estudados em sua vivência cotidiana e na interação com a comunidade.

  • Variabilidade linguística
  • Estratégias de leitura e interpretação de textos
  • Análise de gêneros textuais
  • Aplicação de conceitos em contextos reais

Metodologia

Adotaremos a metodologia Atividade Mão-na-massa, permitindo que os alunos sejam os protagonistas de seu aprendizado por meio da exploração direta do ambiente para coleta de dados. Esta abordagem prática visa incentivar a pesquisa ativa, a observação, a reflexão e a discussão em grupo sobre as descobertas feitas durante a gincana de caça às palavras. Será incentivada a utilização de dispositivos móveis para registro fotográfico, e os alunos serão guiados na organização e apresentação de suas descobertas de forma criativa e crítica.

  • Exploração direta do ambiente
  • Utilização de dispositivos móveis para registro
  • Organização e apresentação de descobertas
  • Discussão em grupos

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será feita a introdução da atividade, divisão dos grupos e explicação detalhada da gincana, incluindo segurança e respeito ao espaço público. A segunda aula será dedicada à apresentação dos grupos, discussão das descobertas e reflexão sobre o aprendizado.

  • Aula 1: Introdução e início da gincana
  • Aula 2: Apresentação dos resultados e discussão

Avaliação

A avaliação será formativa, considerando a participação ativa, o engajamento na pesquisa e na coleta de dados, a criatividade e a originalidade na apresentação das descobertas, bem como a profundidade da reflexão sobre o uso e significado das palavras nos diferentes contextos encontrados. O trabalho em equipe e a colaboração entre os membros do grupo também serão critérios importantes na avaliação para promover o desenvolvimento de habilidades sociais e cooperativas.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a realização desta atividade incluem listas de palavras e conceitos chave fornecidas pelo professor, dispositivos móveis com câmera para registro fotográfico das descobertas (caso algum aluno não tenha acesso, o grupo ou a escola poderá disponibilizar), materiais para anotação e equipamento de projeção para as apresentações finais. Acessos à internet e aplicativos de edição de imagens podem enriquecer a experiência e a análise dos registros obtidos.

  • Listas de palavras e conceitos
  • Dispositivos móveis com câmera
  • Materiais para anotação
  • Equipamento de projeção
  • Acesso à internet e aplicativos de edição

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo