Nesta atividade dinâmica e interativa, os alunos do 1º ano do Ensino Médio serão desafiados a explorar e criar um caça-palavras gigante baseado em textos futuristas. Divididos em equipes, cada uma receberá um texto diferente com temáticas que abordam visões de futuro da tecnologia, meio ambiente, sociedade, entre outros. Após uma leitura detalhada, os alunos selecionarão palavras-chave para desenvolver um caça-palavras no chão da sala de aula, utilizando fita crepe para demarcação. Esta atividade não somente irá promover a leitura crítica e detalhada, mas também estimulará o debate, a criatividade, e o trabalho em equipe, à medida que cada equipe apresentará e debaterá as palavras encontradas nos caça-palavras dos colegas, relacionando-as com o contexto e significância no texto de origem. Através deste método prático e lúdico, espera-se incentivar os alunos a refletir sobre possibilidades futuras em diversas áreas da sociedade.
Este plano de aula visa fomentar habilidades de leitura crítica e interpretação de texto, estimular a cooperação e o trabalho em equipe, além de promover a discussão sobre temas futuristas, suas implicações e relevância nas áreas de tecnologia, meio ambiente, e sociedade. Os alunos aprenderão a identificar e selecionar informações-chave em textos, desenvolver habilidades de planejamento e execução na criação dos caça-palavras, e praticar a argumentação e o debate com base em informações textuais, contribuindo assim para a formação de cidadãos conscientes e críticos frente aos possíveis futuros que nos aguardam.
Integrando língua portuguesa com conhecimentos interdisciplinares de tecnologia e ciências humanas, esta atividade abordará a compreensão e interpretação de textos com ênfase em futurismo. Além disso, procurará desenvolver nas equipes a habilidade de sintetizar informações, criatividade na composição de caça-palavras e capacidade de argumentação e debate, alinhando-se aos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento pessoal e social.
Adotando metodologias ativas como Aprendizagem Baseada em Projetos e Aprendizagem Baseada em Jogos, esta atividade promove um aprendizado mão-na-massa, incentivando os alunos a serem protagonistas do seu processo educativo. A estrutura da aula é planejada para fomentar a interação, colaboração e engajamento através de uma tarefa divertida e desafiadora, integrando leitura, análise crítica e elaboração de caça-palavras gigante, seguido por uma sessão de debates reflexivos sobre as temáticas exploradas.
A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será feita a introdução da atividade, leitura e análise dos textos, seleção das palavras-chave e início da construção dos caça-palavras. A segunda aula será dedicada à finalização dos caça-palavras, decifração pelos grupos adversários e realização dos debates.
A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos em todas as etapas da atividade, qualidade e criatividade na elaboração do caça-palavras, eficácia na identificação das palavras-chave pelos grupos adversários e contribuições relevantes nos debates. Será valorizada a capacidade de argumentação dos alunos, bem como a habilidade de trabalhar em equipe. Exemplos de avaliação incluem a correção do caça-palavras criado, análise do desempenho nas discussões e reflexão crítica sobre as temáticas abordadas.
Para a realização desta atividade serão necessários textos futuristas pré-selecionados pelo professor, fita crepe para demarcação do caça-palavras no chão, papel e caneta para anotações durante a leitura e debate. Para um melhor aproveitamento, sugere-se o uso de recursos digitais como projetores para a apresentação dos textos e gravação dos debates para futura análise.
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