Caça-Palavras do Futuro: Desvendando Neologismos

Desenvolvida por: Leandr… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Morfologia e Formação de Palavras

A atividade 'Caça-Palavras do Futuro: Desvendando Neologismos' é projetada para explorar com os alunos do 1º ano do Ensino Médio conceitos de morfologia e formação de palavras. Utilizando uma abordagem dinâmica e interativa, os alunos trabalharão em grupos para pesquisar tendências tecnológicas e sociais atuais, utilizando tablets ou celulares. A partir desta pesquisa, eles serão desafiados a criar neologismos, ou seja, palavras novas que eles acreditam que poderão vir a existir no futuro, considerando os avanços tecnológicos e as mudanças na sociedade. Cada grupo deverá explicar a morfologia, ou seja, a estrutura e formação dessas novas palavras, além de propor possíveis usos e significados no contexto projetado. Ao fim, haverá uma apresentação dos neologismos criados por cada grupo aos demais, que terão a tarefa de adivinhar seus significados. Esta atividade incentiva o pensamento criativo, promove o trabalho em equipe e permite a aplicação prática dos conceitos de formação de palavras, dentro de uma perspectiva futurista e inovadora.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem para esta atividade estão centrados no desenvolvimento da compreensão dos alunos sobre a morfologia e formação de palavras, ao mesmo tempo em que promove habilidades de pesquisa, criatividade e colaboração. Os alunos aprenderão a analisar e entender como as palavras são formadas e como novos termos são criados em resposta a avanços tecnológicos e mudanças sociais. Além disso, ao trabalhar em grupos para criar neologismos, os estudantes desenvolverão habilidades interpessoais e aprenderão a valorizar diferentes perspectivas e ideias. Esta atividade também visa melhorar a competência digital dos alunos, ao utilizarem tecnologia para pesquisa e apresentação de seus trabalhos.

  • Compreender conceitos de morfologia e formação de palavras.
  • Aplicar conhecimento linguístico para criar neologismos.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e síntese de informações.
  • Fomentar a criatividade e a inovação.
  • Promover o trabalho em equipe e a colaboração.
  • Melhorar a competência digital e a apresentação.

Conteúdo Programático

Esta atividade aborda áreas essenciais do conhecimento linguístico, focando na morfologia e na formação de palavras, contextualizadas em um cenário futurista e tecnológico. Ao investigar tendências atuais e projetar as possíveis inovações futuras, os alunos aplicarão seu conhecimento para criar e analisar neologismos. Este trabalho prático consolida a compreensão da linguagem como um fenômeno social e cultural dinâmico, que evolui com as mudanças na sociedade e na tecnologia.

  • Morfologia e estruturas das palavras
  • Neologismos e sua importância na evolução linguística
  • Pesquisa sobre tendências tecnológicas e sociais
  • Criação coletiva de novas palavras
  • Análise crítica e criativa de palavras inventadas

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa, esta atividade promove uma aprendizagem significativa por meio da participação ativa dos alunos. Inicialmente, os alunos formarão grupos e receberão uma breve introdução sobre morfologia e formação de palavras. Utilizando tablets ou celulares, cada grupo fará uma pesquisa sobre tendências tecnológicas e sociais atuais. Com base nesta pesquisa, os grupos criarão neologismos e prepararão uma apresentação explicando a formação e possíveis usos de cada neologismo. A atividade culminará com as apresentações, seguidas de uma sessão de feedback coletivo.

  • Trabalho em grupo
  • Pesquisa guiada com uso de tecnologia
  • Criação e apresentação de neologismos
  • Debate e feedback coletivo

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em dois encontros de 60 minutos cada. No primeiro encontro, os alunos serão apresentados ao projeto e começarão a pesquisa e o desenvolvimento dos neologismos. O segundo encontro será dedicado às apresentações dos grupos e ao debate sobre os neologismos criados, permitindo uma reflexão coletiva sobre o trabalho realizado.

  • Aula 1: Introdução ao projeto, formação de grupos, início da pesquisa e desenvolvimento dos neologismos.
  • Aula 2: Apresentações dos grupos e debate sobre os neologismos.

Avaliação

A avaliação será baseada na criatividade, originalidade e aplicabilidade dos neologismos criados pelos grupos, assim como na qualidade da pesquisa realizada e na apresentação dos resultados. A habilidade de trabalhar em equipe, a contribuição individual para o grupo e a participação ativa nas discussões também serão consideradas. O feedback qualitativo será fornecido para incentivar a reflexão sobre o processo de aprendizagem e o desenvolvimento de habilidades.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, serão necessários tablets ou celulares com acesso à internet para a pesquisa de tendências tecnológicas e sociais. Além disso, os grupos precisarão de acesso a um espaço para discussão e preparação de suas apresentações, assim como materiais para registro de ideias e elaboração dos neologismos. Projetor ou televisão para as apresentações finais também serão essenciais.

  • Tablets ou celulares com acesso à internet
  • Espaço para trabalho em grupo e discussão
  • Materiais para registro de ideias (cadernos, lápis)
  • Projetor ou televisão para as apresentações

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo