Esta atividade prática, intitulada Caça-Palavras Morfológico, é projetada para engajar estudantes do 1º ano do Ensino Médio na identificação e compreensão das classes gramaticais de maneira interativa e colaborativa. Utilizando a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, os alunos serão incentivados a se preparar para a atividade por meio do estudo antecipado de materiais sobre classes gramaticais. Durante a aula, os estudantes serão divididos em grupos e participarão de um caça-palavras em tamanho gigante, onde deverão encontrar palavras que, após descobertas, precisarão ser classificadas morfologicamente pelos alunos. Este exercício prático promove não apenas a revisão do conteúdo estudado, mas também estimula o trabalho em equipe e a aplicação prática do conhecimento. Após o caça-palavras, a atividade segue com um jogo de perguntas e respostas, executado por meio de um quiz digital, reforçando a Aprendizagem Baseada em Jogos. Este momento proporcionará aos alunos a oportunidade de discutir as respostas, tirar dúvidas e consolidar de maneira lúdica o conhecimento acerca das classes gramaticais.
O objetivo principal desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão sólida e prática das classes gramaticais, fazendo uso de metodologias ativas e lúdicas para promover um aprendizado significativo. Espera-se que, ao final deste exercício, os estudantes sejam capazes de identificar e classificar morfologicamente as palavras dentro de diferentes contextos, além de aplicar tal conhecimento na análise e construção de textos. Desenvolver habilidades de trabalho em equipe, pensamento crítico e solução de problemas em um contexto colaborativo, são também importantes objetivos desta atividade.
O conteúdo programático desta atividade centra-se no estudo das classes gramaticais da língua portuguesa. Os alunos previamente se prepararão com materiais que abordem de forma detalhada as categorias morfológicas (substantivos, adjetivos, verbos, advérbios, etc.) e suas funções dentro de uma oração. Tal preparação visa fundamentar a participação no caça-palavras e no subsequent quiz digital, momentos estes que irão requerer a aplicação prática desse conhecimento.
A atividade será conduzida seguindo a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, onde os estudantes chegam à aula já preparados com o conteúdo teórico. Durante a aula, o caça-palavras gigante induz a aplicação prática do conhecimento através da busca e classificação das palavras. A segmentação em grupos promove a colaboração entre os alunos. Após essa etapa, um quiz digital promove a Aprendizagem Baseada em Jogos, onde os alunos, ainda em grupo, discutem e respondem às perguntas, permitindo uma revisão interativa do conteúdo.
A actividade terá uma duração total de duas horas, distribuídas em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, os alunos irão participar do caça-palavras gigante, permitindo a aplicação prática do conhecimento pré-adquirido. A segunda aula será dedicada ao quiz digital, oferecendo uma oportunidade para revisão do conteúdo de maneira interativa.
A avaliação da atividade será baseada tanto na participação ativa dos alunos quanto no desempenho demonstrado durante o caça-palavras e o quiz digital. Será considerada a capacidade de identificar corretamente as classes gramaticais das palavras encontradas e a eficácia na comunicação e colaboração dentro dos grupos. O quiz servirá como uma ferramenta de avaliação de conhecimento individual e coletivo, proporcionando insights sobre os pontos fortes e áreas para melhoria de cada aluno. Feedbacks construtivos serão fornecidos após a atividade, visando reforçar aprendizados e esclarecer dúvidas.
Para a realização desta atividade será necessário preparar um caça-palavras gigante, que pode ser feito em lona ou papel grande, contendo diversas palavras para serem encontradas e classificadas. Além disso, será necessário acesso a tablets ou computadores com conexão à internet para o quiz digital. Materiais de estudo sobre classes gramaticais também devem ser providenciados antes da atividade, facilitando a preparação dos alunos.
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