Caça-Palavras Morfológico

Desenvolvida por: Andrei… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Classes Gramaticais

Esta atividade prática, intitulada Caça-Palavras Morfológico, é projetada para engajar estudantes do 1º ano do Ensino Médio na identificação e compreensão das classes gramaticais de maneira interativa e colaborativa. Utilizando a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, os alunos serão incentivados a se preparar para a atividade por meio do estudo antecipado de materiais sobre classes gramaticais. Durante a aula, os estudantes serão divididos em grupos e participarão de um caça-palavras em tamanho gigante, onde deverão encontrar palavras que, após descobertas, precisarão ser classificadas morfologicamente pelos alunos. Este exercício prático promove não apenas a revisão do conteúdo estudado, mas também estimula o trabalho em equipe e a aplicação prática do conhecimento. Após o caça-palavras, a atividade segue com um jogo de perguntas e respostas, executado por meio de um quiz digital, reforçando a Aprendizagem Baseada em Jogos. Este momento proporcionará aos alunos a oportunidade de discutir as respostas, tirar dúvidas e consolidar de maneira lúdica o conhecimento acerca das classes gramaticais.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão sólida e prática das classes gramaticais, fazendo uso de metodologias ativas e lúdicas para promover um aprendizado significativo. Espera-se que, ao final deste exercício, os estudantes sejam capazes de identificar e classificar morfologicamente as palavras dentro de diferentes contextos, além de aplicar tal conhecimento na análise e construção de textos. Desenvolver habilidades de trabalho em equipe, pensamento crítico e solução de problemas em um contexto colaborativo, são também importantes objetivos desta atividade.

  • Identificar e classificar morfologicamente as palavras encontradas durante o caça-palavras.
  • Aplicar conhecimentos sobre classes gramaticais na análise e construção de textos.
  • Desenvolver habilidade de trabalho em equipe e comunicação eficaz.
  • Utilizar a metodologia ativa para promover o aprendizado autônomo e significativo.
  • Consolidar o aprendizado por meio de um quiz digital, permitindo uma revisão interativa do conteúdo.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade centra-se no estudo das classes gramaticais da língua portuguesa. Os alunos previamente se prepararão com materiais que abordem de forma detalhada as categorias morfológicas (substantivos, adjetivos, verbos, advérbios, etc.) e suas funções dentro de uma oração. Tal preparação visa fundamentar a participação no caça-palavras e no subsequent quiz digital, momentos estes que irão requerer a aplicação prática desse conhecimento.

  • Classes Gramaticais: definição e exemplos.
  • Função das classes gramaticais na construção de frases.
  • Análise morfológica e sintática.
  • Importância do contexto na classificação das palavras.

Metodologia

A atividade será conduzida seguindo a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, onde os estudantes chegam à aula já preparados com o conteúdo teórico. Durante a aula, o caça-palavras gigante induz a aplicação prática do conhecimento através da busca e classificação das palavras. A segmentação em grupos promove a colaboração entre os alunos. Após essa etapa, um quiz digital promove a Aprendizagem Baseada em Jogos, onde os alunos, ainda em grupo, discutem e respondem às perguntas, permitindo uma revisão interativa do conteúdo.

  • Preparação pré-aula com materiais sobre classes gramaticais.
  • Caça-palavras gigante para classificação morfológica em grupo.
  • Quiz digital interativo em grupos para revisão do conteúdo.

Aulas e Sequências Didáticas

A actividade terá uma duração total de duas horas, distribuídas em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, os alunos irão participar do caça-palavras gigante, permitindo a aplicação prática do conhecimento pré-adquirido. A segunda aula será dedicada ao quiz digital, oferecendo uma oportunidade para revisão do conteúdo de maneira interativa.

  • Aula 1: Apresentação da atividade e início do caça-palavras gigante.
  • Aula 2: Continuação e conclusão do caça-palavras. Introdução e realização do quiz digital.

Avaliação

A avaliação da atividade será baseada tanto na participação ativa dos alunos quanto no desempenho demonstrado durante o caça-palavras e o quiz digital. Será considerada a capacidade de identificar corretamente as classes gramaticais das palavras encontradas e a eficácia na comunicação e colaboração dentro dos grupos. O quiz servirá como uma ferramenta de avaliação de conhecimento individual e coletivo, proporcionando insights sobre os pontos fortes e áreas para melhoria de cada aluno. Feedbacks construtivos serão fornecidos após a atividade, visando reforçar aprendizados e esclarecer dúvidas.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade será necessário preparar um caça-palavras gigante, que pode ser feito em lona ou papel grande, contendo diversas palavras para serem encontradas e classificadas. Além disso, será necessário acesso a tablets ou computadores com conexão à internet para o quiz digital. Materiais de estudo sobre classes gramaticais também devem ser providenciados antes da atividade, facilitando a preparação dos alunos.

  • Caça-palavras gigante.
  • Tablets ou computadores com acesso à internet.
  • Materiais de estudo sobre classes gramaticais.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo