Caça-Palavras Vivas: Uma Exploração Morfológica

Desenvolvida por: Erica … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Morfologia e Percepção Ambiental

A atividade 'Caça-Palavras Vivas' é uma proposta interativa que visa aproximar os alunos do 1º ano do Ensino Médio do estudo da morfologia da Língua Portuguesa de forma prática e dinâmica. Divididos em grupos, os estudantes explorarão o ambiente escolar e seus arredores em busca de objetos, situações e elementos naturais que simbolizem diferentes classes gramaticais, como substantivos, adjetivos e verbos. A utilização da tecnologia é fundamental, pois as descobertas serão documentadas via fotos ou vídeos. Após a exploração, cada grupo apresentará em sala de aula o resultado da sua 'caçada', discutindo as escolhas morfológicas e refletindo sobre como a linguagem se manifesta no mundo ao seu redor. Esta atividade prática proporciona não apenas uma compreensão mais sólida dos conceitos gramaticais, mas também promove a observação crítica do ambiente, estimulando a percepção e a valorização da diversidade linguística presente no cotidiano dos alunos.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é promover uma aprendizagem significativa sobre a morfologia da Língua Portuguesa, permitindo aos alunos reconhecer e aplicar diferentes classes gramaticais em contextos reais. Além disso, busca-se desenvolver habilidades de observação, análise crítica e trabalho em equipe, incentivando a colaboração e a comunicação eficaz entre os participantes. Ao trazer a linguagem para um contexto palpável, espera-se que os estudantes aprimorem não apenas o seu conhecimento teórico, mas também sua capacidade de ver a língua como um elemento vivo e presente em seu dia a dia.

  • Identificar e classificar diferentes classes gramaticais em contextos reais e diversificados.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e documentação utilizando tecnologia.
  • Promover a colaboração e a comunicação efetiva entre os alunos.
  • Estimular a observação crítica do ambiente e a percepção da linguagem presente no cotidiano.
  • Aprimorar o entendimento teórico sobre morfologia através da prática.

Conteúdo Programático

Esta atividade pedagógica está ancorada na morfologia da Língua Portuguesa, explorando de forma prática e interativa as diferentes classes gramaticais. Ao mobilizar os alunos para uma investigação ativa no ambiente escolar, a atividade promove um aprendizado baseado na observação e na experimentação. A inclusão de tecnologias digitais como meio de documentação enriquece o processo de aprendizagem, vinculando conhecimentos teóricos à realidade vivida pelos estudantes.

  • Classes gramaticais: substantivos, adjetivos, verbos, entre outros.
  • Documentação e registro de descobertas utilizando recursos tecnológicos.
  • Análise e discussão sobre a relação entre linguagem e realidade.
  • Trabalho em equipe e desenvolvimento de habilidades sociais e comunicativas.

Metodologia

A atividade adota uma metodologia ativa, promovendo o 'Mão-na-massa' como forma de aprendizagem. Isso significa que os alunos serão protagonistas no processo de construção do conhecimento, por meio da exploração, observação e documentação, seguidos de uma reflexão e discussão em sala. Esta abordagem prática visa estabelecer uma conexão direta entre teoria e prática, reforçando o aprendizado por meio da vivência e experimentação.

  • Exploração do ambiente escolar em grupos.
  • Registro de descobertas por meio de fotos e vídeos.
  • Apresentação em sala, discussão e análise crítica do material coletado.
  • Atividade colaborativa de classificação e reflexão sobre os elementos linguísticos identificados.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos receberão as instruções para a realização da caça e realizarão a exploração e registro. Na segunda aula, os grupos apresentarão suas descobertas, as quais serão discutidas levando em consideração as escolhas morfológicas.

  • Aula 1: Breve revisão teórica, formação dos grupos, instruções e exploração do ambiente.
  • Aula 2: Apresentação das descobertas pelos grupos, discussão, análise e feedback.

Avaliação

Os alunos serão avaliados com base em critérios como criatividade, qualidade da documentação (fotos e vídeos), capacidade de análise e classificação morfológica, além da habilidade de trabalhar em equipe. Durante a apresentação, observar-se-á a clareza na comunicação das ideias, a justificativa das escolhas feitas e a participação efetiva de todos os membros do grupo. A avaliação se dará tanto pelo processo quanto pelo produto final, valorizando a jornada de aprendizado autêntico e colaborativo.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade serão necessários recursos tecnológicos básicos, como câmeras fotográficas ou smartphones com câmera, para o registro das descobertas. A sala de aula precisa ser equipada com projetor multimídia para a apresentação dos resultados. Além disso, é essencial disponibilizar acesso à Internet, para pesquisas complementares e apoio na identificação de classes gramaticais, quando necessário.

  • Smartphones ou câmeras fotográficas para o registro das descobertas
  • Projetor multimídia para as apresentações em sala
  • Acesso à Internet para pesquisas complementares

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo