A atividade 'Caça-Palavras Vivas' é uma proposta interativa que visa aproximar os alunos do 1º ano do Ensino Médio do estudo da morfologia da Língua Portuguesa de forma prática e dinâmica. Divididos em grupos, os estudantes explorarão o ambiente escolar e seus arredores em busca de objetos, situações e elementos naturais que simbolizem diferentes classes gramaticais, como substantivos, adjetivos e verbos. A utilização da tecnologia é fundamental, pois as descobertas serão documentadas via fotos ou vídeos. Após a exploração, cada grupo apresentará em sala de aula o resultado da sua 'caçada', discutindo as escolhas morfológicas e refletindo sobre como a linguagem se manifesta no mundo ao seu redor. Esta atividade prática proporciona não apenas uma compreensão mais sólida dos conceitos gramaticais, mas também promove a observação crítica do ambiente, estimulando a percepção e a valorização da diversidade linguística presente no cotidiano dos alunos.
O principal objetivo desta atividade é promover uma aprendizagem significativa sobre a morfologia da Língua Portuguesa, permitindo aos alunos reconhecer e aplicar diferentes classes gramaticais em contextos reais. Além disso, busca-se desenvolver habilidades de observação, análise crítica e trabalho em equipe, incentivando a colaboração e a comunicação eficaz entre os participantes. Ao trazer a linguagem para um contexto palpável, espera-se que os estudantes aprimorem não apenas o seu conhecimento teórico, mas também sua capacidade de ver a língua como um elemento vivo e presente em seu dia a dia.
Esta atividade pedagógica está ancorada na morfologia da Língua Portuguesa, explorando de forma prática e interativa as diferentes classes gramaticais. Ao mobilizar os alunos para uma investigação ativa no ambiente escolar, a atividade promove um aprendizado baseado na observação e na experimentação. A inclusão de tecnologias digitais como meio de documentação enriquece o processo de aprendizagem, vinculando conhecimentos teóricos à realidade vivida pelos estudantes.
A atividade adota uma metodologia ativa, promovendo o 'Mão-na-massa' como forma de aprendizagem. Isso significa que os alunos serão protagonistas no processo de construção do conhecimento, por meio da exploração, observação e documentação, seguidos de uma reflexão e discussão em sala. Esta abordagem prática visa estabelecer uma conexão direta entre teoria e prática, reforçando o aprendizado por meio da vivência e experimentação.
A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos receberão as instruções para a realização da caça e realizarão a exploração e registro. Na segunda aula, os grupos apresentarão suas descobertas, as quais serão discutidas levando em consideração as escolhas morfológicas.
Os alunos serão avaliados com base em critérios como criatividade, qualidade da documentação (fotos e vídeos), capacidade de análise e classificação morfológica, além da habilidade de trabalhar em equipe. Durante a apresentação, observar-se-á a clareza na comunicação das ideias, a justificativa das escolhas feitas e a participação efetiva de todos os membros do grupo. A avaliação se dará tanto pelo processo quanto pelo produto final, valorizando a jornada de aprendizado autêntico e colaborativo.
Para a execução desta atividade serão necessários recursos tecnológicos básicos, como câmeras fotográficas ou smartphones com câmera, para o registro das descobertas. A sala de aula precisa ser equipada com projetor multimídia para a apresentação dos resultados. Além disso, é essencial disponibilizar acesso à Internet, para pesquisas complementares e apoio na identificação de classes gramaticais, quando necessário.
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