Cápsula do Tempo

Desenvolvida por: Ana D'… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa e Literatura
Temática: Troca de Identidades e Realidades Alternativas

Nesta inovadora atividade pedagógica, os alunos do 1º ano do Ensino Médio serão levados a explorar o fascinante conceito de 'troca de identidades', inspirados pelo conto 'O Homem Trocado'. Os estudantes terão o desafio de escrever um texto criativo no qual imaginam-se despertando numa realidade alternativa, narrando suas primeiras impressões e as ações que tomarão em resposta a esse novo mundo. Esta experiência os obrigará a sair de suas zonas de conforto, permitindo um mergulho profundo em aspectos criativos e analíticos da escrita. Após a criação, os textos serão guardados numa 'cápsula do tempo' - podendo ser uma plataforma virtual ou um recipiente físico - para serem revisitados após alguns meses, proporcionando uma oportunidade única de refletir sobre o desenvolvimento pessoal e aprimoramento das habilidades de escrita e criatividade literária.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é incentivar o desenvolvimento de habilidades literárias, criatividade, reflexão e autoconhecimento nos estudantes. Eles irão aprimorar suas capacidades de escrita criativa, explorando novos vocabulários e estruturas narrativas. Além disso, a atividade estimula a compreensão leitora através da interpretação do conto 'O Homem Trocado', servindo de inspiração para seus próprios textos. Será também uma valiosa lição sobre o crescimento pessoal e a evolução de suas habilidades, quando revisitarem os textos após algum tempo, percebendo suas próprias transformações.

  • Desenvolver a escrita criativa e habilidades narrativas.
  • Estimular a criatividade e imaginação.
  • Aprimorar o vocabulário e a compreensão leitora.
  • Fomentar a reflexão sobre o desenvolvimento pessoal e aprimoramento das habilidades literárias.
  • Promover a análise e interpretação de contos literários.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LP19 - Planejar, produzir, revisar, editar, reescrever e avaliar textos, considerando sua adequação aos contextos de produção, circulação e recepção.
  • EM13LGG102 - Utilizar as diferentes linguagens e suas tecnologias, de forma criativa, em contextos de práticas sociais diversas, em especial aquelas relacionadas às novas formas de produção de conhecimento e de significação.

Conteúdo Programático

Com foco na análise literária e produção textual, essa atividade permite aos alunos explorarem um tema específico - troca de identidades - sob uma ótica criativa e analítica. Através do estudo e interpretação do conto 'O Homem Trocado', os estudantes serão direcionados a construir conhecimento acerca da construção de narrativas, desenvolvimento de personagens, e a técnica de escrever sobre contextos fictícios que desafiam a normalidade, incentivando o pensamento crítico e a criatividade.

  • Análise literária do conto 'O Homem Trocado'.
  • Técnicas de escrita criativa.
  • Construção de personagens e cenários em realidades alternativas.
  • Reflexão e discussão sobre a própria evolução de escrita.

Metodologia

Utilizando uma metodologia ativa, os estudantes serão os protagonistas de seu aprendizado. Através de discussões em grupo e individuais sobre 'O Homem Trocado', eles serão introduzidos ao conceito de troca de identidades. Posteriormente, em um ambiente participativo, escreverão seus textos de forma autônoma, mas com acompanhamento constante do educador. Finalmente, haverá um momento para guardar os textos na cápsula do tempo, seguido de uma análise futura, fazendo com que reflitam sobre suas habilidades desenvolvidas.

  • Discussão em grupo sobre o conceito de troca de identidades.
  • Leitura individual do conto 'O Homem Trocado'.
  • Escrita criativa orientada em sala de aula.
  • Criação de uma 'cápsula do tempo' para os textos.
  • Revisão e reflexão dos textos após alguns meses.

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade ocorrerá ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira sessão, haverá a introdução ao conceito e a discussão do conto 'O Homem Trocado', seguido de um brainstorming para ideias de escrita. Na segunda sessão, os alunos se dedicarão à escrita e finalização de seus textos, e a criação da cápsula do tempo.

  • Aula 1: Discussão do conto e brainstorming para escrita.
  • Aula 2: Escrita dos textos e criação da cápsula do tempo.

Avaliação

A avaliação se dará por meio da participação ativa dos alunos nas discussões, da criatividade e originalidade dos textos produzidos, bem como do envolvimento na atividade da cápsula do tempo. Será dada atenção especial à coerência, coesão, domínio de linguagem e desenvolvimento de ideias. Além disso, a reflexão e crítica pessoal na revisão dos textos, após reintrodução da cápsula do tempo, também comporão critérios de avaliação, destacando a evolução da escrita e pensamento crítico dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Para o sucesso desta atividade, serão necessários recursos variados. Além do conto 'O Homem Trocado' disponível em formato físico ou digital, a sala de aula deve estar equipada com internet para a pesquisa de ideias e acesso a plataforma de armazenamento cloud (caso a cápsula do tempo seja virtual). Artigos de papelaria básicos como papel, canetas, lápis, assim como recursos tecnológicos como computadores ou tablets, facilitarão o processo criativo e a produção textual.

  • Cópias do conto 'O Homem Trocado'.
  • Acesso à internet e plataforma cloud.
  • Papel, canetas e lápis.
  • Computadores ou tablets.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo