Cine-Debate: Vidas Secas e a Comunicação Não-Verbal

Desenvolvida por: Amanda… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Literatura e Cinema

Nesta atividade, propõe-se uma imersão dos alunos do 1º ano do Ensino Médio no universo da obra 'Vidas Secas', de Graciliano Ramos, por meio de sua adaptação cinematográfica. Visando aprofundar a compreensão sobre a importância da comunicação não-verbal, os estudantes serão incentivados a observar minuciosamente os gestos, expressões faciais e outras formas de linguagem corporal dos personagens do filme, comparando-os com as descrições presentes no livro. A atividade se inicia com um momento teórico sobre o conceito de comunicação não-verbal seguido pela exibição do filme. Posteriormente, uma roda de debate será organizada para que os alunos compartilhem observações, discutam as semelhanças e diferenças entre as duas mídias e desenvolvam uma análise crítica acerca da representação desses elementos comunicativos. Esta atividade visa não apenas enriquecer a compreensão literária dos alunos, mas também sensibilizá-los para a riqueza das comunicações não-verbais no quotidiano e nas diversas formas de arte.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade visa explorar a comunicação não-verbal como elemento fundamental na interpretação de narrativas, tanto na literatura quanto no cinema. Os alunos aprenderão a identificar e analisar gestos, expressões faciais e outros elementos de linguagem corporal, compreendendo sua relevância para a construção de personagens e desenvolvimento da trama. Através da comparação entre o livro 'Vidas Secas' e sua adaptação cinematográfica, os estudantes exercitarão habilidades críticas e analíticas, expandindo sua compreensão sobre as possibilidades de narração e representação em diferentes mídias. Este enfoque multidisciplinar busca não apenas aprofundar o estudo da obra, mas também promover um olhar mais atento e apreciativo para as nuances da comunicação humana.

  • Identificar elementos de comunicação não-verbal no filme e no livro 'Vidas Secas'.
  • Comparar e contrastar a representação da comunicação não-verbal entre as duas mídias.
  • Desenvolver uma compreensão crítica sobre a importância da linguagem corporal na narrativa literária e cinematográfica.
  • Promover a habilidade de análise crítica sobre a adaptação de obras literárias para o cinema.
  • Estimular a percepção e valorização das sutilezas da comunicação não-verbal no cotidiano.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG501: Selecionar e utilizar movimentos corporais de forma consciente e intencional para interagir socialmente em práticas corporais, de modo a estabelecer relações construtivas, empáticas, éticas e de respeito às diferenças.
  • EM13LGG703: Utilizar diferentes linguagens, mídias e ferramentas digitais em processos de produção coletiva, colaborativa e projetos autorais em ambientes digitais.
  • EM13LP30: Realizar pesquisas de diferentes tipos (bibliográfica, de campo, experimento científico, levantamento de dados etc.), usando fontes abertas e confiáveis, registrando o processo e comunicando os resultados, tendo em vista os objetivos pretendidos e demais elementos do contexto de produção, como forma de compreender como o conhecimento científico é produzido e apropriar-se dos procedimentos e dos gêneros textuais envolvidos na realização de pesquisas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange conceitos chaves de comunicação não-verbal, linguagem corporal e suas aplicações na análise de obras literárias e cinematográficas. Através do estudo comparativo entre o livro 'Vidas Secas' e sua adaptação para o cinema, os alunos explorarão as nuances da representação de personagens e tramas em diferentes mídias, desenvolvendo uma compreensão integrada das artes literárias e cinematográficas. Este conteúdo servirá como base para discussões em sala de aula, atividades práticas e projetos críticos de análise.

  • Introdução à comunicação não-verbal e linguagem corporal.
  • Análise comparativa de 'Vidas Secas' - livro x filme.
  • Representação de personagens e trama em diferentes mídias.
  • Técnicas de análise crítica de obras literárias e cinematográficas.
  • Discussão sobre a adaptação de obras literárias para o cinema.

Metodologia

A metodologia desta atividade engloba uma abordagem mão-na-massa, promovendo o envolvimento ativo dos alunos através da observação e análise do filme, leitura de trechos selecionados do livro e participação em debates. A roda de debate servirá como ponto culminante, onde os estudantes poderão compartilhar suas descobertas, fomentando a aprendizagem baseada em projetos. Este formato interativo e colaborativo visa não apenas a aquisição do conhecimento teórico, mas também o desenvolvimento de competências críticas, analíticas e de comunicação.

  • Exibição do filme 'Vidas Secas' e leitura de trechos selecionados do livro.
  • Roda de debate para discussão das observações dos alunos.
  • Atividades mão-na-massa para a análise da comunicação não-verbal.
  • Aprendizagem baseada em projetos através da realização de análises comparativas.
  • Utilização de ferramentas digitais para pesquisa e apresentação dos projetos.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de 24 aulas de 50 minutos, distribuídas em cinco semanas. Na primeira semana, ocorrerá a introdução ao tema e conceitos, seguida pela exibição do filme nas semanas seguintes. Paralelamente, serão realizadas leituras dirigidas e análises críticas. A quarta semana será dedicada ao desenvolvimento dos projetos de análise comparativa, culminando com a apresentação e debate dos resultados na última semana.

  • Aula 1: Introdução à comunicação não-verbal e preparação para a exibição do filme.
  • Aulas 2-4: Exibição do filme 'Vidas Secas'.
  • Aulas 5-8: Leitura dirigida de trechos selecionados do livro e início da análise comparativa.
  • Aulas 9-16: Desenvolvimento dos projetos de análise comparativa em grupos.
  • Aulas 17-23: Finalização e preparação das apresentações dos projetos.
  • Aula 24: Apresentação dos projetos e roda de debate.

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, focando na participação ativa dos alunos durante as discussões, na qualidade das análises realizadas e na colaboração dentro dos grupos de trabalho. A apresentação dos projetos de análise comparativa servirá como avaliação sumativa, onde serão considerados a profundidade da análise crítica, a capacidade de argumentação e a apresentação dos resultados. Será dada ênfase à inovação nas interpretações e à habilidade de conectar conceitos teóricos com a análise das obras. Exemplos de critérios de avaliação incluem clareza na comunicação das ideias, precisão nas observações de comunicação não-verbal e criatividade nas conexões estabelecidas entre o livro e o filme.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários um projetor e sistema de som para a exibição do filme, cópias do livro 'Vidas Secas' de Graciliano Ramos, acesso a artigos e recursos digitais sobre comunicação não-verbal e linguagem corporal, além de materiais para a organização das rodas de debate e apresentação dos projetos, como quadro branco, marcadores e acesso a computadores ou tablets. A utilização de uma plataforma digital colaborativa poderá facilitar a troca de ideias e a apresentação dos projetos de análise.

  • Projetor e sistema de som para exibição do filme.
  • Cópias do livro 'Vidas Secas' de Graciliano Ramos.
  • Acesso a artigos e recursos digitais sobre comunicação não-verbal.
  • Materiais para rodas de debate (quadro branco, marcadores).
  • Computadores ou tablets para pesquisa e apresentações.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo