Cine-Reflexão

Desenvolvida por: Andréi… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Temas Sociais Relevantes

A atividade 'Cine-Reflexão' propõe uma imersão crítica em filmes ou séries que retratam temas sociais significativos, como desigualdade social, questões de gênero, racismo, sustentabilidade, entre outros. Através da metodologia ativa, os alunos serão incentivados não apenas a assistir, mas a se engajar no processo de análise e discussão dos conteúdos apresentados. Após a escolha de um filme ou série pelo professor, os estudantes assistirão ao material selecionado e se agruparão para explorar diferentes interpretações, discutir as problemáticas apresentadas e conectar os temas com o contexto atual. Esta atividade visa não só a reflexão sobre as questões sociais, mas também incentiva a expressão dos alunos por meio da criação de materiais textuais, visuais ou audiovisuais, que serão posteriormente apresentados à turma. Desta forma, eles poderão utilizar diversas formas de linguagem para comunicar suas visões e análises, promovendo um rico intercâmbio de ideias e perspectivas.

Objetivos de Aprendizagem

A proposta do 'Cine-Reflexão' visa fomentar o desenvolvimento da percepção crítica dos alunos acerca de temas sociais atuais e relevantes, estimulando uma reflexão profunda sobre as diversas realidades representadas em filmes ou séries. Além disso, busca-se desenvolver habilidades de interpretação e argumentação nos estudantes, permitindo que expressem com clareza suas opiniões e análises. Através da produção de materiais em diferentes formatos, os alunos também terão a oportunidade de explorar e aprimorar o uso de variadas linguagens para comunicação e expressão, preparando-os para atuar de forma crítica e reflexiva em diferentes contextos sociais.

  • Desenvolver percepção crítica sobre temas sociais
  • Estimular a capacidade de interpretação e análise crítica
  • Promover habilidades de comunicação e expressão utilizando diversas linguagens
  • Fomentar o trabalho em equipe e a troca de perspectivas

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG104: Utilizar as diferentes linguagens, levando em conta seus funcionamentos, para a compreensão e produção de textos e discursos em diversos campos de atuação social.

Conteúdo Programático

Ao longo da atividade 'Cine-Reflexão', os conteúdos programáticos serão abordados integrando a análise crítica de narrativas cinematográficas e reflexão sobre importantes temas sociais. A intenção é cruzar o conteúdo visual com debates, práticas de interpretação textual, produção de conteúdo e apresentação, cobrindo assim, um leque variado de habilidades e competências.

  • Análise crítica de filmes e séries
  • Debate sobre temas sociais contemporâneos
  • Técnicas de interpretação e argumentação
  • Produção de materiais textuais, visuais e audiovisuais
  • Comunicação eficaz em diferentes formatos

Metodologia

A metodologia aplicada na 'Cine-Reflexão' será pautada pela metodologia ativa, onde os alunos terão um papel central no processo de aprendizado. Após a exibição do filme ou série, os estudantes serão divididos em grupos, onde discutirão e analisarão os conteúdos vistos, guiados por questões disparadoras fornecidas pelo professor. A partir disso, cada grupo escolherá como deseja apresentar suas conclusões, incentivando a criatividade e o uso de diferentes linguagens e tecnologias.

  • Visualização de filme ou série selecionada pelo professor
  • Discussão em grupo com questões norteadoras
  • Elaboração de materiais em formato escolhido pelo grupo
  • Apresentação das conclusões para a turma

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade 'Cine-Reflexão' será realizada em duas aulas de 60 minutos, constituinte de uma exploração eficaz da combinação entre análise de conteúdo, trabalho em grupo e apresentação dos resultados.

  • Aula 1: Assistir ao filme ou série e iniciar a discussão em grupos
  • Aula 2: Finalização dos materiais pelos grupos e apresentações

Avaliação

A avaliação da atividade 'Cine-Reflexão' será baseada na participação ativa dos alunos durante as discussões em grupo e na qualidade dos materiais e apresentações produzidas. Serão avaliados critérios como profundidade da análise crítica, capacidade de argumentação, originalidade e criatividade na produção dos materiais, além da habilidade de trabalhar em equipe. A avaliação buscará reconhecer o esforço individual e coletivo, valorizando a diversidade de perspectivas e a capacidade de expressão em diferentes linguagens.

Materiais e ferramentas:

Para a execução da 'Cine-Reflexão', serão necessários recursos como acesso a equipamentos de projeção para exibição do filme ou série, além de materiais para produção dos conteúdos pelas equipes, que podem variar de acordo com o formato escolhido (textual, visual, audiovisual). Idealmente, o uso de tecnologias digitais será incentivado, permitindo o acesso a softwares de edição, plataformas de criação de vídeos e podcasts, ou ferramentas para publicações digitais.

  • Equipamento de projeção e som
  • Computadores com acesso à internet
  • Softwares de edição de texto, imagem e vídeo
  • Plataformas para criação de podcasts e publicações digitais

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo