Cinema em Sala: Curtas que Falam

Desenvolvida por: Cinthi… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Raça, Cultura e Identidade

A atividade 'Cinema em Sala: Curtas que Falam' objetiva explorar e aprofundar o entendimento dos alunos do 1º ano do Ensino Médio sobre questões como raça, cultura e identidade a partir do poema 'Ferro' de Conceição Evaristo. Esta proposta pedagógica incentiva os estudantes a realizar uma pesquisa autônoma por curtas-metragens que se comuniquem com os temas apresentados no poema, seguida de uma exibição coletiva dessas obras audiovisuais selecionadas. Após a visualização, uma roda de conversa será organizada, oferecendo um espaço para que os alunos compartilhem suas interpretações e reflexões sobre como as narrativas visuais selecionadas dialogam ou complementam os temas explorados por Evaristo. Este esforço coletivo visa promover uma análise crítica e interpretativa tanto do texto literário original quanto dos curtas-metragens, destacando a importância e a potência das diferentes linguagens — literária e audiovisual — na abordagem e discussão de questões sociais pertinentes.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade é projetada para promover o desenvolvimento de habilidades críticas e interpretativas nos alunos, focando na capacidade de discernir e analisar como diferentes obras — literárias e audiovisuais — abordam questões sociais complexas como raça, cultura e identidade. Visa também ampliar a compreensão dos estudantes sobre as variedades de linguagens e suas aplicabilidades na expressão e discussão de temáticas contemporâneas relevantes, estimulando uma apreciação mais profunda pela diversidade de perspectivas e narrativas.

  • Desenvolver habilidades de análise crítica e interpretação de textos literários e audiovisuais.
  • Ampliar a compreensão sobre como questões de raça, cultura e identidade são apresentadas e discutidas em diferentes obras.
  • Estimular o pensamento crítico sobre as relações entre diferentes formas de expressão artística e questões sociais contemporâneas.
  • Promover o conhecimento e apreciação de diversas linguagens artísticas e sua potencialidade na abordagem de temas sociais.

Conteúdo Programático

Este plano de aula inclui uma análise detalhada do poema 'Ferro' de Conceição Evaristo, juntamente com uma exploração da seleção e interpretação de curtas-metragens que dialoguem com as questões levantadas no texto. Enfatizando a importância das diversas linguagens artísticas no debate e reflexão sobre questões sociais, a atividade proposta busca equipar os alunos com ferramentas analíticas e interpretativas para uma compreensão mais profunda dessas linguagens e seus contextos.

  • Análise literária do poema 'Ferro' de Conceição Evaristo.
  • Pesquisa e seleção de curtas-metragens relacionados a raça, cultura e identidade.
  • Técnicas de interpretação audiovisual.
  • Discussão em grupo sobre as interseções entre o texto literário e as obras audiovisuais.

Metodologia

A metodologia adotada para esta atividade é a Aprendizagem Baseada em Jogos, aplicada de forma a engajar os alunos na pesquisa e seleção de curtas-metragens. Esta abordagem interativa visa estimular a autonomia dos estudantes, incentivando a exploração pessoal e o compartilhamento de descobertas em grupo. A análise conjunta e as discussões em grupo propiciam um ambiente colaborativo para a reflexão crítica, fomentando o desenvolvimento de habilidades analíticas e interpretativas de forma dinâmica e participativa.

  • Instruções e definição dos critérios para seleção dos curtas-metragens.
  • Pesquisa individual ou em pequenos grupos por curtas-metragens.
  • Visualização coletiva dos curtas selecionados.
  • Organização de uma roda de conversa para discussão e compartilhamento de percepções.

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade está planejada para ser executada em duas sessões de 60 minutos, totalizando 2 horas. Na primeira sessão, será realizada a introdução da atividade, análise do poema 'Ferro' e a explicação do processo de pesquisa pelos curtas-metragens. Na segunda sessão, ocorrerá a visualização dos curtas selecionados e a roda de conversa para discussão.

  • Aula 1: Introdução, análise do poema e orientações para a pesquisa dos curtas.
  • Aula 2: Visualização dos curtas e roda de conversa.

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na participação ativa dos alunos em todas as etapas: desde a pesquisa e seleção dos curtas-metragens, passando pela contribuição individual nas discussões em grupo, até a capacidade de relacionar, de forma crítica e reflexiva, os temas dos curtas com o poema 'Ferro'. Será valorizada a demonstração de uma compreensão aprofundada das questões de raça, cultura e identidade e como diferentes linguagens podem ser utilizadas para discutir essas questões. A capacidade de argumentação, a coerência nas análises e a participação nas discussões em grupo são elementos que também serão considerados na avaliação.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários alguns recursos básicos: acesso à internet para a pesquisa dos curtas-metragens, projetor ou televisão para a exibição dos filmes, cópias do poema 'Ferro' de Conceição Evaristo para todos os alunos e um ambiente preparado para facilitar a discussão em grupo. O emprego da tecnologia e do espaço adequado são fundamentais para a eficácia da metodologia ativa empregada e para a realização das sessões de visualização e discussão.

  • Cópias do poema 'Ferro' de Conceição Evaristo.
  • Acesso à internet e equipamentos para pesquisa de curtas.
  • Projetor ou televisão para exibição dos curtas.
  • Espaço adequado para organização da roda de conversa.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo