Esta atividade pedagógica prática tem como objetivo conduzir os alunos do 1º ano do Ensino Médio em uma imersão nas diferentes fases do Modernismo na Literatura Brasileira, utilizando a metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Projetos em conjunto com a Sala de Aula Invertida, Aprendizagem Baseada em Jogos e a Roda de Debate. Os alunos selecionarão autores ou obras significativas do Modernismo para estudar e, posteriormente, apresentarão suas descobertas aos colegas. Esta apresentação dará início a rodadas de debates, nos quais as principais características das obras, seus contextos históricos e impactos sociais serão discutidos. Essa abordagem não apenas incentiva o desenvolvimento da expressão oral e escrita, mas também aflora habilidades de escuta ativa, respeito por diversas perspectivas e apuração crítica. Será uma jornada de descobertas coletivas e debates construtivos, propiciando um ambiente rico para o aprendizado mútuo.
O propósito desta atividade é estimular a compreensão profunda do Modernismo na Literatura Brasileira, promovendo o desenvolvimento de competências ligadas à análise crítica, expressão oral e escrita, e a capacidade de argumentação. Almeja-se, ainda, fomentar a apreciação literária entre os alunos, incentivando-os a estabelecer conexões entre textos literários e seus contextos históricos e sociais, ampliando, assim, os horizontes culturais e promovendo uma maior compreensão da identidade nacional através da literatura.
O Centro do nosso conteúdo programático é o Modernismo na Literatura Brasileira. Através de uma viagem pelas diversas fases dessa importante corrente literária, os alunos irão explorar obras e autores que marcaram a literatura nacional, desde o pré-modernismo até o pós-modernismo. Estudaremos as características marcantes de cada fase, seus contextos históricos, principais representantes e obras, além de tecer análises sobre impactos sociais e legado cultural dessa movimentação artística.
Utilizaremos um conjunto de metodologias ativas, começando com a Sala de Aula Invertida para promover o estudo prévio de temas e obras. A Aprendizagem Baseada em Projetos alicerçará a escolha e o estudo aprofundado dos autores ou obras, preparando os alunos para as apresentações. Já a Aprendizagem Baseada em Jogos será aplicada em atividades que visem consolidar o conhecimento adquirido de forma lúdica. Por fim, a Roda de Debate servirá como momento culminante, em que os alunos poderão expor, argumentar e trocar impressões sobre suas descobertas, fomentando o respeito mútuo e a análise crítica.
Ao longo de 20 horas (24 aulas de 50 minutos cada), esta atividade será desenvolvida em etapas, permitindo que os alunos absorvam, elaborem e debatam o conhecimento adquirido sobre o Modernismo. Desde o estudo dirigido inicial, passando pela análise de obras até os debates finais, esse cronograma garantirá o aprofundamento necessário e oportunizará diversas formas de aprendizado ativo.
A avaliação desta atividade será composta por diversos critérios, visando avaliar tanto o processo quanto o produto final. A participação ativa e o empenho nas discussões da Roda de Debate, a qualidade da pesquisa e da apresentação do autor/obra escolhida, bem como a habilidade de argumentação e respeito pelas opiniões alheias serão aspectos fundamentais. Também serão consideradas a profundidade da análise literária, a compreensão dos contextos histórico-sociais das obras e a capacidade de estabelecer conexões com a atualidade. Serão utilizadas rubricas para avaliar as apresentações, que incluirão critérios claros e objetivos, desde a organização da argumentação até a utilização de evidências literárias.
Para a execução desta atividade, serão necessários recursos variados, incluindo acesso à internet para a pesquisa de dados, lousa digital ou projetor para as apresentações, cópias impressas de textos e obras literárias modernistas, além de materiais para anotações, como cadernos e canetas. Ferramentas de colaboração online e plataformas de vídeo podem ser utilizadas para facilitar as etapas de Sala de Aula Invertida e debates. Além disso, jogos educativos que abordem o Modernismo poderão ser empregados durante a Aprendizagem Baseada em Jogos.
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