Círculo Literário: Uma Jornada pelo Modernismo

Desenvolvida por: Ana Cr… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens
Temática: Modernismo na Literatura Brasileira

Esta atividade pedagógica prática tem como objetivo conduzir os alunos do 1º ano do Ensino Médio em uma imersão nas diferentes fases do Modernismo na Literatura Brasileira, utilizando a metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Projetos em conjunto com a Sala de Aula Invertida, Aprendizagem Baseada em Jogos e a Roda de Debate. Os alunos selecionarão autores ou obras significativas do Modernismo para estudar e, posteriormente, apresentarão suas descobertas aos colegas. Esta apresentação dará início a rodadas de debates, nos quais as principais características das obras, seus contextos históricos e impactos sociais serão discutidos. Essa abordagem não apenas incentiva o desenvolvimento da expressão oral e escrita, mas também aflora habilidades de escuta ativa, respeito por diversas perspectivas e apuração crítica. Será uma jornada de descobertas coletivas e debates construtivos, propiciando um ambiente rico para o aprendizado mútuo.

Objetivos de Aprendizagem

O propósito desta atividade é estimular a compreensão profunda do Modernismo na Literatura Brasileira, promovendo o desenvolvimento de competências ligadas à análise crítica, expressão oral e escrita, e a capacidade de argumentação. Almeja-se, ainda, fomentar a apreciação literária entre os alunos, incentivando-os a estabelecer conexões entre textos literários e seus contextos históricos e sociais, ampliando, assim, os horizontes culturais e promovendo uma maior compreensão da identidade nacional através da literatura.

  • Compreender as diversas fases do Modernismo na literatura brasileira.
  • Desenvolver habilidades de análise crítica literária.
  • Estimular a capacidade de expressão oral e escrita.
  • Promover o entendimento dos contextos históricos e sociais das obras.
  • Incentivar a escuta ativa e o respeito por diferentes perspectivas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG101 - Utilizar diferentes linguagens, mídias e ferramentas digitais em processos de produção coletiva, colaborativa e projetos autorais em ambientes digitais.
  • EM13LGG102 - Exercitar a escuta ativa e a fala, respeitando turnos, sem interrupções e considerando os pontos de vista dos demais, em situações de interlocução.
  • EM13LGG603 - Analisar e avaliar impactos sociais, ambientais e culturais decorrentes do uso das tecnologias da comunicação e informação, no acesso e na produção de informações, na resolução de problemas cotidianos, considerando direitos e responsabilidades.
  • EM13LP13 - Estabelecer relações entre partes de textos lidos, considerando o contexto de produção e aspectos relacionados ao gênero, ao suporte e ao sistema da língua.
  • EM13LP19 - Analisar, de maneira reflexiva e crítica, processos de construção de sentidos de textos literários em suas condições de produção e recepção, situando-os em tradições literárias.

Conteúdo Programático

O Centro do nosso conteúdo programático é o Modernismo na Literatura Brasileira. Através de uma viagem pelas diversas fases dessa importante corrente literária, os alunos irão explorar obras e autores que marcaram a literatura nacional, desde o pré-modernismo até o pós-modernismo. Estudaremos as características marcantes de cada fase, seus contextos históricos, principais representantes e obras, além de tecer análises sobre impactos sociais e legado cultural dessa movimentação artística.

  • Introdução ao Modernismo: contexto histórico e características gerais.
  • Primeira fase do Modernismo: autores, obras e particularidades.
  • Segunda fase do Modernismo: evolução e contraste com a fase anterior.
  • Terceira fase do Modernismo: características e principais representantes.
  • Contextos sociais e históricos do Modernismo na Literatura Brasileira.

Metodologia

Utilizaremos um conjunto de metodologias ativas, começando com a Sala de Aula Invertida para promover o estudo prévio de temas e obras. A Aprendizagem Baseada em Projetos alicerçará a escolha e o estudo aprofundado dos autores ou obras, preparando os alunos para as apresentações. Já a Aprendizagem Baseada em Jogos será aplicada em atividades que visem consolidar o conhecimento adquirido de forma lúdica. Por fim, a Roda de Debate servirá como momento culminante, em que os alunos poderão expor, argumentar e trocar impressões sobre suas descobertas, fomentando o respeito mútuo e a análise crítica.

  • Sala de Aula Invertida
  • Aprendizagem Baseada em Projetos
  • Aprendizagem Baseada em Jogos
  • Roda de Debate

Aulas e Sequências Didáticas

Ao longo de 20 horas (24 aulas de 50 minutos cada), esta atividade será desenvolvida em etapas, permitindo que os alunos absorvam, elaborem e debatam o conhecimento adquirido sobre o Modernismo. Desde o estudo dirigido inicial, passando pela análise de obras até os debates finais, esse cronograma garantirá o aprofundamento necessário e oportunizará diversas formas de aprendizado ativo.

  • Aula 1-4: Introdução ao Modernismo e Sala de Aula Invertida.
  • Aula 5-9: Estudos dirigidos e seleção de obras/autores.
  • Aula 10-14: Desenvolvimento dos projetos (Aprendizagem Baseada em Projetos).
  • Aula 15-19: Preparação e início das apresentações.
  • Aula 20-23: Debates das apresentações (Roda de Debate).
  • Aula 24: Avaliação final e feedback.

Avaliação

A avaliação desta atividade será composta por diversos critérios, visando avaliar tanto o processo quanto o produto final. A participação ativa e o empenho nas discussões da Roda de Debate, a qualidade da pesquisa e da apresentação do autor/obra escolhida, bem como a habilidade de argumentação e respeito pelas opiniões alheias serão aspectos fundamentais. Também serão consideradas a profundidade da análise literária, a compreensão dos contextos histórico-sociais das obras e a capacidade de estabelecer conexões com a atualidade. Serão utilizadas rubricas para avaliar as apresentações, que incluirão critérios claros e objetivos, desde a organização da argumentação até a utilização de evidências literárias.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, serão necessários recursos variados, incluindo acesso à internet para a pesquisa de dados, lousa digital ou projetor para as apresentações, cópias impressas de textos e obras literárias modernistas, além de materiais para anotações, como cadernos e canetas. Ferramentas de colaboração online e plataformas de vídeo podem ser utilizadas para facilitar as etapas de Sala de Aula Invertida e debates. Além disso, jogos educativos que abordem o Modernismo poderão ser empregados durante a Aprendizagem Baseada em Jogos.

  • Acesso à internet para pesquisa.
  • Lousa digital ou projetor.
  • Cópias de textos e obras literárias modernistas.
  • Materiais para anotações (cadernos, canetas).
  • Ferramentas de colaboração online e plataformas de vídeo.
  • Jogos educativos sobre o Modernismo.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo