Construindo histórias: Uma viagem no tempo

Desenvolvida por: Valdil… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens e suas tecnologias
Temática: A valorização dos idosos na sociedade

Esta atividade propõe uma imersão no universo dos idosos através de uma metodologia ativa de Aprendizagem Baseada em Jogos. Os alunos serão divididos em pequenos grupos e receberão cartas que descrevem diversas situações do cotidiano dos idosos, suas dificuldades, histórias de vida e contribuições para com a sociedade. A partir da seleção aleatória dessas cartas, cada grupo será desafiado a criar um conto ou história breve, integrando as informações de modo criativo e coeso, visando promover uma reflexão profunda sobre o envelhecimento e o papel dos idosos em nossa sociedade. Após a fase de criação, os grupos apresentarão suas histórias ao restante da classe, instigando uma rica discussão sobre as diferentes perspectivas acerca do envelhecimento e o respeito pelos idosos. Esta atividade não somente enfatiza a importância da empatia e do reconhecimento das contribuições dos mais velhos, mas também desenvolve habilidades de escrita, leitura, interpretação e oratória nos estudantes.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é educar os alunos sobre a importância do respeito e valorização dos idosos na sociedade, desenvolvendo uma compreensão profunda dos desafios e contribuições desta faixa etária. Objetiva-se também estimular a criatividade, a habilidade de trabalhar em grupo, a capacidade de escrita e a oratória. Pretende-se fomentar o respeito pelas histórias de vida dos mais velhos e entender as diversas perspectivas do envelhecimento, além de incentivar a reflexão crítica sobre a posição social dos idosos. A atividade visa aprimorar as habilidades de leitura e interpretação de texto, encorajando a análise crítica e a tomada de perspectiva.

  • Promover o respeito e a valorização dos idosos na sociedade.
  • Desenvolver habilidades de escrita, leitura e oratória.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe.
  • Fomentar a tomada de perspectiva e a reflexão crítica sobre o envelhecimento.
  • Fortalecer a capacidade de interpretação e análise de texto dos alunos.

Conteúdo Programático

Esta atividade insere-se no âmbito de Linguagens e suas tecnologias, explorando conteúdos como produção textual, leitura e interpretação de textos, oratória e discussão crítica. Através da criação de histórias baseadas em experiências de vida dos idosos, os alunos terão a oportunidade de desenvolver não só suas habilidades linguísticas e literárias, mas também habilidades sociais importantes como empatia, trabalho em equipe e respeito pela diversidade de perspectivas e experiências individuais.

  • Produção textual criativa
  • Leitura e interpretação de textos
  • Oratória e apresentação em público
  • Respeito pela diversidade e empatia
  • Discussão crítica e reflexão sobre temas sociais

Metodologia

Esta atividade adota a Aprendizagem Baseada em Jogos, permitindo aos alunos explorar o tema do envelhecimento de forma lúdica e participativa. Dividindo a turma em pequenos grupos, esta abordagem estimula a colaboração e a comunicação entre os alunos, enquanto a criação das histórias a partir das cartas proporciona um espaço para a expressão criativa e reflexão crítica. As apresentações finais oferecem aos estudantes a oportunidade de exercitar suas habilidades de oratória, além de promover uma discussão coletiva sobre as histórias criadas, potencializando a aprendizagem através da partilha de diferentes pontos de vista.

  • Divisão da classe em pequenos grupos para a seleção de cartas.
  • Criação coletiva de histórias baseadas nas cartas selecionadas.
  • Apresentação das histórias criadas para a turma.
  • Discussão guiada sobre as narrativas e temas abordados.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, após a explicação da atividade, os alunos selecionarão as cartas e iniciarão a criação de suas histórias em grupos. Na segunda aula, os grupos finalizarão suas histórias e as apresentarão para a turma, seguido de uma discussão coletiva.

  • Aula 1: Explicação da atividade, seleção de cartas e início da criação das histórias.
  • Aula 2: Finalização das histórias e apresentações para a turma, seguido de discussão.

Avaliação

A avaliação será processual e levará em consideração a participação ativa dos alunos, a criatividade e a coesão na criação das histórias, assim como a habilidade de apresentação e contribuição para a discussão coletiva. Será avaliada a habilidade dos alunos de integrar as informações das cartas de maneira criativa e coesa, bem como sua capacidade de expressar suas ideias de forma clara e organizada durante as apresentações. Além disso, espera-se que através da discussão, os alunos demonstrem compreensão crítica das temáticas abordadas e respeito pelas diferentes perspectivas apresentadas.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, será necessário um conjunto de cartas previamente preparadas com situações do dia a dia dos idosos. Além disso, será útil contar com um espaço adequado para a discussão em grupo e as apresentações. Materiais para registro das histórias, como papel e canetas, e recursos audiovisuais para as apresentações também serão necessários.

  • Conjunto de cartas com situações relativas aos idosos.
  • Espaço adequado para trabalho em grupo e apresentações.
  • Materiais para escrita (papel, canetas).
  • Recursos audiovisuais para as apresentações (opcional).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo