Construtores de Histórias

Desenvolvida por: Maria … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Escrita Criativa e Colaboração

A atividade 'Construtores de Histórias' desafia os estudantes do 1º ano do Ensino Médio a mergulharem no universo da escrita criativa através de uma dinâmica colaborativa. Inicialmente, cada dupla receberá um conjunto de palavras aleatórias, a partir das quais deverão construir uma história curta. Esse processo não só fomenta a aplicação prática dos conhecimentos linguísticos e literários, mas também promove importantes habilidades sociais, como o trabalho em equipe e a comunicação eficaz. Após a finalização das histórias, as duplas terão a oportunidade de apresentar suas criações para toda a classe, que participará ativamente ao votar nas histórias que considerarem mais criativas e bem elaboradas. Este cenário estimula não apenas a capacidade de escrita e interpretação, mas também de oratória e análise crítica. A atividade, portanto, é uma oportunidade rica para o desenvolvimento integral dos alunos, aliando o ludicidade ao aprendizado significativo.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo deste plano de aula é duplamente enriquecedor. Primeiramente, busca-se estimular a escrita criativa dos alunos, incentivando-os a construir narrativas coerentes e atrativas a partir de elementos aparentemente desconexos. Adicionalmente, a atividade visa aprimorar habilidades interpessoais, como trabalho em equipe e comunicação efetiva, fundamentais tanto no ambiente acadêmico quanto no profissional. Os estudantes serão encorajados a se expressarem de maneira clara e persuasiva, não apenas no papel, mas também verbalmente, o que contribui significativamente para o desenvolvimento de habilidades oratórias e de convencimento. Em resumo, essa experiência de aprendizagem tem o potencial de impactar positivamente a formação dos alunos em múltiplas dimensões.

  • Desenvolver a escrita criativa e habilidade de estruturação textual.
  • Estimular a colaboração e trabalho em equipe entre os alunos.
  • Aprimorar habilidades de interpretação e uso contextual de palavras.
  • Favorecer o desenvolvimento da oratória e habilidades de apresentação.
  • Promover a análise crítica e apreciativa da produção textual própria e dos colegas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG102 - Utilizar as diferentes linguagens — verbal, corporal, visual, sonora e digital —, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos, e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
  • EM13LGG703 - Produzir e publicar escritas de diferentes gêneros e em diferentes mídias, continuadamente e de maneira autônoma, levando em consideração os processos de produção, circulação, interação e consumo na cultura de massa e digital, conforme as necessidades comunicativas e situacionais e os objetivos propostos.

Conteúdo Programático

Esta atividade se alinha ao programa curricular de Língua Portuguesa, enfatizando competências essenciais no Ensino Médio, como produção textual, leitura, análise literária e comunicação oral. Além disso, promove uma aprendizagem interdisciplinar ao integrar habilidades sociais e cognitivas, essenciais para o desenvolvimento integral do aluno. Através de uma metodologia ativa, os estudantes se tornam protagonistas do próprio aprendizado, colaborando e criando de maneira mais engajada e criativa.

  • Escrita criativa e elementos da narrativa.
  • Técnicas de apresentação e oratória.
  • Trabalho colaborativo e construção coletiva do conhecimento.
  • Análise crítica e reflexiva de textos.

Metodologia

A metodologia ativa será o núcleo desta atividade, onde os alunos irão aprender fazendo, em um processo de imersão total na criação literária. A dinâmica em duplas fortalece o aspecto colaborativo, permitindo um intercâmbio de ideias e perspectivas. A apresentação das histórias para a classe emprega técnicas de oratória, fomentando habilidades de comunicação efetiva. A votação final introduz um elemento lúdico de competição saudável, reforçando a importância do feedback construtivo.

  • Dinâmica de grupos para a criação das histórias.
  • Utilização de ferramentas digitais para a escrita colaborativa.
  • Sessões de leituras e feedback entre as duplas e para toda a turma.
  • Discussões em grupo para a análise crítica das histórias apresentadas.

Avaliação

A avaliação será realizada com base na criatividade, coesão, coerência e originalidade das histórias apresentadas. Além disso, consideraremos a habilidade das duplas de trabalhar em conjunto e sua eficácia na comunicação durante a apresentação. A participação da turma na votação da história mais criativa e bem escrita também faz parte do processo de avaliação, criando um ambiente de aprendizado colaborativo e de apoio mútuo. Será valorizada a capacidade de incorporar de maneira significativa as palavras aleatórias ao contexto da história, mostrando habilidade na interpretação e aplicação vocabular.

Materiais e ferramentas:

Para o desenvolvimento desta atividade, utilizaremos recursos como cartões ou papéis com palavras aleatórias, projetor para as apresentações finais e dispositivos digitais (computadores ou tablets), caso a escrita das histórias seja feita de maneira online. Também serão empregados recursos didáticos como lousa, marcadores, e acesso à internet para pesquisa, inspiração e possíveis publicações das histórias em plataformas digitais.

  • Conjunto de palavras aleatórias impressas em cartões.
  • Projetor e tela para apresentações.
  • Computadores ou tablets com acesso à internet.
  • Lousa e marcadores para anotações e esboços.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo