Construtores de Histórias Gramaticais

Desenvolvida por: Tatian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Língua Portuguesa
Temática: Estruturas gramaticais na construção de narrativas

Nesta atividade pedagógica, chamada 'Construtores de Histórias Gramaticais', os alunos do 1º ano do Ensino Médio serão engajados em uma jornada criativa onde o principal objetivo é compreender a importância de diferentes aspectos gramaticais na construção de narrativas. Divididos em grupos, esses estudantes terão o desafio de criar histórias inovadoras, utilizando uma lista de palavras e estruturas gramaticais previamente selecionadas. Cada grupo receberá um conjunto exclusivo de requisitos gramaticais, como o uso de adjetivos incomuns, a incorporação de tempos verbais específicos, entre outros, que deverão ser habilmente entrelaçados em narrativas coesas e envolventes. Após a fase de escrita, haverá uma apresentação das histórias, onde cada criação será compartilhada com o restante da classe. Esse momento será propício para uma análise crítica sobre como as escolhas gramaticais influenciam tanto na narrativa quanto no estilo do texto, promovendo uma reflexão profunda sobre o papel da gramática na expressão de ideias e na construção de significados.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é despertar nos alunos a percepção da gramática não como um conjunto de regras restritivas, mas como um arsenal de possibilidades expressivas que podem enriquecer significativamente suas habilidades de escrita criativa. Pretende-se, através desta abordagem prática e colaborativa, incentivar a experimentação com a linguagem, melhorando a capacidade dos alunos de construir textos coesos e coerentes, além de desenvolver a habilidade crítica de analisar textos, reconhecendo a importância das escolhas gramaticais na configuração dos sentidos. Outro enfoque é promover o trabalho em equipe, essencial para o desenvolvimento de habilidades sociais e de comunicação eficaz.

  • Compreender o papel das diversas estruturas gramaticais na construção de textos narrativos.
  • Experimentar com a aplicação prática de elementos gramaticais específicos na escrita criativa.
  • Desenvolver habilidades de escrita colaborativa, trabalho em equipe e criatividade.
  • Fomentar a capacidade analítica e crítica dos alunos em relação à construção textual.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático destinado a esta atividade abrange uma ampla gama de aspectos gramaticais, dentre eles, a aplicação de diferentes tempos verbais, o uso variado de adjetivos e advérbios, assim como a exploração de estruturas de frases complexas. Também será dada atenção à moldura narrativa, permitindo aos alunos explorar elementos como a construção de personagens e o uso de diversos cenários, promovendo assim uma compreensão integral de como componentes gramaticais e elementos narrativos se interligam para formar uma história.

  • Tempos verbais e sua influência na narrativa.
  • Uso de adjetivos e advérbios na caracterização de personagens e cenários.
  • Estruturas de sentença e construção de diálogos.
  • Técnicas de escrita colaborativa.

Metodologia

Esta atividade aplicará a metodologia ativa 'Mão-na-massa', caracterizada por sua abordagem prática e imersiva. Os alunos serão incentivados a 'aprender fazendo', através do envolvimento direto na tarefa de construir narrativas. Os grupos trabalharão em colaboração, discutindo e decidindo coletivamente como incorporar os elementos gramaticais designados em suas histórias. Este formato promove não apenas a compreensão aprofundada do conteúdo, mas também o desenvolvimento de habilidades socioemocionais importantes, como comunicação, trabalho em equipe e resolução de conflitos.

  • Trabalho em grupo para estimular a colaboração e comunicação.
  • Construção narrativa baseada em requisitos gramaticais pré-estabelecidos.
  • Análise e discussão em classe das histórias criadas, focando nas escolhas gramaticais.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em três aulas de 40 minutos cada, totalizando 2 horas. Na primeira aula, introduziremos os conceitos chave e os requisitos da atividade. A segunda aula será dedicada à criação das histórias em grupos. Na terceira e última aula, os grupos apresentarão suas narrativas, que serão seguidas de análise e discussão.

  • Aula 1 - Introdução à atividade e distribuição dos requisitos gramaticais.
  • Aula 2 - Desenvolvimento das histórias em grupo.
  • Aula 3 - Apresentação das histórias e discussão.

Avaliação

A avaliação será qualitativa e basear-se-á em critérios como criatividade, coesão e coerência textuais, bem como o uso adequado e inovador dos aspectos gramaticais requisitados. Além disso, será observada a capacidade de trabalhar em equipe, o envolvimento com a atividade proposta e a qualidade da análise crítica durante as discussões. Os alunos serão incentivados a refletir sobre o processo de escrita e sobre como as diferentes escolhas gramaticais influenciam o estilo e significado dos textos, transformando a avaliação em um processo de aprendizado contínuo.

Materiais e ferramentas:

Para a execução dessa atividade, serão utilizados recursos como acesso à internet para pesquisas de apoio, quadro-negro ou quadro-branco para anotações coletivas e debates, além de materiais de escrita (papel e caneta) para o desenvolvimento manual das histórias. A utilização de computadores ou tablets pode ser incentivada para a pesquisa de conceitos gramaticais e para a digitação das histórias, caso estejam disponíveis.

  • Acesso à internet para pesquisa.
  • Quadro-negro ou quadro-branco para discussões coletivas.
  • Materiais de escrita para anotações e elaboração das histórias.
  • Computadores ou tablets, se disponíveis, para digitação das histórias.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo