Nesta atividade pedagógica, chamada 'Construtores de Histórias Gramaticais', os alunos do 1º ano do Ensino Médio serão engajados em uma jornada criativa onde o principal objetivo é compreender a importância de diferentes aspectos gramaticais na construção de narrativas. Divididos em grupos, esses estudantes terão o desafio de criar histórias inovadoras, utilizando uma lista de palavras e estruturas gramaticais previamente selecionadas. Cada grupo receberá um conjunto exclusivo de requisitos gramaticais, como o uso de adjetivos incomuns, a incorporação de tempos verbais específicos, entre outros, que deverão ser habilmente entrelaçados em narrativas coesas e envolventes. Após a fase de escrita, haverá uma apresentação das histórias, onde cada criação será compartilhada com o restante da classe. Esse momento será propício para uma análise crítica sobre como as escolhas gramaticais influenciam tanto na narrativa quanto no estilo do texto, promovendo uma reflexão profunda sobre o papel da gramática na expressão de ideias e na construção de significados.
O objetivo desta atividade é despertar nos alunos a percepção da gramática não como um conjunto de regras restritivas, mas como um arsenal de possibilidades expressivas que podem enriquecer significativamente suas habilidades de escrita criativa. Pretende-se, através desta abordagem prática e colaborativa, incentivar a experimentação com a linguagem, melhorando a capacidade dos alunos de construir textos coesos e coerentes, além de desenvolver a habilidade crítica de analisar textos, reconhecendo a importância das escolhas gramaticais na configuração dos sentidos. Outro enfoque é promover o trabalho em equipe, essencial para o desenvolvimento de habilidades sociais e de comunicação eficaz.
O conteúdo programático destinado a esta atividade abrange uma ampla gama de aspectos gramaticais, dentre eles, a aplicação de diferentes tempos verbais, o uso variado de adjetivos e advérbios, assim como a exploração de estruturas de frases complexas. Também será dada atenção à moldura narrativa, permitindo aos alunos explorar elementos como a construção de personagens e o uso de diversos cenários, promovendo assim uma compreensão integral de como componentes gramaticais e elementos narrativos se interligam para formar uma história.
Esta atividade aplicará a metodologia ativa 'Mão-na-massa', caracterizada por sua abordagem prática e imersiva. Os alunos serão incentivados a 'aprender fazendo', através do envolvimento direto na tarefa de construir narrativas. Os grupos trabalharão em colaboração, discutindo e decidindo coletivamente como incorporar os elementos gramaticais designados em suas histórias. Este formato promove não apenas a compreensão aprofundada do conteúdo, mas também o desenvolvimento de habilidades socioemocionais importantes, como comunicação, trabalho em equipe e resolução de conflitos.
A atividade será dividida em três aulas de 40 minutos cada, totalizando 2 horas. Na primeira aula, introduziremos os conceitos chave e os requisitos da atividade. A segunda aula será dedicada à criação das histórias em grupos. Na terceira e última aula, os grupos apresentarão suas narrativas, que serão seguidas de análise e discussão.
A avaliação será qualitativa e basear-se-á em critérios como criatividade, coesão e coerência textuais, bem como o uso adequado e inovador dos aspectos gramaticais requisitados. Além disso, será observada a capacidade de trabalhar em equipe, o envolvimento com a atividade proposta e a qualidade da análise crítica durante as discussões. Os alunos serão incentivados a refletir sobre o processo de escrita e sobre como as diferentes escolhas gramaticais influenciam o estilo e significado dos textos, transformando a avaliação em um processo de aprendizado contínuo.
Para a execução dessa atividade, serão utilizados recursos como acesso à internet para pesquisas de apoio, quadro-negro ou quadro-branco para anotações coletivas e debates, além de materiais de escrita (papel e caneta) para o desenvolvimento manual das histórias. A utilização de computadores ou tablets pode ser incentivada para a pesquisa de conceitos gramaticais e para a digitação das histórias, caso estejam disponíveis.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula