A atividade 'Contando Histórias através do Samba' é uma proposta pedagógica interdisciplinar que objetiva imergir os alunos do 1º ano do Ensino Médio no universo do samba-enredo, explorando sua riqueza cultural e histórica. Inicia-se com uma exposição sobre storytelling e o papel cultural do samba, visando fornecer o contexto e os elementos necessários para o desenvolvimento da tarefa principal. Após absorverem o conteúdo preparatório, os estudantes, organizados em pequenos grupos, escolherão um samba-enredo de sua preferência para ser a espinha dorsal da criação de suas narrativas escritas. Utilizando técnicas de storytelling, os alunos deverão desenvolver histórias que capturem a essência do samba-enredo selecionado, trazendo à tona as temáticas abordadas na letra e sua relevância cultural. Cada grupo, ao final, apresentará sua criação à classe, evidenciando como conseguiram tecer elementos do samba escolhido em suas narrativas, promovendo assim uma rica experiência de compartilhamento e aprendizado.
Esta atividade visa desenvolver habilidades de comunicação escrita e oral dos alunos, por meio da prática de storytelling baseada no contexto cultural do samba-enredo. Pretende-se fomentar a criatividade, a capacidade de interpretação e síntese, e a apreciação pela cultura brasileira. Através da realização desta atividade, os estudantes serão estimulados a explorar diferentes formas de expressão, melhorar sua habilidade de trabalhar em grupo, e apresentar ideias de maneira coesa e estruturada, promovendo assim seu desenvolvimento integral.
A atividade se integra aos conteúdos programáticos de Língua Portuguesa e Artes, explorando conceitos de storytelling, cultura brasileira e técnicas literárias. A escolha de trabalhar com o samba-enredo como eixo temático propicia uma oportunidade excepcional para abordar a diversidade cultural do Brasil e incentivar a reflexão sobre identidade nacional, elementos literários e artísticos presentes nesta expressão cultural.
A metodologia 'Atividade Mão-na-massa' e 'Sala de Aula Invertida' serão aplicadas para promover um ambiente de aprendizado ativo. Inicialmente, os alunos terão acesso a materiais online sobre storytelling e samba-enredo, incentivando o estudo autodirigido. Em sala, após a formação dos grupos e a escolha dos sambas, o desenvolvimento das histórias será feito com a orientação do professor, fomentando a interação e colaboração entre os alunos. A conclusão da atividade se dará com as apresentações das narrativas desenvolvidas, permitindo a troca de experiências e o feedback coletivo.
A atividade será realizada em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, será feita a introdução ao storytelling e ao samba-enredo, incluindo o estudo do material online. Na segunda aula, os alunos trabalharão na criação das narrativas e realizarão as apresentações finais.
A avaliação considerará a habilidade dos alunos em integrar o samba-enredo escolhido com as técnicas de storytelling na criação de suas narrativas. Serão avaliados: a criatividade, a coesão e coerência da história, a capacidade de trabalhar em grupo, a qualidade da apresentação, e a capacidade de análise crítica do samba escolhido. Além disso, a participação individual durante o desenvolvimento do projeto e a contribuição para o trabalho em equipe serão consideradas. Feedback construtivo será fornecido após as apresentações, destacando pontos de sucesso e áreas para melhoria.
Serão necessários acesso a internet para o estudo do material online, equipamento para apresentação (como computador e projetor), e materiais de escrita para anotações e desenvolvimento das histórias. O ambiente da sala será arranjado para facilitar a interação entre os grupos, e serão providenciadas fichas com letras de sambas-enredo para inspiração e análise.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula