Nesta atividade inovadora, os alunos do 1º ano do Ensino Médio terão a oportunidade de mergulhar no universo literário de Machado de Assis, especificamente através do conto 'Conto de Escola'. Eles serão desafiados a adaptar essa obra clássica para uma peça teatral curta, com a missão de recontextualizar a história para se adequar aos dias atuais. Este projeto estimula não apenas a compreensão literária, mas também a criatividade, o trabalho em equipe, e habilidades de atuação. Os alunos discutirão e decidirão coletivamente sobre os temas mais pertinentes, personagens e cenários, adaptando a obra de uma forma que faça sentido para a realidade contemporânea. Eles escreverão o roteiro, escolherão o elenco de entre si e finalmente encenarão a obra, criando um espaço de reflexão sobre as semelhanças e diferenças entre o contexto social do conto original e o mundo em que vivem.
Este projeto visa promover um aprendizado multidisciplinar, incentivando os alunos a desenvolverem não só uma compreensão mais profunda da literatura clássica brasileira, mas também a aplicarem em um contexto prático e atual. Através da adaptação do 'Conto de Escola' para o teatro, espera-se que os estudantes aprimorem suas habilidades de leitura, interpretação, escrita criativa e oratória. Além disso, por meio do trabalho em grupo, eles terão a chance de desenvolver competências sociais importantes, como comunicação eficaz, colaboração e resolução de conflitos.
Esta atividade abrange uma série de competências fundamentais para o desenvolvimento dos alunos no Ensino Médio, tanto em termos de conhecimento literário quanto em habilidades socioemocionais. A partir da análise e adaptação do 'Conto de Escola', os alunos aprenderão sobre literatura brasileira do século XIX e a vida e obra de Machado de Assis, ao mesmo tempo em que aplicam essas informações para criar uma peça teatral que converse com os dias atuais.
Adotaremos a metodologia ativa 'Mão-na-massa', convidando os alunos a serem protagonistas de seu processo de aprendizagem. A atividade será realizada em etapas, começando com a leitura e discussão do conto, seguida pela reescrita e adaptação em forma de roteiro, escolha do elenco e ensaios, culminando na apresentação da peça. Esta abordagem prática não apenas facilita a aprendizagem mais significativa, mas também estimula a colaboração e o pensamento crítico.
A atividade será realizada ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, focaremos na leitura coletiva, discussão e início do planejamento do roteiro. A segunda aula será dedicada aos ensaios e à apresentação final da peça teatral.
A avaliação será formativa, considerando a participação ativa dos alunos em todas as fases da atividade, desde a discussão inicial até a apresentação final da peça. Será dado destaque à criatividade na adaptação, compreensão literária, trabalho em equipe, e capacidade de expressão oral e corporal. Feedbacks serão fornecidos após a apresentação, focando no processo de aprendizado e no produto final.
Para um desenvolvimento eficiente desta atividade, será necessário acesso a uma cópia do 'Conto de Escola', recursos para escrita e ensaio da peça (como espaço, canetas e papel), além de vestuário simples e adereços para a apresentação. O uso de tecnologia, como gravação de vídeos ou apresentações em slides, pode enriquecer a experiência e será incentivado.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula