Corrida de Revezamento Literário

Desenvolvida por: Ricard… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Linguagens e suas Tecnologias
Temática: Literatura Brasileira e suas Evoluções

A atividade 'Corrida de Revezamento Literário' consiste em uma dinâmica interativa e colaborativa, projetada para alunos do 1º ano do Ensino Médio, com o objetivo de explorar a Literatura Brasileira de forma lúdica e educativa. Nessa atividade, os alunos serão divididos em grupos e enfrentarão uma série de desafios relacionados a diferentes períodos literários, autores notáveis e suas principais obras. Cada etapa do revezamento trará questões que abordam interpretação de texto, reconhecimento de autores, além das características marcantes dos diferentes movimentos literários do Brasil. Essa metodologia ativa, baseada na Aprendizagem Baseada em Jogos, visa não apenas reforçar o conteúdo programático da disciplina, mas também desenvolver habilidades de trabalho em equipe, pensamento crítico e compreensão textual profunda.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivo principal proporcionar aos alunos uma compreensão abrangente da Literatura Brasileira, enfatizando sua diversidade cultural e evolução ao longo dos anos. Através de desafios práticos e interativos, os estudantes terão a oportunidade de aplicar seus conhecimentos sobre textos literários, autores e movimentos literários de forma criativa. Além disso, busca-se promover a capacidade de análise crítica, interpretação de texto e reconhecimento de estilos literários distintos, habilidades essenciais para o desenvolvimento intelectual e acadêmico no Ensino Médio.

  • Compreender a evolução da Literatura Brasileira, identificando seus diferentes períodos e características.
  • Analisar obras literárias, reconhecendo autores e contextos histórico-culturais associados.
  • Desenvolver habilidades de leitura, interpretação e análise crítica de textos literários.
  • Fomentar o trabalho em equipe e a colaboração durante a aprendizagem.
  • Utilizar a gamificação como estratégia para o aprendizado ativo e engajamento dos alunos.

Habilidades Específicas BNCC

  • code": EM13LP02
  • description": "Estabelecer relações entre as partes do texto, tanto na produção como na leitura/escuta, considerando a construção composicional e o estilo do gênero, usando/reconhecendo adequadamente elementos e recursos coesivos diversos que contribuam para a coerência, a continuidade do texto e sua progressão temática, e organizando informações, tendo em vista as condições de produção e as relações lógico-discursivas envolvidas (causa/efeito ou consequência; tese/argumentos; problema/solução; definição/exemplos etc.)." }, { "code": EM13LP06
  • description": Analisar efeitos de sentido decorrentes de usos expressivos da linguagem, da escolha de determinadas palavras ou expressões e da ordenação, combinação e contraposição de palavras, dentre outros, para ampliar as possibilidades de construção de sentidos e de uso crítico da língua.

Conteúdo Programático

A atividade aborda de maneira integrada os principais movimentos literários do Brasil, desde o Quinhentismo até a literatura contemporânea. Os alunos entrarão em contato com as principais obras e autores de cada período, reconhecendo as características literárias e os contextos históricos que influenciaram a produção literária brasileira. Este percurso pela literatura nacional visa não apenas a memorização, mas uma vivência profunda dos textos, através da análise e discussão em grupo.

  • Movimentos literários do Brasil
  • Autores e obras notáveis da literatura brasileira
  • Contextos históricos dos períodos literários
  • Características de diferentes gêneros literários
  • Análise e interpretação de textos literários

Metodologia

A metodologia desta atividade é fundamentada na Aprendizagem Baseada em Jogos, onde os alunos, organizados em grupos, enfrentarão uma série de desafios que exigirão não só o conhecimento prévio sobre literatura brasileira, mas também habilidades de raciocínio, interpretação e colaboração. Esses desafios estarão dispostos em diferentes estações, cada uma representando um período literário. A progressão através das estações dependerá da capacidade do grupo de responder corretamente aos desafios apresentados, incentivando a pesquisa, o debate entre os membros do grupo e a aplicação direta do conhecimento adquirido.

  • Organização dos alunos em grupos
  • Distribuição de desafios por estação, cada uma representando um período literário
  • Uso de materiais de apoio para resolução dos desafios
  • Promoção de discussão e colaboração dentro dos grupos
  • Avaliação de desempenho com base na precisão e criatividade das respostas

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será realizada a introdução da atividade e a distribuição dos grupos pelas diferentes estações, começando a corrida de revezamento. A segunda aula será dedicada à continuação da atividade, permitindo que todos os grupos passem por todas as estações, culminando na avaliação dos resultados e no debriefing final.

  • Aula 1: Introdução aos objetivos e organização dos grupos. Início da corrida de revezamento literário.
  • Aula 2: Continuação da corrida de revezamento. Avaliação dos resultados e debriefing.

Avaliação

A avaliação será feita com base no desempenho dos grupos em cada estação. Serão considerados aspectos como a precisão nas respostas, o envolvimento e participação durante a atividade, além da habilidade de trabalhar em equipe. A criatividade e originalidade das respostas também serão valorizadas, incentivando os alunos a pensar fora da caixa. Além disso, será importante observar o desenvolvimento das capacidades de interpretação e análise crítica dos textos. Feedback construtivo será fornecido após a conclusão da atividade, valorizando os esforços e as aprendizagens de cada grupo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários diferentes tipos de materiais e recursos, como textos literários, cópias de obras e excertos, biografias de autores em destaque, além de recursos visuais que ilustrem períodos literários e contextos históricos. Também serão utilizados objetos simbólicos para representar cada estação e dispositivos digitais, caso disponíveis, para consulta e pesquisa rápida durante os desafios.

  • Cópias de textos literários e excertos
  • Biografias resumidas de autores
  • Imagens e recursos visuais dos períodos literários
  • Objetos simbólicos para cada estação
  • Dispositivos digitais para pesquisas e consultas

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo